7 erros que você não pode cometer ao abrir sua loja virtual

Tempo de leitura: 6 minutos

Garantir o sucesso de uma loja virtual é uma tarefa desafiadora! É preciso seguir uma série de boas práticas para garantir uma boa experiência aos clientes e, assim, boas vendas.

É muito comum vermos empreendedores cometendo erros na hora de abrir loja virtual: não fazem um planejamento, usam fotos de qualidade ruim, esquecem de otimizar o site para os dispositivos móveis e muito mais!

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar os 7 erros mais comuns que você não deve cometer ao abrir uma loja virtual. Continue a leitura e confira!

1. Não fazer um planejamento

Um bom planejamento é indispensável para o sucesso de qualquer loja virtual, porém é comum que muitos empreendedores ignorem este detalhe, prejudicando o sucesso de seu negócio. Com isso, acabam realizando ações que não vão ajudá-los a conquistar seus objetivos, agindo apenas por impulso ou para atender a demandas urgentes.

Para evitar este problema, é muito importante que você faça um bom planejamento, definindo com antecedência qual produto você vai oferecer para os seus clientes, as características do público-alvo de sua empresa e até mesmo os diferenciais competitivos de sua loja.

Você também não pode se esquecer de avaliar quais serão seus principais concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, acompanhando de perto quais são as ações realizadas por eles. Fazendo isso você poderá ter novas ideias de ações promocionais e até mesmo identificar oportunidades que possam ser exploradas por sua empresa.

Um simples planejamento antes de abrir a loja virtual ajudará você a alinhar suas expectativas em relação ao negócio, garantindo melhores resultados para sua empresa.

2. Usar fotos de baixa qualidade

As fotos são elementos muito importantes para qualquer loja virtual. É por meio delas que seus clientes poderão avaliar o produto que você oferece antes de finalizar a compra. Além de ajudar o cliente a visualizar o produto, as fotos contribuem para a construção de um layout atraente para sua loja virtual, tornando a navegação do usuário mais agradável e ajudando na conquista de sua confiança.

Por isso, todas as fotos de sua loja virtual devem ter boa qualidade, com uma resolução que permita seus clientes enxergarem todos os detalhes do produto, por menores que sejam. O ideal é que você utilize mais de uma foto para todos os produtos oferecidos em sua loja, permitindo que seu cliente visualize vários ângulos do produto antes de fechar negócio.

Outro recurso que tem se tornado bastante popular é o uso de vídeos para demonstrar o uso dos produtos. Com os vídeos, você consegue mostrar detalhes que dificilmente seriam visualizados por meio de fotos. Usando imagens de boa qualidade você vai ajudar o seu cliente a se sentir seguro em sua loja virtual, o que pode aumentar as suas vendas.

3. Não otimizar as descrições dos produtos

Ao comprar em uma loja virtual, o consumidor contará apenas com a ajuda das fotos e da descrição do produto antes de finalizar uma compra. Por isso, é muito importante que você otimize a descrição de todos os seus produtos, permitindo que o consumidor encontre de forma rápida e fácil todas as informações necessárias para efetuar a compra com confiança.

Além das especificações técnicas, é muito importante que você também insira exemplos práticos do uso e destaque os benefícios que o consumidor receberá ao usá-los. Assim, você evita que ele tenha dúvidas e desista de fechar uma compra apenas por não entender os benefícios e o uso de seus produtos.

4. Esquecer dos dispositivos móveis

O número de pessoas que utilizam os aparelhos móveis para acessar a internet cresce a cada ano. Para você ter uma ideia, no Brasil, mais da metade de todos os acessos à internet são realizados por meio de aparelhos celulares, segundo o IBGE.

Logo, se a sua loja virtual não funcionar bem em aparelhos móveis você estará perdendo dinheiro, dificultando a navegação dos clientes que usam os aparelhos celulares ou tablets para comprar produtos e serviços.

Sendo assim, é muito importante que você construa uma loja virtual que possa ser acessada facilmente por qualquer aparelho, independentemente do seu tamanho ou formato. Dessa forma, você garante que um número maior de pessoas tenham uma boa experiência de navegação, influenciando nas vendas em seu e-commerce.

5. Construir um site pesado e difícil de navegar

Além de funcionar bem em qualquer tipo de aparelho, uma loja virtual bem sucedida precisa ser fácil de navegar, de forma que qualquer usuário possa encontrar aquilo que precisa de forma rápida. Portanto, a sua loja online deve ter mais do que um simples layout bonito: ela precisa oferecer para seus clientes uma boa estrutura, permitindo a organização da loja por meio de seções e categorias, facilitando a navegação.

Além disso, é indispensável que você utilize uma ferramenta de busca eficiente, garantindo que o consumidor encontre exatamente aquilo que procura sem dificuldades. Assim, ele se sentirá mais à vontade, o que pode ajudar a aumentar as vendas de sua loja virtual.

Não se esqueça de verificar o tempo de carregamento da loja. Sites pesados devem ser evitados a todo custo! Se a sua loja demorar tempo demais para carregar, você pode está perdendo dinheiro. Portanto, invista na rapidez de sua loja virtual!

6. Ignorar as melhores práticas de SEO

Um dos erros que mais prejudicam o sucesso de uma loja virtual é não observar as melhores práticas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca). Ao ignorá-las, a sua loja terá dificuldades para ser encontrada nas buscas do Google, abrindo espaço para que seus concorrentes alcancem clientes que poderiam ser seus.

Por isso, é indispensável que a sua loja siga as melhores práticas de SEO para garantir um bom posicionamento nos resultados de busca. Lembre-se que quanto melhor o posicionamento, maior será o número de visitas e, consequentemente, maiores as chances de realizar novas vendas.

7. Errar na escolha da plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é um dos elementos mais importantes de uma loja online e, por isso, deve ser avaliado com cuidado na hora de abrir loja virtual.

É a plataforma que vai permitir o cadastro de produtos e possibilitar a realização das transações financeiras. Além disso, uma plataforma ruim pode até mesmo atrapalhar uma estratégia de SEO. Por isso, antes de escolher uma, avalie as opções e escolha aquela que atende a suas necessidades específicas, evitando fazer economias que prejudicam a sua empresa.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais erros que deve evitar ao abrir loja virtual! Essa é uma tarefa bastante desafiadora, mas com as orientações certas e plataforma ideal, você tem tudo para ter sucesso com seu empreendimento.

Gostou? Aproveite e leia o nosso artigo no qual mostramos que inovar é mais simples do que se pensa, com exemplos de negócios que tiveram sucesso por meio da inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *