8 estratégias de marketing para usar no Snapchat

Tempo de leitura: 6 minutos

As estratégias de marketing no ambiente digital podem envolver diversas ferramentas e canais, além de uma enorme variedade de mídias, tipos e formas de apresentação de conteúdo.

O Snapchat — rede social criada em 2011, que visa o compartilhamento de fotos e vídeos com funções diferenciadas dos outros canais — pode ser uma grande aposta para o seu negócio.

Além de mostrar que sua empresa está conectada com as novidades digitais, ao utilizar o Snapchat você pode encontrar uma grande ferramenta para ajudar nas vendas e promoção do negócio. Se bem utilizado, ele pode aproximar clientes e leads para que eles acompanhem o passo a passo da sua empresa.

Neste texto, vamos falar sobre estratégias de marketing para usar no Snapchat. Portanto, se você sabe que o seu público está nessa rede e quer aproveitar essas dicas para não deixar nenhuma oportunidade passar, acompanhe o texto a seguir!

Conheça o Snapchat

Antes de criar um perfil para que sua empresa comece a usar o Snapchat, é importante conhecer a rede social, a ferramenta e suas possibilidades.

Para começar, podemos dizer que o Snapchat é uma ferramenta para troca de mensagens, similar ao WhatsApp. A diferença é que as mensagens têm tempo de validade, geralmente de dez segundos. Após esse tempo, ela é excluída automaticamente. Essa foi a grande sacada que fez com que o aplicativo ganhasse popularidade.

Entre os recursos do aplicativo, você pode enviar as histórias para os contatos da sua lista ou para sua história (público em geral). Quando você escolhe a primeira opção, os contatos selecionados serão notificados imediatamente, como quando você recebe uma mensagem privada.

Dependendo do conteúdo e da frequência, esse recurso de envio para contatos pode ser invasivo e causar uma má impressão da sua empresa. Ele é mais utilizado entre amigos mais próximos.

Por isso, a dica é: comece a usar enviando o conteúdo apenas para “sua história”. Assim, as pessoas que quiserem conferir o que você anda publicando assistirão/verão seu conteúdo por conta própria e não serão ‘obrigadas’ a visualizar o conteúdo que você enviou.

Outro recurso bem famoso no aplicativo são os filtros. Já viu a foto de alguém nas redes sociais, com orelhinha/língua de cachorro, coroa de flores ou algo do tipo? Se a resposta foi sim, saiba que muito provavelmente essas fotos foram tiradas via Snapchat.

Os filtros são um diferencial oferecido, até o momento, somente por esse aplicativo. Fazem muito sucesso e estão sempre se renovando, acompanhando as datas sazonais, eventos etc. Existem também os filtros que mostram a localização da pessoa naquele momento, a hora, a velocidade em que ela se encontra etc.

Promova o perfil

Em primeiro lugar, é necessário divulgar o perfil do Snapchat em outros ambientes, para que o seu público saiba que você está lá. Vale divulgar no site da empresa, nas outras redes sociais, na assinatura do e-mail e até mesmo em materiais impressos, como folders, cartões e mídia offline.

Se você já possui uma lista de telefones dos clientes e eles autorizaram o envio de novidades e promoções da empresa, adicione-os no Snapchat. Assim, aqueles que usam a rede social saberão que sua empresa também está por lá e poderão acompanhá-la.

Seja relevante

Antes de criar o perfil, no entanto, é preciso pensar um pouco sobre o que será divulgado ali. Fazer uma planejamento e criar editorias iniciais é uma boa estratégia para não começar o trabalho como se estivesse perdido naquele canal, sem saber como utilizá-lo.

É importante passar credibilidade, mostrar que você e sua equipe sabem usar a ferramenta de maneira criativa, relevante e eficiente. Portanto, antes de começar, pense nos conteúdos que serão divulgados logo nos primeiros dias após o lançamento.

O Snapchat, assim como qualquer outro canal de informações, foi criado para socialização. E as pessoas só socializam com o que interessa a elas. Ao oferecer um conteúdo relevante para o público, você agrada e conquista novos seguidores naturalmente. E, melhor que isso, conquista pessoas realmente interessadas em seus produtos e/ou serviços.

Quer dizer que você não deve falar da empresa e dos produtos? Não! Mas você deve fazer isso de forma leve, descontraída e criativa. Tente focar também em assuntos que estão associados ao seu negócio, mas que não fique preso exclusivamente a ele.

Faça promoções

Você gosta de promoções? Seu público gosta! As promoções no Snapchat são, portanto, ótimos meios para atrair a atenção de clientes e leads e, ao mesmo tempo, divulgar seus produtos e serviços.

Crie conteúdo exclusivo

Já falamos sobre criar conteúdos relevantes, que atraiam a atenção do público. O assunto agora é a criação de conteúdos exclusivos. Quando você cria algo que mais ninguém cria, seja pela inovação ou pela personalização, você sai na frente dos concorrentes.

Portanto, a dica é: fique sempre atento ao que acontece ao redor e aos insights. Converse sempre com a equipe e escute novas ideias. Siga a sua intuição e as tendências, pois elas ajudarão a ter ideias incríveis para conteúdos singulares.

Faça cobertura em eventos

Ao participar de eventos inerentes ao seu negócio, ou ao produzir eventos em sua empresa, use o Snapchat para fazer uma cobertura e tornar as informações disponíveis também para os seus seguidores.

Esse tipo de ação demonstra que você está conectado ao mercado, antenado e que, acima de tudo, deseja compartilhar as novidades do setor com quem acompanha você.

Mostre os bastidores

Mais interessante que produzir ou acompanhar um evento, ou uma campanha, é mostrar os bastidores. As pessoas gostam de saber o que acontece “atrás do palco” e se sentem mais próximas de empresas e personalidades que têm esse hábito.

Aposte nessa ideia para elevar o nível das sua publicações e conquistar ainda mais a atenção e confiança dos seus seguidores.

Use o bom humor

Quem não gosta de acompanhar pessoas bem humoradas? No marketing digital via Snapchat, essa regra não é uma exceção. O bom humor, o sorriso, o clima alto astral é sempre uma boa pedida para tornar seus posts ainda mais interessantes para o público.

Aposte nessa ideia, mas sem errar na dose. Tome cuidado também com as situações delicadas, que exigem mais cuidado para não causar duplas interpretações, mal entendidos e fazer com que a boa ideia de divulgação se transforme em crise.

Usar o bom senso junto com o bom humor é imprescindível. Evite assuntos polêmicos e delicados e siga sempre a sua intuição. Na dúvida se deve publicar ou não, não publique.

Agora que você já se informou sobre algumas estratégias de marketing para o Snapchat, convidamos você a conferir também o artigo que traz dicas sobre como impulsionar as vendas pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *