Afinal, o que é persona e por que ela é importante para meu e-commerce?

Tempo de leitura: 5 minutos

Em linhas gerais, pode-se dizer que persona ou buyer persona é o consumidor ideal, ou seja, que reúne os atributos específicos de um cliente perfeito. No marketing de conteúdo, o significado de persona ganhou um lugar especial, porque a forma como essa pessoa modelo é concebida ajuda na hora criar a abordagem adequada.

Você pode pensar, isso é o mesmo que público-alvo? Não deixa de ser, porque o objetivo também é o de atingir o público certo. No entanto, o conceito de persona torna o trabalho mais eficiente, porque em vez de classificar as características de um grupo, o holofote é direcionado para os atributos de uma pessoa específica, dentro desse conjunto.

É como se em uma sala os olhares fossem direcionados para alguém em especial. Ou seja, embora todos ali estivessem fazendo parte de um mesmo agrupamento, um ser em especial chamou a atenção.

A definição sobre quem é a persona melhora a abordagem, pois a comunicação deixa de ser global e passa a ser direcionada para o personagem certo, vai direto ao alvo. E essa é apenas algumas das vantagens de se falar com quem realmente interessa.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Mulheres entre 25 e 35 anos, pertencentes à classe C, gostam de cuidar da saúde, ganham entre R$ 3000 e R$ 5000 por mês e não abrem mão de uma alimentação saudável. Neste exemplo curto, é possível perceber a reunião de dados de um grupo em especial e não de uma pessoa específica.

Joana, 28 anos, advogada, vai à academia três vezes durante a semana, não come fora de casa, inclusive, leva a refeição de casa para o trabalho, é vegetariana, gosta de manter um estilo de vida saudável e pratica esportes radicais, sempre que possível. Aqui, você se depara com uma pessoa que se distingue, ainda que essa também esteja inserida dentro do público anterior.

Essas referências servem para elucidar a distinção entre público-alvo e persona. De certo, a definição disso é bem mais complexa, pois exige um conhecimento baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas.

Mas, de qualquer forma, é ou não melhor falar diretamente com quem você está procurando? Ou seja, elaborar estratégias pensando na Joana, por exemplo, torna o planejamento mais eficaz.

Por que criar uma persona é importante para o meu e-commerce?

Se você busca resultados no marketing digital, então, não pode deixar essa informação passar despercebida. Isso porque a criação de uma persona ou várias implica em uma mensagem direcionada, o que melhora significativamente a chance de obter o sucesso no seu e-commerce.

No exemplo de público-alvo acima, as mulheres, dentro de uma faixa etária e ganho mensal, também gostam de cuidar da saúde e se alimentam com base em um cardápio saudável. De certa forma, a Joana também faz parte desse aglomerado. No entanto, não é possível falar dos benefícios da carne na alimentação para essa persona, que é vegetariana Ou vender produtos que não se adequem às necessidades dela.

Lançar uma abordagem com foco apenas no público-alvo tende a ser arriscado. A criação da persona é capaz de trazer mais referências, por isso, definir os atributos desse cliente fictício é uma forma de obter êxito, principalmente, no marketing digital.

Com a persona definida, você consegue delimitar não só o conteúdo a ser aplicado, mas também o tom dessa informação. Ainda é possível elaborar uma aproximação focada nos objetivos, compreendendo melhor como as personas consomem e onde buscam informação.

Ou seja, você poderá vender produtos focados na persona, assim como mandar e-mails marketing personalizados e isso trará benefícios distintos para o seu e-commerce, como:

  • otimização do estoque;
  • ampliação das vendas;
  • oportunidade de ser referência no segmento, entre outros.

Como criar uma persona?

Com as respostas obtidas, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, já é possível traçar o perfil do cliente ideal. Esses são alguns dos dados indispensáveis durante o processo de criação da persona:

  • Nome (é interessante chamar essa pessoa por algum nome, pois isso facilita a compreensão a respeito desse consumidor em potencial);
  • Idade;
  • Sexo;
  • Cargo (O que faz no trabalho? Rotina, habilidades para executar a função, etc.);
  • Ramo de atuação;
  • Escolaridade;
  • Meios de comunicação que utiliza;
  • Objetivos;
  • Desafios.

É possível criar mais de uma persona?

Sim, é possível. Mas não é recomendado colecionar tantos consumidores modelos, ou seja, é importante manter o foco nas personas mais importantes e trabalhar com essas de uma maneira mais completa.

Como evitar os erros durante a definição do consumidor modelo?

A definição do personagem perfeito pode trazer inúmeros benefícios para os negócios, visto que um conteúdo bem direcionado converte em vendas, por exemplo. Mas não pense que simplesmente fazer as perguntas certas resolve o problema.

Infelizmente, o “achismo” acaba atrapalhando esse processo de definição da persona. Por isso, muitas estratégias não funcionam, mesmo que o conteúdo esteja adequado.

Os questionamentos devem ser fundamentados a partir de dados reais. As pesquisas auxiliam nesse processo de construção do personagem, que embora seja fictício, traz informações focadas em uma pessoa real.

Nesse caso, se você der muita atenção para dados irrelevantes como a cor dos cabelos, olhos, por exemplo, pode perder o fio da meada. Lembre-se de que a buyer persona representa o topo na estratégia digital. Portanto, fuja das especulações e de conhecimentos que acrescentam pouco ou nada na personificação desse ser almejado.

Como pudemos ver, a persona é o elemento primordial na criação de conteúdos e estratégias para o seu e-commerce, porque te dá uma noção de como chegar até ao seu consumidor, de fato. Diferente da elucidação de público-alvo, as suas características soam mais precisas e específicas.

Vale destacar que nem sempre esse personagem é atingido em cheio, porém é mais eficaz, visto que com essa construção os métodos implementados alcançam melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é persona e a importância dela para o seu e-commerce deixe o seu comentário e nos diga o que você pensa a respeito do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *