Loja virtual: como definir metas para o ano novo?

Tempo de leitura: 6 minutos

Aprender como definir metas é muito importante para a lucratividade das lojas online, já que fica possível traçar objetivos capazes de serem alcançados e acompanhá-los diariamente para não haver sustos no final mês.

Investir em uma loja online é algo muito positivo, pois nesse mercado há uma média de crescimento anual de 20%, ideal para aqueles que querem aumentar a lucratividade do seu negócio e ganhar destaque entre os seus concorrentes.

Se você está pensando em ampliar o seu negócio neste novo ano, confira agora nossas dicas!

Como definir metas tangíveis

Se você não definir metas reais, estará trabalhando no escuro. Ou seja: não vai alcançar seus objetivos e as frustrações virão, trazendo com elas medos e desmotivações.

Ter uma meta possível de ser alcançada fará com que você e seus colaboradores trabalhem mais focados, aumentando a produtividade da empresa e fazendo com que os objetivos sejam atingidos com sucesso.

Para definir suas metas, analise aquilo que você quer atingir e compare com o desempenho atual do seu site, assim você vai saber se é possível ou não atingir o que você tanto deseja.

Seja específico

O que precisa ser melhorado dentro da sua loja virtual? São as conversões? É o atendimento ou a satisfação do cliente?

Trabalhar de uma maneira específica ajuda a alcançar suas metas. Por mais que a sua loja precise modificar várias coisas, estabeleça prioridades e atinja uma de cada vez.

Ter metas múltiplas pode fraturar o foco de todos e diminuir as suas chances de crescer. Às vezes, as metas podem passar uma por cima da outra, o que fará com que você perca o propósito.

Lembre-se: números tornam seus objetivos mais próximos da realidade e, ao analisá-los, você saberá exatamente quais metas já foram atingidas e quais ainda não.

Meça o progresso dos seus objetivos

Somente definir metas não é o suficiente. Você deve medir o progresso dos seus objetivos, fazendo uma análise do seu site.

O Google fornece uma ferramenta chamada Google Analytics, na qual você pode observar o número de visitantes no site, a taxa de rejeição, o número de conversões, entre outros itens.

Não é recomendável fugir dessa pesquisa, pois sem ela não haverá como saber se as suas metas estão sendo alcançadas ou como está o desempenho da sua loja online.

Estabeleça prazos para suas metas

O prazo também precisa ser realista: suas metas precisam de um período de tempo razoável para serem alcançadas. Portanto, é essencial que os prazos sejam condizentes com a sua realidade.

Analise com muito cuidado o que você quer melhorar na sua empresa e estabeleça um tempo limite. Motive seus colaboradores a atingir essas metas, não reprima e recompense-os pelos bons resultados para que os prazos possam ser cumpridos de uma maneira mais eficaz.

Fique atento à taxa de conversão

A taxa de conversão analisa os resultados alcançados pelas estratégias de sua empresa. Esse número vai mostrar quantas pessoas entraram no seu site e compraram, quantas entraram, mas abandonaram o carrinho, ou, ainda, quantas efetuaram o cadastro etc.

É a taxa de conversão que vai indicar o sucesso da sua loja virtual, porém muitas vezes ela é deixada de lado. Isso faz com que muitas empresas acabem perdendo o foco, por não saberem onde estão errando.

Por isso, é muito importante fazer esse tipo de análise, já que ela aponta quais estratégias têm sido eficientes para gerar não só mais visitas, como também mais vendas. Portanto, para atingir uma boa performance na sua loja virtual, é essencial prestar atenção na taxa de conversão.

Não foque somente em vendas

Todo empresário pensa em aumentar o seu faturamento. A primeira coisa que vem à mente, portanto, é aumentar as vendas, porém outros objetivos também devem estar na sua lista de prioridades, como o bem-estar dos funcionários.

Para que a sua empresa cresça, é importante que seus colaboradores estejam motivados. Poder trabalhar em um ambiente tranquilo e livre de estresse influencia — e muito — na produtividade. Portanto, os funcionários que possuem um ambiente de trabalho agradável vão trabalhar mais felizes e motivados.

Se você colaborar com os seus funcionários para definir metas mensuráveis e atingíveis, traçando um curso eficiente para chegar lá, usando boas estratégias, você estará no caminho para o sucesso.

Crie estratégias para atingir as suas metas

As estratégias são iniciativas que ajudam sua empresa a atingir seus objetivos. Se o seu objetivo é aumentar a rentabilidade, há uma série de estratégias que você pode seguir, como:

  • Adicionar novos produtos: você pode introduzir novos produtos e serviços que vão complementar seu fluxo de receita;
  • Resolver novos problemas com os produtos existentes: você pode encontrar novas necessidades dos clientes que seus produtos podem solucionar;
  • Fazer com que os clientes comprem mais: essa estratégia depende do aumento das vendas de clientes existente. Você pode aumentar a freqüência de vendas com promoções ou descontos.

Muitas vezes faz sentido usar mais de uma estratégia para alcançar uma meta, mas certifique-se de que você pode gerenciar cada estratégia para ter uma conclusão bem-sucedida.

Por isso, é importante lembrar que quanto mais a empresa investir na qualidade de vida do seu trabalhador, maior será a sua lucratividade.

Saber como definir metas para a sua empresa é indispensável, pois isso vai garantir eficácia no alcance dos seus objetivos. Por esse motivo, é muito importante o acompanhamento diário do progresso das suas finalidades, para que a sua empresa possa crescer de uma forma estruturada e lucrativa.

Esse desafio pode parecer enorme, devido ao tamanho do seu negócio, porém é necessário que você saiba que grandes empresas da atualidade já foram muito pequenas um dia, mas não desistiram.

Estipulando metas e prazos reais, elas conseguiram alcançar seus objetivos. E, para você atingir o seu crescimento, é preciso muita garra, determinação, criatividade e inovação. Mas tudo isso só depende da sua força de vontade.

Não perca tempo: coloque em prática todas as dicas que mostramos para você e boa sorte na conquista de seus objetivos!

Gostou de saber mais sobre como definir metas para a sua loja virtual? Então fique por dentro dos 6 aplicativos que todo o empreendedor deveria ter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *