Estoque: por que ele merece atenção em sua loja virtual?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você está navegando em suas redes sociais quando vê o anuncio de promoção numa loja virtual daquele livro que você está querendo ler faz muito tempo. Ele está custando muito mais barato que nas lojas físicas de sua cidade, mesmo com o valor do frente, e aguardar uma semana para tê-lo em mãos parece um tempo razoável. Passa um mês e nada do livro chegar. A essa altura você já conseguiu ele emprestado com um amigo ou já está com outros vários livros na cabeça e perdeu a curiosidade por aquele comprado. Apesar disso, a compra já foi paga e a mercadoria deve estar chegando em alguns dias. Qual é a sua reação? Tenho certeza que a primeira delas será nunca mais comprar naquela loja e fazer questão de compartilhar a experiência negativa com todos seus amigos.

Essa é uma situação fictícia, porém muito comum hoje em dia. Na situação ilustrada, é extremamente provável que a empresa não tenha agido de má fé, e sim tenha havido algum problema com o transporte da mercadoria ou um desencontro de informações de estoque. Mas o que os problemas internos da loja virtual têm a ver com a sua espera prolongada para finalmente ler seu livro?

Há muitas possibilidades e todas elas passam pelo mesmo denominador: o estoque. O último exemplar do livro pode ter sido vendido momentos antes de você ter dado o “OK” na compra; o sistema de controle de estoques da empresa está com informações equivocadas; a empresa enfrentou problemas com seus fornecedores; não eram esperadas tantas vendas daquela mercadoria em específico; ou, a pior de todas: a empresa nem ao menos possui um controle de estoque.

Independente do que tenha ocorrido, o cliente final não terá interesse na sua explicação. Ele quer o que foi prometido: o seu produto, novinho em folha, chegando em sua casa no tempo prometido. Se isso não acontecer, você acaba de perder um cliente. Mas como controlar o estoque de forma efetiva? É disso que vamos falar aqui!

Ser rígido é preciso

Quando se fala em controle de estoque a primeira palavra que deve ser associada à ele é “rigidez”. Tudo o que tem em estoque agora, nesse exato momento, deve estar devidamente registrado. E no momento em que ocorre a entrada de novas mercadorias ou a venda de um produto, as informações devem ser atualizadas.

Isso pode ser feito com o auxílio de uma planilha no Excel, com um software específico para isso ou até mesmo em um caderno específico para isso. O importante é deixar as informações sempre atualizadas e não deixar nenhuma movimentação passar despercebida.

Pense sempre à frente

Ninguém é capaz de ver o futuro – e que bom seria se isso fosse possível, não é mesmo? – mas é perfeitamente possível fazermos projeções de vendas em sua loja virtual de acordo com situações diversas. Em datas comemorativas, por exemplo, é necessário manter um estoque um pouco maior para conseguir suprir um volume maior de vendas. Por outro lado, em períodos do ano em que você sabe que as vendas tendem a cair, o ideal é diminuir as compras de fornecedores e manter um estoque menor, para evitar gastos desnecessários.

Outro fator que cabe à você é analisar quais as mercadorias que mais estão sendo vendidas e quais estão sendo deixadas de lado pelo consumidor ou quais são os seus produtos de risco. Essa análise é essencial para você não estocar e tratar da mesma maneira todos os seus produtos. Aquele novo lançamento que está sendo anunciado em horário nobre da televisão com certeza terá mais procura que os demais produtos. Por outro lado, é muito arriscado manter um estoque muito grande de produtos muito caros ou perecíveis, que podem acabar sendo um desperdício total.

Procure fornecedores confiáveis para sua loja virtual

De nada adianta fazer análises e tomar todas as precauções se na hora H o seu fornecedor atrasar as suas encomendas. Procure por fornecedores em que você pode confiar e não irão te deixar na mão com sua loja virtual, afinal, como já falamos anteriormente, o seu cliente não estará interessado em desculpas para o atraso de suas compras.

Como você pode ver, não é difícil manter um bom controle de estoque, e esse pode ser um diferencial para a sua empresa. Tenha essas dicas em mente e faça com que seu cliente tenha certeza que seu produto irá chegar no prazo prometido quando efetuar sua compra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *