Como expandir meu negócio? Separamos 7 dicas para você

Tempo de leitura: 6 minutos

Ampliar a área de atuação do seu negócio atingindo um número maior de clientes é uma das suas principais metas? Então, você precisa conferir o conteúdo abaixo, pois apresentamos as dicas exatas para solucionar a questão “como expandir meu negócio?”.

Leia atentamente este post e aprenda como tirar do papel o seu projeto e colocar o seu plano de ação em prática, de uma forma segura e concreta!

1. Invista em marketing

Enganam-se aqueles que pensam que o marketing é destinado apenas às médias e às grandes empresas.

Na verdade, um trabalho de marketing bem feito, minucioso e direcionado pode ser a estratégia ideal para alavancar os negócios. Sendo um recurso extremamente útil, tanto para as multinacionais como para os microempreendimentos.

Lembre-se sempre da máxima que diz “só é lembrado quem é visto”. Então, procure alguém especializado na área e comece desde já a investir nessa alternativa. Você vai ver que esse mecanismo já renderá excelentes resultados. Pode apostar!

2. Abra uma loja física

Às vezes, por receio ou simplesmente por falta de oportunidade, alguns empresários optam por manter um negócio mais flexível, abrindo mão da loja física.

Assim, o atendimento é realizado no próprio domicílio ou no local que o cliente preferir, dando preferência para amigos e conhecidos. Mesmo viável, esse formato apresenta alguns pontos negativos, prejudicando a rentabilidade do negócio.

O ideal, nesse sentido, é abrir uma unidade física, que será capaz de atrair um público maior. Com uma loja presencial será muito fácil manter os antigos clientes e captar novos, além de tornar o negócio mais profissional.

Outro ponto que sofrerá mudanças positivas com a inauguração de uma empresa é o atendimento. Não tendo que ir ao encontro do cliente, você terá mais tempo para se dedicar a fatores internos, criando alternativas que melhorem a experiência do consumidor.

3. Crie uma loja virtual

Acredite: apenas a loja física não basta. Nos dias atuais, a loja virtual se tornou uma das principais aliadas dos empresários.

O Brasil, inclusive, está no ranking dos países em que os usuários mais realizam compras via internet. Por isso, investir na loja online não é mais um diferencial e sim pré-requisito para obter melhores resultados.

E, tendo uma excelente relação custo-benefício, tal alternativa tem um investimento inicial relativamente baixo, além de preços simples de manutenção.

Vale destacar ainda que o comércio eletrônico é capaz de deixar os seus produtos disponíveis em tempo integral, ficando à disposição dos consumidores que não têm condição de ir à loja física no horário comercial.

E adivinha só: produtos expostos 24h é sinônimo de maior alcance de consumidores, o que está diretamente ligado à questão da rentabilidade do negócio. Portanto, não perca mais tempo e aposte já nessa estratégia!

O passo inicial é adquirir um domínio. Após, deve-se escolher uma plataforma e, é claro, elaborar um layout atrativo. Nesse caso, opte por modelos mais intuitivos e responsivos. E não esqueça ainda de determinar as formas de pagamento.

4. Varie os canais de comunicação

Hoje, investir apenas em um meio de comunicação é praticamente um tiro no pé. Afinal, com o advento da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e modernizadas, buscando sempre por processos mais ágeis e fáceis.

Assim, é fundamental proporcionar ao público alternativas distintas, que ofereçam comodidade e praticidade para efetuar a compra no canal que seja do agrada da clientela. WhatsApp, e-mail, Facebook são apenas alguns dos mecanismos que podem ajudar nessa tarefa.

O importante aqui é abusar da criatividade para proporcionar aos possíveis clientes facilidade para conhecer melhor os produtos fornecidos pela loja. E, é claro, a segurança necessária para fechar o negócio.

5. Amplie o mix de produtos e marcas

Já pensou em aumentar as opções de produtos comercializados? Ainda não? Então, está na hora de rever essa questão.

Obviamente, você já é familiarizado com determinados itens e marcas, porém, os empreendedores que visam ampliar o negócio precisam sair da zona de conforto e se arriscar com o novo.

Quanto a isso, o recomendado é apostar em um mix completo de produtos. Diversificando, assim, tanto as roupas e os acessórios quanto as empresas fornecedoras — fator que facilitará o processo de conquista de novos fregueses.

E isso não significa que o seu público-alvo alterou ou que o seu negócio está diferente. Mas sim que a área de atuação da empresa será mais ampla, garantindo a satisfação de um número expressivo de clientes.

6. Faça parcerias

Que tal fazer parcerias com representantes comerciais? Tal alternativa ajudará a alavancar as vendas, além de tornar o negócio mais conhecido no mercado.

Para obter êxito, busque pessoas confiáveis, que jamais seriam capazes de prejudicar o seu negócio. E, para não ter erro, defina previamente a rota dos parceiros e a porcentagem que será paga por cada peça vendida.

Como eles contribuirão com a expansão do seu negócio, seja justo no momento de definir os valores e ofereça uma quantia compatível com o trabalho a ser executado. E demonstre também gratidão e reconhecimento, combinado?

7. Una-se à concorrência

Já dizia o ditado: “se não pode derrotar o inimigo, junte-se a ele”. E essa assertiva nunca fez tanto sentido. Afinal, nada é mais sábio do que unir forças com a concorrência em prol do fortalecimento coletivo, não é?

Nesse caso, uma opção viável — e que beneficiará ambas as partes — é a divulgação de produtos complementares, indicando sempre um ao outro.

Quer uma situação ilustrativa? Imagine que o cliente procura por uma pulseira que precisa combinar com o brinco. Mas você trabalha apenas com um desses itens. Então, você indica o seu concorrente. No final, os dois lucrarão com essa parceria.

De fato, a solução para a questão “como expandir meu negócio?” não se resume a uma ação simples, sendo necessário um planejamento estruturado e um estudo de mercado aprofundado.

Assim, não é possível realizar essa transição em um único dia, e com apenas alguns passos isolados. Pelo contrário: é necessário um trabalho gradual e constante. Mas que, se realizado com dedicação e cuidado, gerará um resultado extremamente satisfatório. Pode apostar!

E aí, se interessou pelo assunto e quer esclarecer algumas dúvidas sobre como abrir uma loja online? Conheça nossa plataforma de lojas virtuais e crie sua loja conosco! Você verá que esse procedimento é muito mais fácil do que você imagina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *