Ferramentas de marketing digital: quais são as melhores para a loja virtual?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mundo tão conectado, é imprescindível estar por dentro das ferramentas de marketing digital mais indicadas para aumentar a sua produtividade e ajudar você na gestão dos negócios.

O fato de não utilizar essas ferramentas pode fazer com que o trabalho seja mais complexo do que necessário. Pior, pode contribuir para que você não fature mais, não cresça e não encontre novas oportunidades de negócios.

Pensando nisso, elaboramos este texto com dicas de cinco ferramentas indispensáveis para gestão de marketing digital. Nossa dica é: comece a utilizá-las o quanto antes e perceba que seu trabalho pode ir muito além. Vamos lá?

1. Google Analytics

A Google, uma das empresas mais importantes — se não a mais importante — do mundo online é uma verdadeira “mãe” para quem trabalha com marketing digital.

Claro, é do interesse de seus diretores que cada vez mais pessoas se adaptem ao mundo online, e exatamente por isso a organização disponibiliza ferramentas para facilitar o trabalho de quem atua no ramo.

O Google Analytics, por exemplo; trata-se de uma ferramenta que, quando integrada a sua loja virtual, capta informações e disponibiliza uma gama de dados que podem ser revertidos em informações úteis para o seu negócio.

Google Analytics ajuda você a entender, por exemplo, a jornada de compra dos seus consumidores e, assim, elaborar melhor os processos e funcionalidades do site e dos serviços, para conquistar cada vez mais clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível descobrir o número de visitas, os horários de pico no site, o perfil dos usuários que visitam seu site, a origem das visitas, as páginas de destino e uma infinidade de outras informações que podem ser realmente relevantes para o seu trabalho diário.

Os dados são verdadeiras bússolas para orientar você na gestão e na tomada de decisões para o negócio. Por isso, assim que seu site estiver no ar, integre-o ao Google Analytics para não perder as informações e histórico de visitas, mesmo que essas informações sejam consultadas só mais tarde.

Se você já possui um site e ainda não integrou a plataforma nessa ferramenta, peça ao programador para fazer essa integração o quanto antes.

2. MailChimp

As campanhas de e-mail marketing existem desde que a internet surgiu e ainda são excelentes ferramentas para manter e fomentar o relacionamento com os clientes, bem como anunciar promoções, descontos e conteúdos especiais para manter o público informado sobre sua empresa.

Sem uma ferramenta adequada para gerir esse processo, o trabalho fica árduo, complexo e confuso. O MailChimp é bem recomendado para controlar os disparos de campanhas de e-mail marketing.

Por meio dele, você pode não apenas importar ou exportar seus mailings, como realizar disparos de e-mail, captar mais leads, obter relatórios para analisar o desempenho da sua campanha e muito mais!

Tudo com a facilidade de integração da plataforma a outras que você já utiliza habitualmente, como, por exemplo, o WordPress.

A boa notícia é que se você possui uma lista com dois mil assinantes ou menos, você tem acesso gratuito à ferramenta e pode disparar até 12 mil e-mails por mês.

Na medida em que a sua lista e/ou a necessidade de disparos forem aumentando, a empresa oferece planos compatíveis com sua realidade.

3. Hootsuite

As redes sociais já são canais oficiais de comunicação da nossa geração. Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google Plus, ente outras; a cada dia, surge uma nova forma de se comunicar, uma novidade nas ferramentas já existentes ou um novo recurso que vira a “febre” do momento.

Quem empreende precisa acompanhar essas novidades para identificar onde os consumidores estão e, assim, marcar presença, mantendo diálogos com o público em cada um desses canais.

Para otimizar o tempo de publicação nesses canais e agendar, com a maior antecedência possível, os posts, indicamos a ferramenta Hootsuite. Ela permite, por meio de uma plataforma prática e intuitiva, a integração de várias contas em um mesmo ambiente.

Além de gerir as redes sociais por meio dessa ferramenta, você poderá agendar suas publicações, responder ao público e obter relatórios completos para acompanhar a evolução do trabalho.

A plataforma oferece, gratuitamente, o cadastro de até três contas e/ou redes sociais. A partir daí, existem vários planos que podem ser contratados de acordo com a sua necessidade.

A automação oferecida pela ferramenta e os relatórios emitidos em poucos minutos são, sem dúvida, alguns dos diferenciais. Vale a pena conferir!

4. Hotjar

A gestão da sua empresa precisa ter como suporte ferramentas que mostrem o interesse do seu público e, assim, indiquem as possíveis melhorias para o seu negócio.

A ferramenta Hotjar integra em uma mesma plataforma: mapas de calor — que mostram onde os seus usuários estão clicando dentro do site —, formulários de perguntas que podem ser exibidas como pop-up dentro da página, mapeamento de funis e muito mais.

Ao utilizar a ferramenta e analisar os dados que ela disponibiliza, você terá em mãos informações importantes que mostram o comportamento padrão do público e sinalizam as principais adaptações que você precisa fazer para conseguir resultados cada vez melhores.

A análise de informações é tão importante quanto o trabalho ‘operacional’ em si, pois elas apontam não só os pontos de erros e acertos da sua empresa, como também podem gerar insights importantíssimos e atalhos para encurtar o caminho de sucesso da sua empresa.

5. Instamizer

Quem utiliza o Instagram como ferramenta de apoio na divulgação dos produtos e serviços já deve ter se perguntado se existe alguma ferramenta que pode ajudar na programação de posts, disponibilizando mais tempo para outros afazeres.

A boa notícia e que existe sim! O Instamizer é uma ferramenta que possibilita o agendamento de publicações dentro do Instagram e, melhor ainda, permite que isso seja feito via desktop. Assim, você pode agendar os posts via computador e manter o seu celular livre para gerenciar apenas suas contas pessoais.

Apesar de simples, a ferramenta é muito útil e funcional e pode facilitar seu trabalho de divulgação via Instagram. Vale a pena experimentar.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre as ferramentas de marketing digital mais úteis para a gestão do seu negócio no dia adia. Se tiver alguma dúvida, dica ou sugestão, deixe seu comentário neste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *