Marketing no Instagram: aprenda como promover seu negócio online

Tempo de leitura: 6 minutos

Mais que um mero aplicativo para compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram virou uma das redes sociais preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes. Contando com mais de 500 milhões de usuários ativos por mês e 4,2 bilhões de curtidas por dia, é de se esperar que o marketing no Instagram tenha se tornado tão frequente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aproveitar o máximo dessa rede social e promover o seu negócio ou loja virtual por lá. Continue a leitura e confira!

Configure o Instagram para negócios

O Instagram oferece uma série de ferramentas para análise de crescimento, análise de participação do público e criação de anúncios na plataforma, mas elas estão disponíveis apenas para quem tem um perfil comercial.

Perfil comercial no Instagram

Para conseguir um perfil comercial é simples. Com o aplicativo aberto na conta que você deseja tornar um perfil comercial, toque nos três pontinhos, no canto superior direito da tela, para acessar as opções. Depois, escolha “Alternar para o perfil comercial”, conecte a página da sua empresa no Facebook ao Instagram, preencha os dados de contato e endereço e toque em “Concluir”.

Perfil com informações precisas

É importante que todas as informações estejam corretas, afinal, um cliente pode decidir entrar em contato exatamente enquanto curte suas postagens no Instagram.

Certifique-se que você escolheu um nome adequado para o perfil. Se for um perfil para uma loja online, coloque o nome da loja e não o nome do proprietário, por exemplo.

Verifique se a foto do perfil identifica bem a sua marca e analise a sua descrição (também conhecida como “bio”). A dica aqui é descrever em poucas palavras a missão da sua empresa e quais benefícios os clientes terão ao fazer negócios com você. É possível até usar emojis para incrementar a descrição.

Ferramentas do Instagram para negócios

Com o perfil comercial configurado, a opção “Informações” fica disponível para você acompanhar o alcance das publicações, quais publicações foram mais populares em um determinado período, quais dias e horários seus seguidores são mais ativos e muito mais. Basta tocar nas barrinhas ao lado dos três pontinhos, no canto superior direito da tela, para ter acesso a essas informações.

O Instagram para negócios também habilita o botão “Promover” em todas as suas fotos e vídeos, para ajudá-lo a criar anúncios e alcançar mais pessoas. O assistente permite escolher o público-alvo, o orçamento e a duração da campanha.

Use hashtags

O uso de hashtags é uma forma de categorizar as suas fotos ou vídeos, de maneira que os usuários encontrem aquele tipo de conteúdo com facilidade. Para que mais pessoas encontrem a sua marca e para que seus seguidores se identifiquem com os temas das suas imagens, lembre-se sempre de incluir algumas hashtags nas legendas.

Procure criar hashtags próprias da sua empresa, principalmente para descobrir quais são os clientes mais engajados. Por outro lado, potenciais clientes e clientes que ainda não seguem a sua conta no Instagram podem não ter conhecimento sobre as suas hashtags. Daí a importância de também usar hashtags genéricas.

Portanto, explore bastante esses dois tipos de hashtags. Procure saber também quais são as hashtags em alta e tente encaixá-las onde for adequado.

Tenha qualidade profissional

Dentre os recursos que contribuíram para a popularização do Instagram estão os filtros — efeitos que, quando aplicados, deixam as fotos com uma aparência mais vibrante e profissional. Não é por acaso que os usuário estão acostumados com imagens com um toque profissional e esperam encontrar sinais de qualidade como esse nos perfis que seguem.

Apesar de o ideal ser a contratação de um fotógrafo profissional, saiba que, para tirar boas fotos, não é preciso ser um expert em fotografia.

Se a compra de uma câmera fotográfica profissional estiver fora do orçamento, invista em um smartphone bacana, que tenha uma câmera de boa resolução e que faça imagens nítidas. Capriche no enquadramento, no ângulo e na iluminação e bons cliques!

Interaja com os clientes e estimule a participação

Tenha sempre em mente que o Instagram é uma rede social e que um de seus propósitos é incentivar a interação entre os usuários.

Sendo assim, fortaleça o seu relacionamento com os clientes. Siga-os de volta, veja que tipos de fotos eles publicam, curta as imagens, faça comentários criativos em posts que tenham relação com a sua marca e, principalmente, responda as dúvidas e agradeça as críticas e sugestões enviadas nos comentários.

Forneça conteúdo informativo e útil. De nada adianta postar fotos de qualidade se o conteúdo não for do interesse da sua audiência. Por isso, mostre curiosidades sobre os produtos e maneiras interessantes de utilizá-los. Estimule os usuários a deixarem comentários ao fazer perguntas e pedir a opinião deles.

Crie promoções que exijam que seus seguidores publiquem fotos divertidas usando uma hashtag da sua marca. Além de fortalecer o relacionamento com os clientes, todas essas estratégias são ótimas para conseguir novo adeptos.

Mas fique atento: jamais crie situações de interação forçada, como curtir e comentar algo sem ligação com o seu negócio. Diante da menor indicação de falta de autenticidade, seus clientes começarão a desconfiar e podem até desistir de comprar com a sua empresa. Mesmo os clientes mais fiéis.

Poste fotos que capturem a cultura de sua marca

Não publique apenas imagens dos seus produtos. Alterne com imagens de seus colaboradores trabalhando nos bastidores, de mini-entrevistas com os funcionários (nada confidencial, é claro) e de você oferecendo uma oferta ou dando um recado importante.

Imagens com rostos, em geral, geram muito mais empatia do que objetos ou paisagens. Essa forte conexão gera uma maior confiança dos seguidores na sua marca, pois eles passam a vê-la como preocupada com as pessoas e não só com as vendas.

O essencial aqui é que os seus seguidores passem a conhecer a cultura da sua empresa e a ver um lado mais humano da sua marca.

Analise seus resultados de marketing no Instagram

Depois de seguir essas dicas, avalie o desempenho dos seus posts frequentemente – pelo menos uma vez por mês – e descubra que tipo de foto ou vídeo mais traz resultados para o seu negócio. Continue com o que está dando certo, deixe de lado as ideias que não despertam interesse do público e experimente novos gêneros de publicações.

Se você não obtiver resultados imediatos, fique tranquilo. Com o tempo, seus seguidores vão enxergar o seu esforço e reconhecer a sua marca como referência.

E então, gostou das dicas? Está confiante para colocar o marketing no Instagram em prática? Conte para a gente: deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *