Descubra os 7 erros mais comuns de quem vende pela web

Tempo de leitura: 4 minutos

Alcançar sucesso numa loja online não é tarefa tão simples. A maioria dos princípios de gestão empresarial das lojas físicas precisam ser empregados no e-commerce, além, é claro, de incluir no dia a dia as atividades inerentes à natureza virtual. Muitas vezes, as vendas não vão bem não é pelo fato de não haver consumidores interessados nos produtos que a loja vende. Alguns erros podem acontecer sem ser percebidos.

Pensando nisso, listamos os 7 erros mais comuns de quem vende pela web. Acompanhe!

1 – Conteúdo raso e que não detalha os produtos

Um erro é acreditar que a quantidade de texto sobre cada produto deve ser grande. Não é assim. O texto pode ser enxuto, mas deve dar o máximo de detalhamento sobre o produto; deve sanar as principais dúvidas dos consumidores.

Ao clicar num produto, o consumidor online está fazendo o mesmo processo que faz na loja física. Ele quer saber quais são seus componentes, seus diferencias, suas qualidades. Só que, ali, na loja virtual, ele não tem um vendedor para perguntar, então as informações precisam estar ao alcance de seus olhos.

2 – Usabilidade ruim

Entrar numa loja virtual que não seja intuitiva, não tenha uma aparência agradável e não se adapte em diferentes dispositivos é, no mínimo, desagradável aos olhos do consumidor. A confiança tende a cair, quando o site não tem boa navegabilidade, os elementos não compõem um conjunto que torne a usabilidade da loja boa para o consumidor.

A loja deve conduzir o internauta de uma forma intuitiva, para que ele consiga navegar com facilidade por todas as áreas, inserir produtos no carrinho, voltar atrás com facilidade, etc. Do contrário, as vendas vão diminuir significativamente.

3 – Informações de contato escondidas

Outro erro muito comum é dificultar a visibilidade das informações de contato. Imagine que o consumidor fornece seus dados de cartão de crédito, faz a compra, mas no meio do processo acontece algum problema. Como ele irá conversar com a loja sobre isso? Sem as informações de contato, ele se sentirá inseguro e não seguirá sendo cliente.

Portanto, é importante criar meios de contato com o cliente e torná-los visíveis e fáceis de acessar na loja.

4 – Finalização de compra muito longa

Quando se fala em finalização de compra longa, estamos falando num processo confuso. É impossível que a finalização seja clara e objetiva se ela for longa. E a consequência disso é o aumento no número de desistências no meio do caminho. Quanto mais passos o consumidor tiver que dar para finalizar sua compra, maiores são as chances de ele desistir.

5 – Poucas opções de pagamentos

Não existe coisa mais frustrante para um consumidor do que fazer todo o processo de compra e, ao final, se dar conta de que seu cartão não é aceito pela loja.

Se a loja quer atingir um público grande e diversificado, não dá para limitar as formas de pagamento. É preciso oferecer opções de várias bandeiras de cartão de crédito, boleto, pagamento online, etc.

6 – Exigência de um cadastro longo para a compra

Exigir que o consumidor faça um cadastro antes de comprar já é uma prática que tem sido cada vez mais questionada. Agora, quando este cadastro é longo e pede inúmeras informações e a criação de senhas complicadas, as chances de não vender aumentam muito.

O cadastro deve ser o menor possível. Caso o consumidor queira comprar via boleto, aí sim, é necessário coletar mais dados pessoais. Quando a compra é via cartão de crédito, não há necessidade de um cadastro longo.

7 – Ferramenta de busca que não funciona

Imagine que você chega numa loja e sabe exatamente o que quer comprar, aí pergunta ao vendedor e, para sua surpresa, ele não sabe responder se o produto está disponível. É assim que o consumidor se sente quando digita algo no campo de busca da loja virtual e é remetido para outros resultados.

Se há um campo de busca, ele precisa funcionar.

Seu e-commerce comete algum destes erros? Você conhece outros fatores que podem comprometer as vendas? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *