4 passos para alcançar o sucesso e vender mais em datas comemorativas

Se você quer expandir mercado, aumentar os resultados da sua loja e alcançar novas formas de vendas, esse post é para você. Uma das estratégias essenciais para o sucesso de uma loja e que deve fazer parte do planejamento de qualquer empresa, independentemente do tamanho, é o de traçar metas para aproveitar as principais datas comemorativas do ano.

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças são marcos do varejo nos quais o consumidor já está propenso a comprar. Planejar e executar ações focadas para cada um desses períodos é fundamental para fazer sua loja se destacar no mar de oportunidades de consumo que está à disposição na Web e faturar ainda mais.

Aqui, listamos os passos para que você coloque em prática e aproveite melhor as datas comemorativas:

4 passos para vender mais em datas especiais

1) Organize

Faça uma lista de todas as datas comemorativas importantes para o varejo, das mais tradicionais, como o Natal, até as que têm sido comemoradas mais recentemente, como Dia Internacional da Família, Dia do Amigo, etc.

2) Selecione

Com a lista em mãos, anote ao lado de cada data todos os produtos da sua loja que mais combinam com aquela ocasião. Por exemplo, se você vende itens de papelaria, destaque aqueles mais românticos para o Dia dos Namorados.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

3) Priorize

Agora, selecione os produtos de sua loja que combinam com cada data listada. Por exemplo, se você vende itens de papelaria, destaque aqueles mais românticos para o Dia dos Namorados e assim sucessivamente para todas as datas.

4) Defina

Agora que você já sabe as datas e os produtos que vai trabalhar com mais foco, determine todas as ações de marketing que você pode fazer para cada momento. Há muito que pode ser feito para que sua estratégia seja consistente e eficiente. E como sabemos que essa pode ser a etapa mais difícil do planejamento selecionamos algumas ideias que podem te ajudar a ter clarear o que pode ser feito:

  • Crie um clima para cada momento: pense em produzir banners ou artes específicas para decorar sua loja virtual e redes sociais. Elas ajudarão a sinalizar a sua oferta de uma maneira mais suave, porém, efetiva. Mandar e-mail marketing para sua lista de clientes com uma seleção de produtos específicos para a data também vale a pena!
  • Pense em criar promoções especiais para suas redes sociais, ou descontos para ex-clientes, ou ainda um concurso cultural para movimentar o negócio, criar buzz e novas vendas.
  • Planejando antecipadamente, dá pra separar um orçamento específico para realizar publicidade patrocinada (Facebook Ads e/ou Links Patrocinados) nesses períodos. Se bem feitas, elas levarão seu público-alvo mais rapidamente até sua loja virtual e aumentarão as suas chances de tornar sua marca conhecida e de vender mais.

Mas atenção: é preciso começar a trabalhar com bastante antecedência. Três meses antes de cada data comemorativa é um bom tempo para já ter detalhado quando cada ação será realizada, inclusive com dia exato para cada tarefa! O intuito é o de organizar seu planejamento para trabalhar sem sufoco, mas também para criar um clima na cabeça do consumidor antes de seus concorrentes. Assim, você o seduz para que ele se lembre da sua oferta e volte para comprar!

E se ao ler esse post você se sentiu atrasado para o Dia dos Namorados, sente e planeje suas ações do Dia dos Pais em diante. Pegue o calendário, mãos à obra e boas vendas!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.