Evite esses 5 erros e tenha mais sucesso em vendas na sua loja virtual

Quem escolhe o universo digital para dar o primeiro passo como empreendedor tem muito que comemorar. A previsão é de que o e-commerce fature R$ 69 bilhões em 2018 — o que representa um aumento de 15% em comparação ao ano anterior.

Para extrair o melhor dessa maré positiva, o empresário deve saber exatamente o que fazer para alcançar o sucesso. E isso inclui ficar bem longe dos erros na loja virtual que mais atrapalham quem está começando nesse segmento.

Se você quer fazer valer o investimento no comércio eletrônico, então, está no lugar certo. Confira, a seguir, quais são os principais erros na loja virtual e o que fazer para impedi-los.

1. Ter poucos canais de comunicação

Apesar de a compra pela internet estar em constante crescimento, existe um fator típico de lojas comuns que os consumidores valorizam muito: o atendimento. E fazê-lo bem-feito é a chave para evitar um dos erros na loja virtual mais nocivos.

Portanto, é preciso ir além do e-mail e da seção “fale conosco” na hora de oferecer suporte ao cliente. Você pode criar um perfil nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, para responder às perguntas pontuais dos consumidores.

Também vale a pena manter contato com o cliente durante o processo de compra, enviando um e-mail questionando o que ele achou da experiência como um todo. Lembre-se de que é a credibilidade do seu negócio que está em jogo. Todo o cuidado é pouco ao criá-lo e mantê-lo.

2. Falta de clareza nas informações

Um dos erros na loja virtual que podem afastar um novo cliente é a interface da página. Visual com muita propaganda, informações mal organizadas e site que demora a atualizar são alguns dos motivos que fazem com que um consumidor desista da compra. Então, por que essa falha continua sendo cometida?

A principal razão para que isso aconteça é a falta de equilíbrio ao desenvolver uma loja virtual. Não adianta dar vazão apenas ao produto em si enquanto o site não tem compatibilidade para o celular, por exemplo. Também não vale muito a pena investir em design se os dados do produto estão com uma fonte pequena, dificultando a prévia consulta do cliente.

Sendo assim, ao fazer seu e-commerce, preze pelo equilíbrio. Construa uma interface objetiva, com o mínimo de recursos necessários para uma experiência de compra satisfatória, e faça uma descrição completa do produto vendido (largura, espessura, etc.).

Outra informação que deve estar de fácil acesso ao consumidor é o preço do produto ou serviço comercializado pela loja virtual. Inclusive, esse é um dos erros na loja virtual que não podem ser cometidos de forma alguma.

A Lei nº 13.543/2017, sancionada em dezembro de 2017, reforça a necessidade de as lojas virtuais disponibilizarem essa informação junto à imagem, para que não haja dúvidas para o consumidor.

3. Serviço de entrega ineficiente

Você compra um livro pela internet e fica na expectativa para recebê-lo, e, quando isso acontece, percebe que ele não foi embrulhado com zelo e identifica outros pontos negativos, como capa suja e algumas páginas dobradas. Qual imagem você teria da loja que lhe enviou o livro? Voltaria a comprar dela?

O mesmo acontece quando o serviço de entrega do seu e-commerce é aquém do prometido. Mesmo se tratando de um dos erros na loja virtual sobre o qual não se tem completo controle, sobretudo quando se conta com o serviço dos Correios para enviar ao destinatário final, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar desgastes com o cliente.

Uma ideia que você pode adotar é cuidar periodicamente do estoque, verificando se algum produto está em condições ruins ou perto da data de vencimento. Essa atitude é especialmente importante quando você fizer promoções.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Outras ações que ajudam nesse aspecto são o envio do código de rastreamento ao consumidor, para que ele acompanhe o processo de perto, e a indicação de um prazo de entrega com folga de um ou dois dias. Assim, se houver algum problema no meio do caminho, o produto não será entregue com um atraso grande, e se tudo ocorrer normalmente, o cliente receberá com antecedência.

4. Política de troca confusa ou inexistente

Vamos supor que você é o dono da livraria online do tópico anterior. O cliente, ao receber o produto em naquele estado, acessa o site da sua empresa para saber qual é a política de troca e não encontra informação alguma. Qual atitude você julga ser a mais coerente: lidar com cada caso individualmente ou ter uma política de troca fixa e de fácil localização na página?

Se você escolheu a segunda opção, então, já sabe porque uma política de devoluções que não funciona é um dos erros na loja virtual que podem prejudicar sua permanência no mercado.

Para evitar essa dor de cabeça, o único caminho viável é o da precaução. Ou seja: antes que o problema apareça, você deve ter uma política de trocas bem estabelecida e disponibilizá-la com facilidade para o consumidor.

Neste documento, devem constar não somente as condições para a troca, como, também, os prazos e o que cabe a você e ao cliente nesse processo.

5. Não ouvir o cliente quanto aos erros na loja virtual

Quem começa um empreendimento digital costuma se basear naquilo que o mercado já faz. Outro mecanismo muito utilizado é o de se colocar no lugar do cliente e, a partir daí, presumir o que o consumidor espera da empresa.

Isso até que é recomendável no início, mas não deve ser mantido para sempre. Sabe por quê?

Seus consumidores estão cercados de opções. Caso você se restrinja a fazer o mais do mesmo, os clientes não terão interesse em fechar pedidos na sua loja virtual. Para ganhar destaque na concorrência, é preciso oferecer exatamente o que procuram – e nada mais certeiro do que perguntar para eles.

Você pode aproveitar o pós-venda, por exemplo, e questionar seu cliente sobre como foi comprar na sua loja, bem como pedir sugestões de melhorias, caso ele tenha identificado algum problema.

O mercado digital é bastante promissor, mas nem por isso é livre de perigos. Contudo, sabendo por onde não seguir fica bem mais fácil trilhar o caminho do sucesso, não é mesmo?

Com o que vimos neste artigo, você está muito à frente da concorrência. Basta evitar os erros na loja virtual que compartilhamos aqui para aproveitar tudo o que o digital tem para lhe oferecer.

Quer saber o que mais você pode fazer para lucrar com um negócio digital? Confira esta lista que fizemos com mais dicas incríveis e até a próxima. 

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.