Abrir loja virtual ou não? Tire aqui sua dúvida!

Descubra porque abrir uma loja virtual é uma excelente oportunidade

Provavelmente, você já anunciou seus produtos na internet. Mas, à medida que as vendas crescem, é natural que surja a necessidade de ter sua própria plataforma e abrir loja virtual representa um importante passo nesta direção.

Possuir uma loja virtual permitirá que você crie sua própria identidade de marca e se envolva com os clientes de forma mais significativa, além de ser uma solução mais simples e acessível do que geralmente se pensa.

Todos sabem que a digitalização dos negócios levou à criação de toda uma nova economia. Seu crescimento explosivo, mesmo durante tempos de crise financeira, e sua dimensão mudaram radicalmente as formas de comercialização.

E o melhor de tudo é que abriu grandes possibilidades para que pequenos empreendedores possam alcançar o sucesso onde, no passado, só as grandes empresas podiam.

Afinal, devo abrir uma loja virtual?

Muitas empresas pequenas e de médio porte conseguiram construir negócios online bastante lucrativos. Na verdade, estudos demonstram que 90% de todas as vendas online são realizadas por pequenos empreendimentos.

Para tirar suas dúvidas e te ajudar nesse momento de decisão, listamos alguns benefícios de abrir uma loja virtual. Se você ainda não está convencido de que realmente vale a pena, continue a leitura e reavalie a sua decisão!

1. Percepção de maior profissionalismo

No mundo de hoje, sua empresa deve ter uma consistente presença online. Caso contrário, as pessoas simplesmente não levarão o seu negócio a sério. Uma boa loja virtual melhora a imagem da empresa e gera a sensação de profissionalismo.

Há pouco tempo, as empresas costumavam levar dias para entregar informações atualizadas de produtos ou serviços a seus clientes. Porém, as coisas mudaram desde então.

Hoje, você pode fazer virtualmente e em pouco tempo qualquer alteração na sua empresa e em conteúdos relacionados a seus produtos, publicar em sua loja virtual e compartilhar com o mundo inteiro.

2. Facilidade na hora de compor o estoque

Sua loja online é um posto avançado na internet. Em uma loja física, os clientes esperam sair com os produtos que acabaram de comprar, mas em uma loja virtual há um período de espera até receberem o que compraram.

A vantagem aqui é que você não precisará, por exemplo, correr o risco de comprar muitos itens para abastecer o estoque.

Em vez disso, você pode mostrar imagens dos produtos que oferece e as próprias ferramentas da loja virtual podem alertá-lo sobre os itens que estão acabando ou se estiver acontecendo aumento na demanda por uma determinada mercadoria.

Não importa se fabrica ou compra os produtos que vende, você será capaz de atender a demanda porque a acompanhará de perto.

3. Boa taxa de retorno com pouco investimento

Uma loja online custa menos para criar e gerir do que uma loja física e está se tornando cada vez mais fácil abrir uma graças ao surgimento de novas tecnologias.

Abrir loja virtual não requer grandes investimentos. Existem muitas ferramentas de baixo custo disponíveis hoje, que podem ajudar a criar a loja praticamente do zero, com plataformas corporativas dotadas de todos os recursos de e-commerce!

Sendo assim, uma loja virtual pode ser atualizada instantaneamente e quantas vezes você achar necessário. Por exemplo, para promover uma “oferta do dia” na página inicial sem a necessidade de arcar com material impresso.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Além disso, enviar uma mensagem de marketing por e-mail para 1.000 clientes cadastrados na loja virtual é mais barato do que enviar 100 boletins pelo correio.

4. Maior alcance de consumidores e vendas a qualquer dia e horário

Uma loja virtual permite que você faça negócios a partir de qualquer parte do globo e o administre sem sair de casa. Graças à internet, você pode até mesmo atingir clientes fora do país sem ter que investir grandes somas de dinheiro para isso.

A maior vantagem de lojas online é que elas estão abertas 24 horas por dia. Com a automatização dos processos de pagamento nas lojas virtuais, as vendas podem ser feitas a qualquer momento e os clientes podem comprar nos horários que melhor lhes convier.

Para realizar uma compra em lojas físicas, o cliente precisa, obviamente, percorrer o caminho que o levará até o PDV (Ponto de Venda). Ao comprar em uma loja virtual, essa distância é reduzida a um simples clique.

5. Atração de mais clientes com estratégias de marketing digital

Uma empresa local pode atingir alcance nacional ou, dependendo do produto, até mesmo internacional, ao utilizar estratégias eficazes de marketing digital.

Dessa forma, incrementa sua base de clientes potenciais: uma loja virtual é capaz de atrair clientes que, por variados motivos, não compraram antes.

É uma boa opção também se você deseja gastar menos com marketing ao mesmo tempo em que aumenta o alcance: a promoção online é mais precisamente dirigida a potenciais clientes.

Esta oportunidade de direcionar produtos e serviços a grupos específicos – com base na análise de dados de visitantes – melhora sua compreensão do perfil de cliente e do público-alvo.

Além disso, a inclusão de um espaço atraente para comentários e depoimentos de clientes oferece suporte aos esforços de marketing digital.

A visibilidade para o seu negócio também pode ser aumentada com o investimento em SEO (Otimização para mecanismos de busca – como o Google, por exemplo), o que torna uma loja virtual mais acessível para clientes que estejam realizando buscas por produtos similares aos que você oferece.

Todo este processo tem por finalidade o oferecimento de um excelente suporte aos clientes, o que estimula a fidelização com novas compras. É a velha e boa estratégia aplicada aos novos tempos: clientes felizes compram mais!

Abrir loja virtual traz benefícios para os empreendedores que ainda não têm nenhuma loja e comercializa seus produtos pelas redes sociais ou de modo mais informal e para os empreendedores que já têm uma loja física, mas ainda não estão presentes no mundo virtual. Todos saem ganhando com a criação de um novo canal de vendas online.

Os elementos determinantes para o sucesso ao abrir loja virtual são os mesmos aplicados aos empreendimentos tradicionais: uma boa ideia aliada a um eficiente plano de negócios que gere proposições de valor para clientes efetivos e/ou potenciais.

A partir daí, basta confiar na sua capacidade administrativa e determinação!

Pronto para abrir sua loja virtual? Entre em contato conosco e conheça as excelentes soluções para lojas online!

Este post tem 3 comentários

  1. Olá, eu e minha noiva fazemos vendas de vestuário para o público feminino em moda evangélica e cristã, fazemos isso somente pelo Instagram mas eu gostaria de receber mais informações sobre como montar e gerir uma loja virtual . posso receber esta ajuda de vocês? Desde já agradeço.

  2. quero montar uma loja virtual

  3. Gostaria de dicas pra abrir loja virtual. Obg

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.