Descubra como aumentar sua carteira de clientes

Qual é a maior preocupação de um empreendedor? Provavelmente, vender mais. Porém, só é possível vender mais quando a clientela aumenta. É nesse momento que surge um grande desafio: aumentar a carteira de clientes.

Uma empresa começa com uma pessoa, alguém com mais visão que os demais, que busca um jeito de fazer diferente. Talvez começar a vender algo personalizado na faculdade, espalhando a ideia para os amigos e conhecidos. E tudo dá certo inicialmente!

Mas tem uma hora que essa rede de contatos fica escassa, e o empreendedor precisa inovar para crescer. Essa é justamente a parte mais difícil do trabalho, pois até esse momento tudo vinha acontecendo naturalmente — mas agora é preciso várias informações para voltar a prosperar.

Pensando nisso, separamos neste artigo seis estratégias para você aumentar sua carteira de clientes e crescer muito mais! Confira!

1. Desenvolva um diferencial único

Sabe aquela loja maravilhosa? Exatamente essa que você pensou. Provavelmente, ela tem alguma coisa que as outras lojas não têm, e por isso é que podemos classificá-la como maravilhosa, não é mesmo?

Mas o que é esse fator único? É o produto? O ambiente? A forma de atendimento? Tudo pode ser um diferencial no final das contas, mas o que o torna único é o simples fato de ninguém conseguir imitar.

Para saber qual o seu diferencial, basta completar a frase: “as pessoas compram de mim porque eu sou a única que…”. Se você conseguiu, é porque já tem um diferencial único. Caso não tenha conseguido completar a frase, é melhor começar a pensar nesse assunto.

2. Peça ajuda para aumentar sua carteira de clientes

Alguns clientes compram regularmente com você e elogiam seu trabalho. Esses consumidores, além de uma fonte de renda, podem também ser seus maiores divulgadores.

Pensemos o seguinte: o ser humano tem uma característica bem peculiar — ele tende a se agrupar com semelhantes. É muito comum que todos os integrantes de um grupo tenham características que os aproxima.

A Psicologia dos Grupos garante que essa afirmativa é verdadeira. Logo, pessoas que consomem seus artigos têm amigos com gostos parecidos. Seguindo a lógica do pensamento, basta que seus clientes façam uma pequena divulgação entre amigos para você aumentar seu número de fregueses.

3. Ofereça vantagens para incentivar a primeira compra

A primeira compra de um cliente é sempre a mais difícil. Nesse momento, o freguês está com dúvidas sobre o produto, o vendedor e a loja. E é aí que as vantagens podem ser a porta de entrada da clientela.

Se a pessoa já quer o item — mas ainda está em dúvida sobre qualidade, preço, entrega, garantias, atendimento etc. —, basta um empurrãozinho para que ela finalize a compra. Pode ser um brinde, um desconto ou uma garantia.

Tudo depende do tipo de produto que você vende. Suponhamos que a peça que a futura cliente está de olho é um vestido, mas ela tem dúvidas se vai combinar com o sapato que tem em casa.

É possível oferecer reembolso total caso a cliente desista da compra depois de experimentar o vestido junto com o sapato, por exemplo. É uma ação simples, mas que pode promover a primeira compra.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

4. Abra uma loja virtual para atingir mais pessoas

Sua carteira de clientes pode ir além da turma da faculdade, dos amigos e das pessoas do seu bairro. Uma das formas de aumentar o alcance dos seus artigos é abrindo uma loja virtual.

Ter presença online é algo essencial, ainda mais se o objetivo é crescer e conquistar uma gama totalmente nova de fregueses. Não é difícil encontrar pessoas que atualmente só fazem compras utilizando a internet, ou quem pesquisa primeiro na web para só depois ir até a loja.

Outro detalhe sobre a loja virtual é que ela está 24 horas em funcionamento e é muito mais barata que um estabelecimento físico. Isso faz com que mais pessoas tenham acesso aos itens da loja enquanto o proprietário tem menos trabalho na hora de ofertar.

5. Acompanhe as tendências

Sempre que um novo produto se tornar destaque, coloque-o dentro de sua loja. Assim que algo começa a ser muito quisto, as pessoas tendem a ir atrás. Quem pode oferecer o item desejado acaba ficando na vantagem em relação aos concorrentes.

Nesse caso, a forma de aumentar a carteira de clientes é tentando manter a sua loja sempre atualizada, de acordo com as novas tendências. Ter produtos mais novos e itens que estão em alta propicia o aparecimento de clientes ávidos por eles.

Suprir a demanda do mercado é sempre a primeira regra de uma empresa bem-sucedida. Quando ficamos de olho em tendências, o que fazemos é nos preparar para as demandas futuras que, com certeza, vão acontecer logo — ficando um passo à frente da concorrência.

6. Foque na personalização do seu produto

É muito difícil disputar preço com lojas maiores que contam com produção em massa. Sendo assim, esse não pode ser o principal atrativo de um vendedor autônomo. Se não é possível apoiar a conquista de clientes em cima de preço, outra opção é a personalização.

Caso alguns produtos sejam únicos — por exemplo, produtos artesanais —, eles são a propaganda por si só. Se no caso o artigo da venda for roupas ou perfumes, é bom evitar aqueles vendidos em lojas populares, buscando sempre manter o produto mais personalizado possível.

A personalização pode ser feita nas embalagens, em montagem de kits, preparação para presentes ou no próprio produto, como foi dito acima. Basta que o cliente perceba valor na personalização para que ela possa ser usada.

Claro que nenhuma dessas ações tem valor se o consumidor não for bem definido. Atirar para todos os lados durante o crescimento de um empreendimento sempre parece uma boa ideia, mas que culmina na falta de foco.

Para crescer de maneira segura e aumentar a carteira de clientes, é sempre necessário buscar novidades tanto em relação aos produtos quanto às formas de atrair nova clientela. Quando se trata de inovação, o trabalho duro sempre é recompensado.

Essas são nossas dicas para que você aumente sua carteira de clientes. Gostou? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...