Como fazer as primeiras vendas da loja virtual?

As primeiras vendas de uma loja virtual são um dos maiores desafios para uma empresa que está iniciando no mercado. Depois de todos os investimentos para colocar o website no ar e compor um estoque inicial de mercadorias, quais são as melhores formas de atrair os primeiros clientes?

Nenhuma empresa consegue entrar no mercado com uma clientela já formada. É preciso muito esforço para conquistar os primeiros clientes e começar a criar sua credibilidade. Afinal, muitos consumidores ficam com um pé atrás em comprar de uma nova empresa que ainda não possui uma boa reputação.

Felizmente, a internet coloca à disposição diversas formas de mostrar ao público o seu empreendimento. Com um bom planejamento, é possível conquistar uma boa audiência antes mesmo de iniciar as atividades da empresa, facilitando no momento de fechar as primeiras vendas.

Veremos, neste artigo, algumas dicas de como realizar as primeiras vendas da loja virtual. Confira.

5 dicas para realizar as primeiras vendas da loja virtual

1. Indique a venda para pessoas próximas

A primeira dica é a boa e velha indicação para os amigos e familiares. Essas pessoas agregam uma característica benéfica e que o ajuda nas primeiras vendas: elas já têm confiança em você. Enquanto o público em geral sente dificuldade em confiar em uma empresa desconhecida, essas pessoas que já conhecem o empreendedor acabam tendo uma propensão maior a realizar compras.

Isso não significa que você deve obrigar os seus familiares a comprarem os seus produtos apenas para agradá-lo, e sim que tem a oportunidade de mostrar todos os benefícios do seu produto e convencê-los a realizar uma compra. Explore todos os seus contatos pessoais para começar a divulgação da sua marca.

Se você for bem-sucedido nessa etapa, pode iniciar as atividades empresariais conquistando vários novos clientes. Imagine que alguns familiares e amigos resolvem comprar na sua loja virtual e ficam impressionados com a qualidade. São grandes as chances de que eles indiquem para os seus amigos – gerando mais oportunidades de vendas, certo?

2. Anuncie em mídias sociais

As mídias sociais são suas grandes aliadas no momento de fechar as primeiras vendas. Como vimos, a desconfiança que muitas pessoas possuem em empresas desconhecidas não deve ser negligenciada, e as mídias sociais podem ajudá-lo a mudar esse panorama.

Esses ambientes reúnem inúmeras pessoas que podem estar interessadas na sua empresa, e é possível iniciar uma estratégia de publicação de conteúdos relevantes para o seu público, atraindo seguidores e mostrando a eles que você se importa com a sua satisfação – além de demonstrar que tem domínio sobre o segmento em que está inserido.

Além da geração de conteúdos, as mídias sociais permitem uma relação muito próxima ao cliente – com a possibilidade de responder a cada interação e provocar mais engajamento.

Outra ótima forma de explorar as mídias sociais é com o impulsionamento de publicações. Através das mídias pagas, você consegue aumentar a visibilidade da sua página entre o público que tem um potencial interesse nos produtos da sua loja virtual.

3. Realize campanhas e sorteios

As campanhas e sorteios são uma ótima forma de atrair o público interessado no seu produto. Com a utilização das mídias sociais, essas ações podem tomar proporções virais e alcançar milhares de pessoas, promovendo curtidas, comentários e compartilhamentos.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Encare essa como uma oportunidade de atrair uma boa quantidade de tráfego inicial e expandir a presença da sua loja no ambiente digital – mostrando ao público as características da marca e seus produtos. Para uma empresa que realmente consegue surpreender, isso pode ser o suficiente para conquistar diversos clientes e fechar várias vendas.

4. Envie e-mail para uma lista qualificada

Antes de inciar as atividades da sua loja virtual, procure identificar o maior número de interessados no seu produto e obter um e-mail para contato. Isso permite que você envie e-mails direcionados para uma lista qualificada – que são contatos que já demonstraram um mínimo interesse no seu produto e estão mais inclinados a fechar uma compra.

O relacionamento por meio de e-mails é uma forma muito boa de interagir com o público e criar oportunidades de venda. Afinal, você certamente já recebeu alguns deles com ofertas de lojas virtuais e que despertaram o seu interesse, não é?

5. Crie boas relações com os influenciadores

Você já ouviu falar sobre os influenciadores digitais? Eles são uma grande tendência do mundo digital, e podem ajudá-lo a fechar as primeiras vendas com a sua influência sobre um público específico.

Imagine uma celebridade da internet que tem um canal no Youtube sobre culinária com milhões de inscritos. No momento em que esse youtuber publica um vídeo indicando os produtos de uma loja virtual que vende molhos e temperos caseiros, por exemplo, o seu público cria uma boa percepção em relação àquela marca – e boa parte dos seus expectadores fará uma visita à loja virtual.

Ou seja, os influenciadores digitais têm um grande poder de persuasão em suas mãos. O simples fato de ter a sua loja virtual citada por essas pessoas pode garantir o interesse de um grande público – além de contribuir para a construção de uma boa autoridade no mercado.

Para explorar essa alternativa, o primeiro passo é descobrir quem são os maiores influenciadores dentro do segmento em que você está inserido. Em seguida, comece a buscar interações no ambiente digital ou considere o envio de amostras grátis do seu produto para eles.

Lembre-se: qualidade em primeiro lugar

São diversas as estratégias para conseguir fechar as primeiras vendas de uma loja virtual, não é? Entretanto, é importante se lembrar de que a qualidade entregue ao cliente deve estar sempre em primeiro lugar.

De nada adianta realizar várias vendas logo no primeiro mês de atividade, mas causar a insatisfação desse público. Mais do que criar oportunidades de venda, você deve surpreender os seus primeiros clientes para que eles voltem a consumir – e até mesmo indiquem a sua loja virtual para seus amigos e familiares.

E então, gostou das dicas de como fazer as primeiras vendas da loja virtual? Quais delas você pensa em aplicar no seu e-commerce? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta