Por que as pessoas realizam compras pela internet

Não é de hoje que sentimos os reflexos dos avanços da tecnologia em nossas vidas. De fato, a dinâmica do mercado mudou, e com ela mudaram os nossos hábitos enquanto consumidores.

Nesse contexto, realizar compras pela internet é um grande exemplo de como os nossos costumes de compra evoluíram. Atualmente, aliás, o comércio eletrônico apresenta números bem promissores.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor gera por volta de 718 mil empregos e, só no ano de 2016, registrou um faturamento de 53,4 bilhões.

E com estimativa de que, em 2017, o e-commerce nacional cresça em média 12%, em relação a 2016, e fature R$ 59,9 bilhões. Tais números demonstram o quanto fazer compras pela internet se tornou um padrão nos dias de hoje.

Mas, afinal, você sabe quais são as razões para tanto sucesso? Acompanhe o post de hoje e entenda por que o seu negócio não pode ficar de fora do mundo virtual!

Como as compras pela internet ajudam a expandir o meu negócio?

Ser dono do próprio negócio é uma tarefa que exige mesmo muito dinamismo por parte do empreendedor.

É preciso se manter atento às tendências e oportunidades capazes de transformar sua empresa em um empreendimento de sucesso. E, nessa busca por espaço no mercado, o comércio eletrônico tem sido um grande aliado — principalmente para o pequeno e médio empresário.

São diversos os fatores que levam a isso:

  • o e-commerce elimina barreiras geográficas, ampliando seu potencial de vendas;
  • além disso, reduz custos operacionais;
  • também facilita a gestão do negócio — já que, em plataformas de e-commerce, as atividades são centralizadas, possibilitando acompanhar mais facilmente os seus ganhos, por exemplo;
  • e ainda melhora a imagem da sua empresa.

E isso não é tudo! Como veremos adiante, comprar pela internet tem muitos outros benefícios, os quais fazem desse modelo de comércio um dos que mais vem se expandindo nos últimos anos.

Por que o consumidor prefere comprar pela internet?

Como dissemos, em um mundo globalizado e cada vez mais integrado, o consumidor tem se tornado bem exigente, buscando alternativas para realizar compras com mais conforto e agilidade. E é nesse cenário que a internet se tornou um novo canal de comércio.

Algumas características das plataformas digitais de compra têm atraído mais adeptos a essa modalidade. Mas o que faz delas tão interessantes? Confira agora as razões do crescimento do comércio eletrônico!

1. Eficiência

Sem dúvida, uma das maiores vantagens para quem opta pelo e-commerce é a eficiência que essa plataforma proporciona aos seus usuários.

Uma compra que, antes, exigiria do consumidor um considerável tempo para deslocamento, pesquisa de preço e marcas, além da negociação, hoje pode ser rapidamente finalizada em uma loja virtual.

E essa redução do tempo gasto — somada a uma logística eficiente, em que é possível acompanhar em tempo real o prazo de entrega e a localização da encomenda — traz muito conforto ao consumidor.

Em virtude de uma rotina atarefada e intensa, tal característica é um grande diferencial competitivo das empresas que se lançam no mercado online.

2. Credibilidade

Devido à evolução da tecnologia, as plataformas de comércio eletrônico estão em constante aprimoramento. Especialmente no que diz respeito à segurança — uma preocupação recorrente, diante da manipulação de dados bancários e pessoais no ambiente virtual.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Todo o investimento para garantir mais segurança contribuiu para que o antigo receio em realizar compras pela internet fosse gradativamente abandonado, tornando-se um hábito comum. E isso reflete positivamente na credibilidade do negócio.

Além disso, é interessante frisar que o simples fato de a empresa também exercer o comércio na internet já transmite a imagem de um negócio estável, que se preocupa com inovação.

3. Economia

Sabemos que quem compra pela internet está em busca de preços atrativos e vantajosos. Aliás, na maioria das vezes, o comércio eletrônico pratica valores abaixo daqueles do comércio convencional.

Ao reduzirem gastos com aluguel de espaço físico, funcionários e demais despesas advindas de uma loja física, o empreendedor virtual consegue reverter essa economia ao seu público-alvo. Com isso, as vendas são positivamente impactadas.

Afinal, qual consumidor não gosta de comprar um produto desejado por um preço justo?

4. Variedade de produtos

A variedade de produtos é, sem dúvida alguma, uma das características mais marcantes do comércio eletrônico.

Com o e-commerce, em um curto espaço de tempo o cliente tem acesso a todo um catálogo de produtos, de diferentes marcas e preços. Tal fator ainda confere comodidade e chances de uma compra mais vantajosa.

Isso acontece porque o empresário consegue colocar em sua loja virtual uma variedade maior de produtos, já que não há limitação de espaço, e abre a oportunidade de firmar parcerias com vários fornecedores.

Além disso, a internet facilita que esse indivíduo pesquise o mesmo produto em diversas lojas virtuais, comparando preços, prazos de entrega e condições de pagamento.

Só para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, existem cerca de 71 mil lojas virtuais em funcionamento do país. De fato, uma vantagem considerável, já que ele perderia mais tempo realizando tal pesquisa em lojas físicas.

5. Melhores condições de pagamento

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas nos dias de hoje. Atento a essa realidade, o e-commerce tem proporcionado mais facilidade ao consumidor na hora de realizar suas compras.

Não é rara, por exemplo, a possibilidade de realizar compras parceladas em diversas vezes, utilizando mais de um cartão ou até mesmo débito em conta. Tudo para que o cliente fique satisfeito e faça uma compra de acordo com as suas condições.

Bom, como você percebeu, fazer compras pela internet se tornou um hábito muito comum entre os brasileiros. E todas as vantagens apresentadas servem para explicar todo o sucesso do comércio eletrônico.

Hoje, uma empresa que deseja crescer, expandir seus horizontes e conquistar novos mercados não pode se manter alheia a essa forte tendência. Portanto, se o seu objetivo é se tornar um empreendedor de sucesso, pense nisso!

E aí, gostou das informações apresentadas? Não pare por aqui! Agora, assine a nossa newsletter e se mantenha ainda mais informado sobre esse e outros assuntos!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...