Inovar é mais simples do que se pensa: conheça alguns negócios inspiradores

Criar negócios lucrativos e sustentáveis é um grande desafio para qualquer empreendedor. Para facilitar essa jornada, a inovação pode ser uma grande aliada. Mas qual é o conceito de inovação? Como, onde e porque efetivamente inovar? As respostas para essas questões podem ser mais simples do que se pensa. Primeiramente, é preciso entender que inovação não se refere somente a descobertas e avanços tecnológicos e tampouco a inventar algo fantástico, nunca pensado antes. Muitas vezes a inovação pode ser confundida também com sistemas rápidos e inteligentes e até com competência empresarial. Porém, inovar é pensar e criar modelos de negócios que gerem valor efetivo aos clientes.

De acordo com Alex Osterwalder, o maior nome atual quando se fala em criar modelos de negócios inovadores, a tecnologia pode ser copiada, mas modelos de negócios são mais difíceis de serem imitados pela concorrência. Osterwalder inventou o Business Model Canvas, uma espécie de plataforma simples e dinâmica para montar um modelo de negócio. O grande diferencial do modelo proposto por ele é a flexibilidade, em que é possível alterar rapidamente as estratégias do negócio, conforme os novos direcionamentos perseguidos pela empresa. Seguindo os princípios de sua proposta, a inovação passa por novos desenhos de modelos de negócios, novas formas de gestão organizacional e desenvolvimento do cliente.

Outro ponto importante que o microempresário deve saber é que toda a inovação desenvolvida e aplicada dentro do negócio deve ser apresentada de forma eficiente ao mercado. Para isso, se faz necessário ter um plano de comunicação e marketing bem elaborado, de modo que a mensagem de que a empresa realmente tem algo inovador a oferecer ao cliente ultrapasse a barreira da percepção dos próprios colaboradores e atinja efetivamente os consumidores.

Tudo isso porque estima-se que atualmente as pessoas não compram mais apenas produtos e serviços porque são bons e baratos, mas também por causa das experiências que as marcas proporcionam. Sendo assim, a inovação está muito mais relacionada ao desenvolvimento de boas ideias e à criatividade do que propriamente de recursos financeiros. É preciso transformar todas as melhorias em valor real agregado para o cliente, a ponto de conseguir que esses consumidores sejam impactados pelo negócio, comentem sobre ele, compartilhem as experiências e se engajem publicamente com a marca.

Para inspirar, conheça abaixo alguns exemplos de microempreendedores brasileiros que inovaram em seus modelos de negócios:

Dress & Goé a primeira empresa on line de aluguel de vestidos de festas assinados por renomados estilistas e lojas de luxo. A empresa apostou no público formado por mulheres que acompanham as tendências e os grandes nomes da moda.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

* Giuliana Flores: há mais de duas décadas no mercado, a empresa é a maior floricultura da região da Grande São Paulo. No ano 2000, seguindo a tendência do e-commerce que começava a despontar, a Giuliana Flores lançou-se no formato online e hoje é uma das maiores do ramo no país.

* Pulseirismo: O empresário Diego Ciarlarielo começou a empresa já diretamente no meio virtual, devido ao baixo investimento que esse formato exige. Com R$ 1.500, ele montou um e-commerce focado apenas em pulseiras. A ideia deu certo e hoje a loja virtual de Diego é um sucesso.

* Camiseteria: a empresa trabalha com um conceito democrático, recebendo sugestões de estampas de ilustradores e artistas que são colocadas no website para serem votadas. As escolhidas pelo público são transformadas em camisetas de alta qualidade e acabamento. O artista ou designer que criou a estampa tem seu trabalho divulgado e recebe também uma quantia em créditos no website no momento da aprovação do layout, além de um prêmio em dinheiro. A grande sacada da empresa foi identificar primeiro a demanda do produto, para depois criá-lo. Quando a camiseta é fabricada para a venda, praticamente se torna um sucesso de vendas, pois já ganhou o aval do consumidor que votou na estampa.

Que tal começar a pensar em algo inovador para sua empresa e seus clientes? Conhece outros e-commerces inspiradores? Compartilhe conosco.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.