Inovar é mais simples do que se pensa: conheça alguns negócios inspiradores

Criar negócios lucrativos e sustentáveis é um grande desafio para qualquer empreendedor. Para facilitar essa jornada, a inovação pode ser uma grande aliada. Mas qual é o conceito de inovação? Como, onde e porque efetivamente inovar? As respostas para essas questões podem ser mais simples do que se pensa. Primeiramente, é preciso entender que inovação não se refere somente a descobertas e avanços tecnológicos e tampouco a inventar algo fantástico, nunca pensado antes. Muitas vezes a inovação pode ser confundida também com sistemas rápidos e inteligentes e até com competência empresarial. Porém, inovar é pensar e criar modelos de negócios que gerem valor efetivo aos clientes.

De acordo com Alex Osterwalder, o maior nome atual quando se fala em criar modelos de negócios inovadores, a tecnologia pode ser copiada, mas modelos de negócios são mais difíceis de serem imitados pela concorrência. Osterwalder inventou o Business Model Canvas, uma espécie de plataforma simples e dinâmica para montar um modelo de negócio. O grande diferencial do modelo proposto por ele é a flexibilidade, em que é possível alterar rapidamente as estratégias do negócio, conforme os novos direcionamentos perseguidos pela empresa. Seguindo os princípios de sua proposta, a inovação passa por novos desenhos de modelos de negócios, novas formas de gestão organizacional e desenvolvimento do cliente.

Outro ponto importante que o microempresário deve saber é que toda a inovação desenvolvida e aplicada dentro do negócio deve ser apresentada de forma eficiente ao mercado. Para isso, se faz necessário ter um plano de comunicação e marketing bem elaborado, de modo que a mensagem de que a empresa realmente tem algo inovador a oferecer ao cliente ultrapasse a barreira da percepção dos próprios colaboradores e atinja efetivamente os consumidores.

Tudo isso porque estima-se que atualmente as pessoas não compram mais apenas produtos e serviços porque são bons e baratos, mas também por causa das experiências que as marcas proporcionam. Sendo assim, a inovação está muito mais relacionada ao desenvolvimento de boas ideias e à criatividade do que propriamente de recursos financeiros. É preciso transformar todas as melhorias em valor real agregado para o cliente, a ponto de conseguir que esses consumidores sejam impactados pelo negócio, comentem sobre ele, compartilhem as experiências e se engajem publicamente com a marca.

Para inspirar, conheça abaixo alguns exemplos de microempreendedores brasileiros que inovaram em seus modelos de negócios:

Dress & Goé a primeira empresa on line de aluguel de vestidos de festas assinados por renomados estilistas e lojas de luxo. A empresa apostou no público formado por mulheres que acompanham as tendências e os grandes nomes da moda.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

* Giuliana Flores: há mais de duas décadas no mercado, a empresa é a maior floricultura da região da Grande São Paulo. No ano 2000, seguindo a tendência do e-commerce que começava a despontar, a Giuliana Flores lançou-se no formato online e hoje é uma das maiores do ramo no país.

* Pulseirismo: O empresário Diego Ciarlarielo começou a empresa já diretamente no meio virtual, devido ao baixo investimento que esse formato exige. Com R$ 1.500, ele montou um e-commerce focado apenas em pulseiras. A ideia deu certo e hoje a loja virtual de Diego é um sucesso.

* Camiseteria: a empresa trabalha com um conceito democrático, recebendo sugestões de estampas de ilustradores e artistas que são colocadas no website para serem votadas. As escolhidas pelo público são transformadas em camisetas de alta qualidade e acabamento. O artista ou designer que criou a estampa tem seu trabalho divulgado e recebe também uma quantia em créditos no website no momento da aprovação do layout, além de um prêmio em dinheiro. A grande sacada da empresa foi identificar primeiro a demanda do produto, para depois criá-lo. Quando a camiseta é fabricada para a venda, praticamente se torna um sucesso de vendas, pois já ganhou o aval do consumidor que votou na estampa.

Que tal começar a pensar em algo inovador para sua empresa e seus clientes? Conhece outros e-commerces inspiradores? Compartilhe conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Envie este artigo para um amigo...

WhatsApp
Facebook
Email
Twitter
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...