Como montar uma loja virtual?

Muitos empreendedores estão iniciando seu próprio negócio, utilizando as ferramentas da internet e inúmeras possibilidades que ela oferece para divulgar e vender. Assim, promover seu produto ou serviço requer muitas vezes um site, mais especificamente uma loja virtual. A loja virtual, diferente de um site institucional, oferece funcionalidades através das quais você pode exibir seus produtos, fotos, preço e o consumidor pode adquirir sem sair de casa. Mas como ocorre todo esse processo?

Descomplicando a criação de uma loja virtual

Quando uma pessoa comum se depara com a necessidade de ter uma loja virtual, ela pode ficar insegura, pois parece coisa de outro mundo, sendo a criação restrita somente aos programadores. Mas hoje existem diversas plataformas de e-commerce, com processos simples para cadastro do produto – você aprende a mexer num instante, tendo controle do que ocorre, acompanhamento de pedidos, entre outros. Mas vamos falar do começo. O processo para abertura de uma loja virtual envolve:

Escolha da plataforma

Opte sempre por plataformas que ofereçam personalização de layout (para que seu site não seja igual ao dos concorrentes), dê boas opções nas formas de pagamento, seja segura, faça cálculo de frete. Quanto mais ferramentas oferecer, melhor, pois tanto o empreendedor quanto o cliente tem mais usabilidade no site, tornando a experiência de compra simples e agradável.

Sistemas de segurança para o e-commerce

Os consumidores ainda sentem receio ao comprar pela internet, principalmente o público mais velho, habituado às compras no ponto de venda físico. Sendo assim, invista em plataformas que ofereçam alto nível de segurança para que os dados de cadastro dos seus clientes estejam seguros. Além disso, busque fornecedores de segurança para e-commerce, a fim de que você tenha SSL, Secure Socket Layer e Scan de Aplicação e IP. Estes dois são básicos em qualquer plataforma, pois protegem seu banco de dados e evitam fraudes.

Cadastro de Produtos

Certifique-se, ao cadastrar os produtos na loja virtual, de que tenha todos em estoque. Assim, nenhum usuário terá experiência frustrante de tentar comprar ou clicar em uma oferta e constar “fora de estoque”.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Propaganda da sua loja virtual

Todo negócio online pede uma boa estratégia de marketing. Assim, crie um blog, redes sociais, invista em anúncios no Google. Todos eles, quando bem aplicados, levam compradores potenciais para sua loja virtual. Se você tem dúvidas a respeito de como fazer isso, busque um profissional qualificado para tal, caso contrário, seus gastos podem ser altos e o esforço irrelevante.

Logística em Loja Virtual

Essa parte é a mais sensível para muitas lojas, fonte de insatisfação dos clientes. Muitas escolhem os Correios como forma de entrega. Caso escolha uma transportadora, pesquise muito antes de fechar a parceria, para que a empresa seja séria no ramo, transporte com qualidade e no prazo. Além disso, uma plataforma que dê facilidade no acompanhamento de pedidos vai dar mais confiança e tranquilidade ao consumidor.

Quando você encontra uma plataforma que ofereça as ferramentas necessárias para iniciar sua loja virtual, vai ver que é muito simples, bastando um bom gerenciamento. A Boxloja é uma empresa comprometida com o sucesso do seu e-commerce, sendo que tem funcionalidades inteligentes a fim de que o empresário tenha autonomia ao vender na internet. Conheça!

Este post tem um comentário

  1. Opa

    Admirei muito este conteúdo.

    Abraços!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.