Aprenda como montar loja virtual de cosméticos e venda online

O mercado de cosméticos está em constante alta, apesar da crise no nosso país. Isso se deve muito ao fato de que o consumidor não consegue abrir mão desses itens em seu dia a dia.

Afinal, quando ele não consegue comprar um produto devido ao seu preço alto, substitui por outro que seja mais barato.

Além disso, de acordo com a Abihpec — Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos —, esse mercado cresce a uma média de 10% todos os anos.

Podemos também destacar o papel da internet na vida do consumidor, que está cada vez mais empoderado devido à sua facilidade em acessar qualquer informação e consultar preços.

Soma-se a isso a questão de que comprar pela internet vem se demonstrando um bom negócio a cada dia, muito pela facilidade do processo de fazer tudo pelo computador e depois receber o produto em casa.

Com essa oportunidade em mãos, se você ainda está pensando em abrir uma loja virtual de cosméticos, o momento ideal é agora.

Se está com dúvidas sobre como montar loja virtual nesse segmento, acompanhe o nosso passo a passo e mãos à obra!

1. Escolha um nicho

No setor de cosméticos, há vários segmentos de produtos para todo tipo de público. Por isso, a primeira dica é que você não tente agradar a todo mundo de uma vez. Isso fará com que você não tenha foco, podendo prejudicar o negócio.

Então, escolha um nicho e foque nele! E como já dissemos, há uma enorme variedade para você escolher.

Por exemplo, você pode focar no público feminino oferecendo maquiagens, ou então trabalhar somente com produtos que estejam ligados aos cuidados do público infantil.

2. Estude o modelo de negócio

Após definir o nicho em que vai atuar, é de extrema importância que você estude e entenda o seu modelo de negócio.

Fazendo isso, será possível compreender todos os aspectos que fazem a máquina desse setor girar. É possível utilizar algumas ferramentas para conseguir fazer esse estudo. Uma delas é o Canvas.

Com o Canvas, é possível entender qual será a sua proposta de valor, o segmento de clientes, os parceiros estratégicos, assim como os seus canais de distribuição, custos, receitas, entre outros fatores importantes.

3. Faça um Plano de Negócios

Planejamento é essencial para qualquer negócio. No processo de como montar loja virtual não é diferente!

O fato é que muitas empresas acabam se perdendo no meio do caminho de sua operação, pois não investiram tempo na construção desse aspecto lá no início. Portanto, sugerimos que isso seja feito, e a melhor maneira é por meio de um Plano de Negócios.

O Plano de Negócios será um dos principais guias para o seu negócio, o qual apresentará um planejamento completo baseado em seus objetivos e metas. A partir disso, é possível desdobrá-lo em ações práticas e concretas.

4. Corra atrás da documentação necessária

Você já deve imaginar que há regras para se vender todo tipo de produto. No mercado de cosméticos não é diferente. Em alguns casos, elas são até um pouco mais rígidas que o comum.

Portanto, não seja negligente com essa parte! Verifique todos os detalhes dos documentos necessários para poder vender os produtos escolhidos.

Atente-se também se eles são de circulação controlada e exigem fiscalização de órgãos de saúde.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

5. Invista em Marketing de Conteúdo

Lembra quando falamos no início sobre o papel da internet na vida das pessoas? Pois bem, é nesse ponto que você poderá se diferenciar de seus concorrentes.

Para utilizar a web a seu favor, é preciso que você produza conteúdo para estreitar o relacionamento com clientes e também mostrar que é referência no assunto.

Esse é um passo crucial para a construção da sua reputação nesse mercado, portanto, dedique um tempo para ações que envolvam marketing de conteúdo. Elas podem ser mediante um blog, videos e newsletter, por exemplo.

6. Valorize o seu produto

Tenha em mente que a internet não proporciona para o consumidor a mesma experiência das compras locais, pelo fato de não ser possível ver ou tocar o produto no momento da compra.

Por isso, valorize o seu produto ao máximo com fotos de qualidade, mostrando todos os seus detalhes e características, além de fornecer uma descrição completa e também suas recomendações de uso.

Entenda que, nas vendas online, a decisão da compra pode ser eliminada muito facilmente. Para que isso não ocorra, o cliente deverá estar seguro e sem dúvidas, então, contribua para que ele consiga finalizar a compra.

7. Não se esqueça das redes sociais

As redes sociais são fortes aliadas no processo de vendas pela internet. Afinal, é bem provável que o seu público-alvo passe boa parte do tempo por lá.

Mais do que divulgar seus produtos, o segredo é criar uma comunicação que seja verdadeira e próxima do cliente.

Utilize também as postagens para estimular a interação pessoal, sugerindo que as pessoas respondam com comentários, marquem seus amigos e peça para que compartilhem as suas publicações.

8. Atenda bem os seus clientes

Não basta montar a loja virtual e colocar os produtos a venda. É preciso atender bem os clientes. Mas como fazer isso de forma online?

Disponibilize bons canais de comunicação para que ele possa tirar qualquer dúvida sobre a sua compra ou fazer qualquer outra solicitação. Esses canais podem ser desde um simples e-mail de SAC, chat online e até um telefone próprio.

Não se esqueça de levar em conta as regras do Código de Defesa do Consumidor ao estabelecer as regras de atendimento.

9. Faça as contas

Por fim, não se esqueça de fazer as contas. Assim como qualquer outro negócio, será preciso fazer um investimento inicial para que ele ganhe vida.

Então, não deixe de levar em consideração o custo do próprio site, além de gastos administrativos e relacionados à aquisição dos produtos que serão vendidos.

Tente entender também se será necessário um capital de giro para manter a empresa em seus primeiros dias de operação.

O primeiro passo, enfim, é tomar a decisão e se preparar corretamente. Se nossas dicas de como montar loja virtual de cosméticos foram úteis, chegou o momento de partir para a ação.

A Boxloja tem as melhores soluções para e-commerce. Entre em contato conosco e veja o que temos a oferecer para você pelo melhor custo-benefício do mercado!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.