O que fazer quando o cliente solicitar a devolução do produto?

Poucas coisas podem ser tão dolorosas para um empreendedor do que receber uma mensagem alertando que o cliente deseja realizar a devolução do produto. O lucro de uma venda bem sucedida dá lugar a um angustiante procedimento que, na maioria das vezes, acaba trazendo consigo prejuízo financeiro para a sua empresa. Mas isso não precisa ser assim. Na verdade, não é assim que você deve encarar um pedido de devolução, você deve encará-lo como uma oportunidade!

Por mais contraditória que pareça a ideia de ser uma oportunidade, siga comigo. Prometo que até o final desse artigo você estará convencido disso.

Tenha uma política de devolução clara e acessível

Vamos começar do início. É muito importante que você tenha no seu site, em local de fácil acesso para o cliente, uma política de devolução bem elaborada. Mesmo os clientes que acabam não optando por realizar a devolução após a compra podem ser influenciados por essa possibilidade na hora de efetuar a compra. Além disso, uma política de devolução bem clara e detalhada, com prazos e condições definidos, evita problemas com aquelas pessoas má intencionadas que compram o produto já com o intuito de devolvê-lo.

Retroceda para avançar

Alguma vez você já realizou uma devolução de produto? Ou ouviu relatos de algum parente ou amigo? Na maioria das vezes, é um processo lento e burocrático, que traz muita dor de cabeça e insatisfação para o cliente. Por conta disso é comum que as pessoas já solicitem a devolução conscientes de que terão que encarar um certo estresse no procedimento. E é aí que você entra.

A devolução de um produto, no momento em que ocorre, pode representar um prejuízo para você, mas a longo prazo, uma devolução rápida e eficaz pode conquistar um cliente – e um cliente satisfeito traz com ele vários outros clientes potenciais. “Retroceder para avançar” é a filosofia por trás de tornar a devolução de um produto uma oportunidade. Ao prezar por um bom atendimento e ser atencioso com o cliente quando ele desejar devolver o seu produto, você estará, na verdade, realizando um investimento.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Facilite o processo

Para isso tudo funcionar na prática, facilite todo o processo para o seu cliente. Utilize como base a sua política de devolução e faça o possível para resolver a questão o mais rápido possível, instruindo sobre como proceder e respondendo a dúvidas rapidamente. Assim você se livra de uma tarefa, podendo dar atenção a outros clientes, e também deixa seu cliente feliz.

Entenda os motivos

Busque entender os motivos pelos quais o seu cliente está solicitando a devolução. Foi por uma questão pessoal? O produto chegou com defeito? O produto era diferente do que ele esperava? Se for isso, é por uma falha de descrição no seu site? Saber essas informações é importante para você se precaver e evitar novos pedidos de devolução.

Afinal, quando eu disse que a devolução era uma oportunidade eu não estava querendo dizer para você investir em devoluções, e sim que é possível transformar uma situação imprevisível que, à primeira vista, é negativa, em algo positivo. Espero que tenha conseguido convencer você disso. Siga as dicas apresentadas para tirar o melhor proveito da situação e conquistar seus clientes!

O que achou do post de hoje? Confira outras dicas como esta em nossa página!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...