O que você precisa saber para montar uma loja virtual?

Início/E-Commerce/O que você precisa saber para montar uma loja virtual?

Montar uma loja virtual é o sonho de muitos brasileiros que enxergam as oportunidades que esse mercado oferece. Com baixos custos para o início das operações, a atividade de venda de produtos online pode ser muito promissora – basta que o empreendedor faça um bom planejamento para entrar com tudo no mercado.

A abertura de uma loja no centro da sua cidade gera gastos com locação de sala comercial, reforma, contratação de funcionários, entre outras complicações. Já a abertura de uma loja virtual reduz drasticamente esses custos e permite que você atenda pessoas que moram em qualquer local do Brasil (ou, até mesmo, em outros países).

Entretanto, um empreendedor precisa estar preparado para montar uma loja virtual de sucesso no mercado, e, a seguir, listamos tudo o que você precisa saber antes de iniciar as vendas. Vamos lá?

O que você precisa saber antes de montar uma loja virtual?

Muitas pessoas acham que montar uma loja virtual se limita a comprar mercadorias e criar um site para revendê-las para clientes interessados. Apesar de essa ser a lógica básica por trás de um e-commerce, existem atividades que prestam suporte para que as vendas realmente aconteçam.

A principal etapa de uma loja virtual de sucesso é o planejamento das atividades para que as operações fluam de forma positiva. Confira tudo o que você deve saber para iniciar o seu negócio com o pé direito.

Qual é o propósito da sua empresa?

Apesar de uma empresa ter como objetivo alcançar o lucro, é preciso que você reflita sobre o propósito pelo qual está abrindo a sua loja virtual. Como os seus produtos podem ter um impacto positivo na vida dos seus clientes? O mundo será um lugar melhor com as atividades desenvolvidas pelo seu negócio?

A sua empresa não precisa ter um propósito nobre e nem salvar o mundo, mas é importante que você tenha a visão de como pode ter um impacto positivo. Uma empresa que comercializa temperos personalizados permite que os seus clientes cozinhem pratos de qualidade e façam refeições deliciosas para dividir com seus entes queridos – produzindo um efeito positivo naquele contexto.

Como a sua loja virtual se posicionará no mercado?

Certamente, existem várias outras lojas virtuais atuando no mesmo nicho em que você deseja entrar, não é? Por esse motivo é tão importante acertar no posicionamento de mercado – explorando aquelas oportunidades que ainda não foram notadas pelas empresas concorrentes.

Em vez de criar uma loja de utensílios de jardinagem como qualquer outra, um empreendedor poderia focar nas pessoas que desejam plantar dentro de casa em ambientes pequenos – disponibilizando utensílios específicos para essa finalidade e ampliando o mix de produtos com outros artigos decorativos, que podem ser do interesse desse público.

Quem é o seu público-alvo?

Após compreender o melhor posicionamento para a sua empresa, você tem todas as condições de conhecer melhor quem é o seu público-alvo. Quanto mais informações você tem sobre os seus gostos e necessidades, mais assertivo pode ser na escolha do mix de produto, valores praticados, identidade visual do site e ações de marketing desenvolvidas.

É preciso cuidar da burocracia envolvida na abertura da empresa

Montar uma loja virtual também envolve vários registros para que a empresa possa operar legalmente – assim como qualquer outra pessoa jurídica no Brasil. Portanto, se prepare para o seu registro na Receita Federal, na prefeitura do município, na Junta Comercial e fazer definições sobre a natureza jurídica e forma de tributação.

As finanças são fundamentais para o sucesso

Muitos empreendedores não dão a atenção necessária para as finanças de suas empresas, mas a verdade é que um negócio só consegue sobreviver e crescer no mercado com uma boa situação financeira. Por essa razão, é importante planejar os custos iniciais para abrir a empresa e reservar um capital de giro para manter as operações nos primeiros meses – sempre controlando o fluxo de caixa rigorosamente.

Desenvolva ações de marketing para ser notado

É muito difícil montar uma loja virtual e conquistar ótimos resultados de vendas logo no primeiro mês, não é? É preciso desenvolver diversas ações de marketing para que as pessoas comecem a notar a sua marca e para despertar o interesse pelos seus produtos. Comece a planejar essas estratégias antes mesmo de iniciar as atividades para não perder tempo.

Estruture as atividades operacionais

Apesar de parecer uma estrutura bastante simples, uma loja virtual precisa ter as suas operações bem estruturadas para que fluam da melhor forma possível – oferecendo uma boa experiência para o consumidor. Veja as principais rotinas que devem ser planejadas:

  • Estoque de produtos. Como você vai estocar as mercadorias da sua loja? Quais as quantidades ideais de cada um dos produtos vendidos? E quais os custos você terá com a armazenagem?
  • Canais de atendimento. Você fará vendas apenas pelo site da sua loja virtual? Fará atendimentos pelas redes sociais, e-mail, WhatsApp e telefone?
  • Relacionamento com fornecedores. Procure encontrar fornecedores confiáveis e crie um bom relacionamento com eles para garantir um atendimento de qualidade ao seu cliente.
  • Formas de pagamento. Quais formas de pagamento serão oferecidas para o público? Quanto maior for a diversidade, maiores as chances de agradar os clientes.
  • Logística e frete. Encontrar uma boa forma de agilizar a baratear a entrega dos produtos é fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Faça um bom estudo a respeito disso antes de montar a sua loja.

Como montar uma loja virtual?

Abordamos ao longo deste artigo algumas informações que você deve saber para montar a sua loja virtual. Entretanto, também é preciso compreender como colocar isso tudo em prática, não é? A criação da página da sua empresa é uma etapa fundamental nesse processo.

Para tirar a sua ideia do papel e torná-la real, é preciso escolher uma plataforma que tenha os recursos necessários – incluindo a gestão de pedidos, ferramentas de marketing, gestão de produtos, configurações de entrega, relatórios e estatísticas, entre outros.

Você gostou das informações para montar uma loja virtual? A Boxloja é uma plataforma de lojas virtuais que reúne todos os recursos necessários para a criação de um negócio de sucesso. Descubra todas as funcionalidades em nosso site e até a próxima. 

Receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente!

Um Comentário

  1. Renata Cardoso 31/07/2018 em 10:52 - Responder

    É necessário ter CNPJ para abertura da loja virtual ?
    Pretendo vender roupas on-line, porém não tenho CNPJ.

Deixar Um Comentário