Ofereça programa de fidelidade para reter clientes

Um programa de fidelidade bem estruturado pode ser um diferencial para manter os seus clientes por perto – gerando vendas recorrentes que contribuem para uma boa lucratividade. Em vez de fechar apenas uma venda, é possível pode levar os consumidores a procurarem constantemente pela sua loja virtual.

Você já almoçou em um daqueles restaurantes que entregam uma cartelinha com um carimbo para cada almoço no estabelecimento, oferecendo uma refeição grátis após completá-la? Esse é um ótimo exemplo de um programa de fidelidade que incentiva os clientes e voltarem para consumir.

Essa mesma lógica pode ser levada para o seu e-commerce e potencializar os seus resultados de vendas!

Como funciona um programa de fidelidade?

A lógica de um programa de fidelidade é bem simples: você oferece benefícios aos consumidores frequentes na sua loja virtual, incentivando que sejam feitas mais compras para melhorar as recompensas.

O que varia muito é a forma como você coloca isso em prática. Para os e-commerces, uma estratégia comum é conceder pontos proporcionais ao valor gasto dentro da loja – de uma forma semelhante aos programas de pontos dos cartões de crédito.

Assim, uma compra de R$500 poderia dar 5.000 pontos, e outra de R$100 daria 1.000 pontos. Com 50.000 pontos, esse cliente obteria um grande desconto na sua próxima compra, ou, então, os trocaria por um produto específico – que pode estar no mix da loja ou ser exclusivo.

Por que oferecer programa de fidelidade?

Um programa de qualidade gera diversos benefícios para a sua loja virtual. Veja quais são eles:

  • Compras recorrentes e retenção de clientes. O benefício mais notável de um programa de fidelidade é o aumento no número de vendas por conta do incentivo dado pelas recompensas – resultando na retenção de clientes.
  • Conhecimento sobre os clientes. Você consegue facilmente identificar quem são os seus melhores clientes e pode aprender mais sobre eles com o uso de um programa de fidelidade.
  • Diferencial competitivo. Em um mercado tão concorrido, oferecer um programa de fidelidade pode ser considerado um diferencial competitivo para sair na frente dos concorrentes.
  • Redução de custos com a fidelização. Fidelizar os clientes nem sempre é uma tarefa simples, mas um programa de fidelidade pode ajudá-lo nessa missão, sem aumentar as despesas.
  • Engajamento do público. Um programa de fidelidade costuma mobilizar o público e gerar engajamento – aumentando, também, a visibilidade sobre a sua marca.

Boxloja: a plataforma para colocar o seu programa de fidelidade em prática!

Para colocar em prática o seu programa de fidelidade, é fundamental que a sua loja virtual conte com uma plataforma que reúna os recursos necessários para implantar essas mudanças, certo? A Boxloja oferece ferramentas de marketing para auxiliá-lo a potencializar os resultados de vendas – incluindo uma funcionalidade para implementar um programa de fidelidade.

Com a Boxloja, você pode criar uma loja virtual em apenas 15 minutos – sem a necessidade de conhecimento sobre programação ou design. Além disso, a plataforma oferece diversos recursos importantes para uma loja virtual: gestão de pedidos, ferramentas de marketing, gestão de produtos, integração com outras ferramentas e acesso a relatórios e estatísticas.

O que você está esperando para iniciar o seu programa de fidelidade para reter clientes? Acesse a Boxloja e faça um teste gratuito de 15 dias!