calendario

As principais datas do ano para vender online

Quer expandir o seu negócio e se fazer presente na vida dos consumidores nas diversas épocas do ano? Uma dica valiosa é se preparar, com antecedência, para os períodos de sazonalidade. Isso porque as datas comemorativas, além de virem acompanhadas pela emoção, andam lado a lado com a grande procura por produtos e serviços para presentear alguém. São períodos em que o consumo é bastante estimulado e, por isso, há bastante movimentação no comércio virtual.

No Brasil, as cinco datas comemorativas mais importantes são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. No entanto, a busca por presentes e serviços em outras datas do ano também é grande e merece destaque. Confira a relação que preparamos para auxiliar na sua preparação para as vendas.

Carnaval – mês de fevereiro ou março

O Carnaval atrai clientes em busca de fantasias e adereços para pessoas de todas as idades. Além disso, artigos para festas temáticas também são muito procurados. Produtos para viagens, como malas e acessórios, também costumam vender bem. Pacotes de viagem ou hospedagem em hoteis estão entre os serviços bastante requisitados.

Dia da Mulher – 8 de março

A data é uma excelente oportunidade para vender todo tipo de artigo feminino. Cresce bastante a procura de presentes para homenagear mães, esposas, namoradas, amigas ou mesmo colegas de trabalho. Se você tem produtos ou serviços que possam agradar a esse variado público, coloque-os em evidência!

Páscoa – 40 dias após o Carnaval

Nesse período, as estrelas são os chocolates: ovos de páscoa, caixas de bombons, colombas, e cestas dominam a procura dos consumidores. Mas você pode aproveitar a data para fazer promoções especiais de presentes para quem não quer gastar dinheiro com a guloseima.

Dia da Sogra – 28 de abril

Muitos genros e noras têm o hábito de presentear aquela que gerou a pessoa amada. Por esse motivo, o Dia da Sogra pode ser considerado uma data relevante para as vendas. Criar promoções ou seleções/kits de produtos para cada perfil de sogra pode atrair o consumidor à sua loja.

Dia das Mães – segundo domingo de maio

A segunda data que mais movimenta o comércio é o Dia das Mães. Afinal, todos são filhos, e isso representa uma grande busca de presentes durante o período: roupas, acessórios, calçados, aparelhos eletrônicos, viagens, maquiagem, perfumes e até experiências diferentes podem ser oferecidos aos consumidores.

Dia dos Namorados – 12 de junho

Seguindo um perfil específico de namorado (a) ou pegando embalo nas tendências, os casais usam a criatividade ao contratar serviços ou adquirir produtos para presentear e comemorar a data com a pessoa amada. Por isso, capriche nas ideias!

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Dia dos Avós – 26 de julho

O mercado de produtos específicos para a terceira idade começou a apostar no Dia dos Avós para atrair quem gosta de presenteá-los. Porém, como nem todos os avós estão na terceira idade, não se intimide: sua loja também pode (e deve) aproveitar a ocasião para promover os produtos.

Dia dos Pais – segundo domingo de agosto

Artigos masculinos de todos os tipos, assim como produtos eletrônicos, livros, cosméticos e viagens, são muito buscados nesse período para presentear os pais. Aposte também na criação de promoções especiais, kits de produtos e lançamentos exclusivos para eles.

Dia da Secretária – 30 de setembro

Os gestores das empresas costumam presentear as secretárias que estão diretamente envolvidas com sua rotina profissional como forma de agradecimento. De flores a artigos de papelaria, discos, livros e bombons, há uma grande variedade de itens que sua loja pode oferecer a elas.

Dia das Crianças – 12 de outubro

As crianças ficam ansiosas por essa data, que atrai maiores buscas por brinquedos e jogos. Não deixe de caprichar no visual lúdico de sua loja, com cores chamativas e ilustrações simpáticas para lembrar aos adultos da mágica e das expectativas que rondam os pequenos nesse dia.

Dia das Bruxas (Halloween) – 31 de outubro

Se você trabalha com fantasias e adereços, este é um grande momento para as vendas. Artigos para a decoração das festas também fazem muito sucesso.

Natal – 25 de dezembro

Para o mercado, o período do Natal é o melhor de todo o ano. Ele atende a todos os perfis: homens, mulheres, mães, pais, filhos, crianças, avós, adolescentes. Por isso, é a data que mais movimenta o comércio e que merece muita atenção na preparação para as vendas. Capriche no estoque, nos preços e no visual de sua loja, pois o importante, nesta época em que as pessoas estão focadas em escolher os melhores produtos e valores, é se destacar da concorrência!

Anotou todas as datas? Então, por que não aproveitar as melhores épocas do ano para aumentar e garantir o sucesso das suas vendas online? Se você já tem experiência com o fluxo de vendas nessas datas, compartilhe conosco nos comentários! 

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.