Como crescer sua loja virtual e atrair mais clientes com Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma nova forma de fazer marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas para a loja online, ao invés de simplesmente comprá-las. À forma antiga, dá-se o nome de Outbound Marketing.

Apesar de ser amplo e difícil de caracterizar dentro do e-commerce, pode-se dizer que o Inbound Marketing envolve SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais. O princípio de qualquer campanha da loja virtual é tentar despertar o interesse do público-alvo, por meio de compartilhamentos de conteúdo direcionado, visando estreitar a comunicação e criar uma relação sólida.

Estatísticas

  • Segundo 92% dos profissionais de marketing americanos, seu uso é imprescindível no atual cenário econômico.
  • Cerca de 75% das agências de comunicação usam o Marketing Inbound.
  • O Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing.
  • A taxa média de retorno sobre investimento (ROI) obtido nas campanhas é de 275%.
  • Ultimamente, as equipes de marketing destinam 34% da verba no Inbound, 11% a mais do que no marketing tradicional.

As diferenças entre Inbound e Outbound

O que caracteriza o Outbound marketing é a interrupção. Por exemplo, quando o leitor se depara com uma propaganda de duas páginas no meio da matéria. Ou quando o telespectador precisa esperar uma propaganda, que nem é direcionada a ele, para continuar assistindo ao seu programa favorito. Esse marketing já foi mais eficaz, mas a internet e a seletividade do público tornaram o Outbound um tanto ultrapassado.

Em compensação, o Inbound é uma maneira de gerar a comunicação direta com o público-alvo sem usar uma interrupção, ideal para o e-commerce. Ele causa mais impacto sem precisar ser invasivo. Dessa forma, aumenta as chances de vendas online. A mensuração do resultado também é mais fácil, pois é preciso acompanhar em tempo real os dados da campanha. No Outbound isso só é possível com pesquisas das campanhas anteriores. Ou seja, além de ser mais arriscado, custa mais à loja online.

O processo de Inbound Marketing

São quatro elementos principais nas campanhas da lojas online: e-mail, SEO, Mídias Sociais e blogs. Cada um espalhará a mensagem da sua forma e atrairá o público-alvo. Para que tudo aconteça corretamente, é fundamental utilizar o tempo, espaço e conteúdo certos.

O processo passa por cinco etapas:

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

  1. Os visitantes são atraídos para a loja virtual.
  2. Eles são convertidos em leads.
  3. Os leads são convertidos em vendas online.
  4. Fidelização dos clientes e elevação de margens.
  5. Conquista dos clientes transformando-os em promotores da loja online.

O Outbound ainda é útil

Mesmo com todas as vantagens do Inbound Marketing, os meios tradicionais não devem ser descartados. Tanto é que 90% da verba do marketing ainda é aplicada no Outbound, mesmo sendo mais caro. Isso porque quando as duas estratégias atuam juntas, o negócio tende a lucrar mais. Quanto mais integrados estiverem no planejamento de comunicação, mais resultados gerarão.

A quantia de verba que cada estratégia do e-commerce deve receber varia de acordo com o negócio. Por meio da mensuração dos primeiros resultados das vendas online é possível chegar ao balanço ideal que o marketing da loja virtual necessita.

Se você gostou dessas dicas, que tal pô-las em prática agora mesmo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe essa ideia com seus amigos. Desde já obrigado!

 

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.