Como fazer banner para loja virtual?

Você sabe como fazer banner para loja virtual? Muitos empreendedores decidem apostar nessa forma de anúncios dentro do site, mas é preciso acertar no momento de criar uma arte atrativa – caso contrário, a mensagem passada para os usuários pode ter o efeito oposto.

Imagine que você entre em um e-commerce e o site esteja repleto de banners coloridos e piscantes, atrapalhando a sua navegação. Em vez de ficar instigado a clicar nos anúncios, são maiores as chances de que você decida sair daquele site, não é?

Neste artigo, veremos como fazer banners para o seu e-commerce. Confira.

Por que utilizar banners na sua loja virtual?

Antes de falarmos sobre o processo de criação de banners, é preciso compreendermos qual é o propósito dessas peças gráficas. Você sabe como a utilização de banners no seu e-commerce pode impactar positivamente nos resultados obtidos?

Confira os principais motivos para explorar os banners no seu e-commerce:

  • Atenção e cliques – O principal propósito dos banners é chamar a atenção dos usuários para as páginas que você deseja e gerar mais cliques.
  • Maior tempo de navegação – Muitas vezes, um banner que chama a atenção de um usuário faz com que ele permaneça mais tempo navegando pelo seu e-commerce – o que contribui para que tome uma decisão de compra.
  • Aumento do ticket médio – Você vai fazer a compra de um produto e vê um banner anunciando outros itens em oferta. São boas as chances de que você resolva dar uma conferida, não é? O uso correto dos banners aumenta o ticket médio – que é o valor médio gasto por cada cliente em uma compra.
  • Divulgação de ofertas – Os banners são uma das formas mais efetivas de divulgar ofertas e aumentar a visibilidade das promoções do seu e-commerce.
  • Incentivo aos “carros-chefes” – Outra forma de utilizar os banners é chamar a atenção para os produtos considerados “carros-chefes”, que são aqueles que geram o melhor retorno para o seu negócio.
  • Nutrição dos leads – Além de atrair os clientes para oportunidades de compra, você também pode utilizar os banners para promover conteúdos informativos – melhorando a percepção em relação à sua marca.
  • Possibilidade de segmentação – Também é possível utilizar banners inteligentes que se adaptam à navegação do usuário – segmentando os anúncios de acordo com o perfil de cada visitante.

Como fazer banners eficientes

Você quer ter banners para aproveitar todos esses benefícios, mas não sabe como colocar essa estratégia em prática? Reunimos algumas dicas essenciais para acertar na criação dos seus banners.

Tenha coerência com a identidade visual

Para que o seu e-commerce crie uma boa experiência para o cliente, é preciso que todos os elementos estejam em harmonia – e isso inclui os banners utilizados. Procure fazer banners que mantenham uma coerência com a identidade visual do restante da página para que eles sejam agradáveis aos olhos dos visitantes.

Otimize o tamanho e o formato

O tamanho e o formato dos seus banners também influenciam na sua eficiência. Geralmente, os layouts dos sites têm tamanhos padronizados, que devem ser obedecidos para não criar uma desarmonia visual. Veja quais são os tamanhos recomendados pelo Google AdSense:

  • Retângulo médio (300×250 pixels): banners geralmente incluídos em meio a textos ou no final das páginas
  • Retângulo grande (336×280 pixels): também utilizados em meio a textos e no final das páginas
  • Painel líder (728×90 pixels): banners utilizados em cabeçalhos da página ou em fóruns
  • Meia página (300×600 pixels): banners usados para anúncios de alto impacto
  • Banner grande mobile (320×100 pixels): banners em tamanho especial para dispositivos móveis

Além disso, os formatos mais utilizados para fazer banners são: .jpeg e .png para imagens estáticas, ou .gif para animações.

Capriche na arte

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos empreendedores acabam esquecendo disso e focando apenas nas informações que desejam transmitir aos visitantes. Capriche no design do seu banner para que ele realmente atraia a atenção dos visitantes sem atrapalhar a navegação.

Uma arte atrativa para os usuários inclui a união de fatores que devem estar em harmonia: escolha das fontes, formas, cores, posicionamento do logo da empresa, espaçamento entre os elementos, disposição do texto, tamanho no banner, entre outros.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Seja objetivo no texto

Nenhum usuário entra em um e-commerce para ler longos textos nos banners, não é? A mensagem deve ser direta e objetiva para que seja efetiva – geralmente, com uma call-to-action em linguagem clara e simples.

Procure diminuir o número de palavras e aumentar o tamanho da fonte, destacando as informações que realmente interessam. Nesse momento o contraste entre o fundo e as letras pode ser um diferencial para ressaltar a mensagem transmitida.

Use imagens de alta qualidade

Você já entrou em um site com banners que continham imagens de baixa qualidade ou mal recortadas? Esse simples detalhe pode causar uma péssima impressão nos visitantes e não só tornar o banner inefetivo, mas afetar a imagem da sua empresa.

Utilize sempre imagens de alta qualidade para criar uma boa percepção no público – criando a experiência positiva que já mencionamos anteriormente. Lembre-se de que você não deve fazer banners apenas para preencher os espaços vazios da sua página, mas, sim, para cumprir um propósito.

Crie variações do mesmo banner

Será que é melhor fundo branco ou amarelo? Qual é a melhor forma de organizar as informações no espaço? Qual das frases de call-to-action é mais efetiva para levar o visitante a clicar? Todas essas são dúvidas muito comuns no momento de fazer banners, não é?

Uma forma de tomar as melhores decisões é criar variações do mesmo banner e realizar testes – mensurando os resultados alcançados por cada um deles. É dessa forma que você começa a conhecer melhor o comportamento do seu cliente e descobre como impactá-lo.

Lembre-se: menos é mais

Para finalizar, uma dica muito simples: menos é mais. Não tente colocar todas as informações em um único banner e nem polua demais a arte com vários elementos. Faça banners simples, e diretos que cumpram o seu papel com eficiência.

Você gostou das dicas para fazer banner para loja virtual? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta