7 dicas para melhorar a reputação da sua loja virtual para vender online

Quem não gostaria de ter uma loja virtual com uma boa reputação online, não é mesmo? Você deve imaginar que conquistar essa imagem na internet é algo complexo, difícil e para poucas marcas, porém é muito mais fácil do que você imagina.

Atingir esse status requer algumas técnicas e atitudes, mas todas elas são possíveis de alcançar. Basta ter comprometimento e um objetivo maior: melhorar a reputação online.

Sabendo disso, resolvemos produzir este conteúdo. Nele, listamos sete dicas para que você consiga melhorar a reputação online da sua loja virtual e caminhar de encontro ao sucesso. Vamos lá!

1. Esteja sempre presente

Se o seu objetivo é ter pessoas lembrando e falando bem da sua marca, é preciso estar presente constantemente na vida delas. Sabe aquele velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois então, ele se encaixa perfeitamente nessa dica.

As marcas que não são vistas também não são lembradas na hora que o cliente decide realizar uma compra. Por conta disso, é importante que a sua loja virtual esteja presente em redes sociais, como, por exemplo, o Instagram e o Facebook, que são ótimos canais de comunicação e podem ajudar a engajar os clientes com a marca.

Lembre-se sempre que o contato com a audiência e a presença online são indispensáveis para uma loja virtual, pois é por meio deles que a reputação online pode melhorar e começar a trazer resultados satisfatórios para o negócio.

2. Tenha empatia com a sua audiência

Empatia é tentar compreender as emoções e sentimentos de outras pessoas, para experimentar de forma objetiva e racional o que elas sentem. Dito isso, você já consegue compreender por que ela é tão importante na construção de uma boa reputação online, não é mesmo?

As lojas virtuais, para se diferenciarem e terem uma boa imagem com a audiência, precisam ter essa empatia com os clientes. Elas necessitam compreender suas emoções e sentimentos para solucionar seus problemas e oferecer os produtos e serviços que eles precisam.

Pensar com a mente do cliente, definir quais são seus desejos e os desafios que eles enfrentam são uma ótima forma de conseguir oferecer a eles algo que realmente agregue valor em suas vidas.

3. Comunique-se

Você já ouviu a frase: “a comunicação é a base de tudo”? Pois então, não importa se estamos falando de lojas virtuais ou lojas físicas; a comunicação com os clientes é importante em todos os nichos e em todos os lugares do mundo.

Pense como consumidor: se você comprar produtos em uma loja virtual que não possui um canal de comunicação eficiente, onde não é possível esclarecer dúvidas e dar sugestões, qual seria sua reação?

Certamente, não seria das melhores. Por conta disso, manter uma comunicação amigável e satisfatória com os clientes é tão importante. Além de fazer com que eles voltem a comprar na sua loja virtual, a boa comunicação possibilita que os consumidores comentem com amigos, colegas e familiares sobre a experiência positiva que eles vivenciaram comprando da sua marca.

4. Seja transparente

Erros acontecem, isso é inevitável e com certeza não ocorre apenas com a sua empresa. Porém, o que diferencia uma loja virtual de outras é a forma de encarar e aprender com esses erros.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Se por acaso a logística falhar, as entregas não saírem como o planejado e os produtos chegarem até os clientes com problemas, seja transparente e assuma o erro. Nada é mais positivo para uma reputação online que a sinceridade.

Então, quando um cliente chegar até a sua empresa para fazer uma reclamação de um erro que ocorreu, seja transparente, sincero e busque solucionar o problema para que isso não venha a ocorrer novamente com novos consumidores.

5. Encare os feedbacks

O que seria do ser humano sem o feedback? Nós mesmos, aqui no blog, adoramos receber comentários, sejam eles positivos ou negativos. Isso é extremamente importante para melhorarmos e aprofundarmos nossos conteúdos cada vez mais.

Então, é assim que precisamos encarar os feedbacks: com humildade e transparência, para sempre melhorarmos e, consequentemente, oferecermos mais qualidade para nossa audiência.

Com as lojas virtuais não poderia ser diferente. Se as coisas derem certo, tudo bem. Receber elogios também é muito bom. Porém, se algo der errado, também precisamos encarar e aprender com esses erros. É errando que se aprende, e as grandes empresas também erraram para chegar onde estão.

6. Desenvolva estratégias

Mesmo que a sua loja virtual esteja trazendo ótimos resultados para a empresa, não deixe de inovar, pesquisar e desenvolver novas estratégias. Na internet, quanto maior for a diferença do seu negócio, mais chance ele tem de seguir dando certo.

Portanto, se você acha que já chegou o momento de parar de inovar, de planejar, que não é mais preciso analisar a concorrência e verificar as novidades do mercado, trate de esquecer isso agora mesmo. Pensando assim, sua reputação online pode ser bem prejudicada.

Faça um planejamento, encare as dificuldades e tire desses momentos novas ideias para desenvolver estratégias que atraiam ainda mais clientes e amantes para a sua marca. A internet muda constantemente, e se você quer que a sua loja virtual tenha sucesso por bastante tempo, é preciso se adequar e mudar também!

7. Tenha comprometimento

Nada é mais importante do que uma empresa comprometida com os seus consumidores, sabe por quê? São eles que fazem a empresa existir, comprando os produtos e, consequentemente, pagando o salário de todos colaboradores.

Existe uma frase de Sam Walton, fundador da Wal-Mart e do Sam’s Club, que explica bem a importância do comprometimento: “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”.

Então, tenha em mente que o comprometimento com as pessoas que gastam o dinheiro em sua loja virtual é indispensável, pois elas, ao mesmo tempo em que podem te ajudar a chegar ao sucesso, podem fazer com que a sua empresa passe a nem existir.

E aí, gostou das dicas para melhorar a reputação online da sua loja virtual? Então, deixe seu comentário no post! Certamente, ele será muito importante para seguirmos publicando conteúdos interessantes aqui no blog!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.