Melhores práticas de SEO para loja virtual

Utilizar as melhores práticas de SEO para loja virtual é um grande diferencial das empresas que alcançam o sucesso nesse segmento. Afinal, ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca pode garantir várias vendas para clientes que já estão em busca dos seus produtos, não é?

Os produtos de uma loja física são vistos por todos que passam em frente ao estabelecimento, conseguindo atrair aqueles que estejam interessados. Já uma loja virtual não tem um ponto físico pelo qual os seus clientes passam, entretanto, conta com aliados ainda mais poderosos: os mecanismos de busca.

Imagine que você tenha um e-commerce que venda livros para empreendedores. Seria ótimo se a sua página aparecesse logo entre os primeiros resultados em buscas relacionadas a “livros de gestão financeira” ou a autores conhecidos na área, não é?

Com o uso das melhores práticas de SEO para loja virtual, você consegue aumentar a visibilidade da sua empresa entre o público, e veremos como aplicá-las na sua loja.

O que é SEO?

Antes de falarmos dos benefícios e das práticas de SEO, é importante compreender o que significa esse termo. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (ou, otimização para os mecanismos de busca), que se refere ao conjunto de técnicas para colocar páginas da internet em destaque nos resultados de buscas.

É importante ressaltar que as práticas de SEO buscam melhorar o ranqueamento das páginas de forma orgânica, sem a necessidade de investir em mídia paga para ganhar destaque entre as pesquisas. Ou seja, é uma forma de ganhar visibilidade sem precisar aumentar as despesas empresariais.

Benefícios do SEO para loja virtual

O SEO para loja virtual resulta em benefícios para uma empresa – gerando impactos que vão muito além de simplesmente aparecer entre os primeiros resultados do Google. Dentre eles, se destacam:

  • Geração de mais visitas orgânicas. A sua loja virtual passa a ser encontrada mais facilmente nos mecanismos de busca, gerando mais visitas orgânicas e diminuindo o custo de aquisição do cliente.
  • Tráfego qualificado. Mais do que gerar mais acessos, as práticas de SEO para loja virtual direcionam as informações da sua página empresarial para pessoas que demonstram interesse no seu produto ou serviço.
  • Credibilidade. Aparecer logo entre os primeiros resultados de uma busca cria uma ótima percepção para o usuário – que enxerga essas empresas como melhores, mais relevantes e mais confiáveis.
  • Redução de custos. A sua empresa não precisa mais ser dependente das mídias pagas para ser vista pelo público, gerando uma redução nos custos.
  • Aumento da lucratividade. A consequência de todos esses benefícios reflete nos resultados financeiros alcançados pela empresa ao final do período. Com o aumento do tráfego qualificado (e potencial aumento nas vendas) e diminuição dos custos, a lucratividade cresce.

Melhores práticas de SEO para loja virtual

Para aproveitar todos esses benefícios que acabamos de abordar, basta que a sua empresa conheça as melhores práticas de SEO para loja virtual, que são:

Encontre as palavras-chave ideais

O uso correto das palavras-chave permite que os seus potenciais clientes encontrem a sua empresa. Para que isso aconteça, é fundamental que você saiba quais são as informações e termos mais buscados pelo seu público-alvo, para que possa inseri-los em páginas e conteúdos do seu negócio.

Grande parte das práticas de SEO para loja virtual giram em torno do uso correto das palavras-chave – que precisam ser inseridas em todos os contextos para aumentar as chances de que você seja encontrado. Por essa razão, essas palavras-chave são trabalhadas em títulos, subtítulos, meta descrição, descrição de produtos, imagens, anúncios, entre outros aspectos.

Otimize os elementos das suas páginas

Todas as empresas que utilizam a internet para atrair novos clientes precisam lidar com as práticas de SEO. Porém, as lojas virtuais se diferenciam das demais pela ênfase que precisa ser dada nas suas páginas de venda e em descrição de produtos.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Mais do que levar um cliente à página inicial do seu e-commerce, você também deseja ser encontrado nos mecanismos de busca quando um usuário pesquisa por um produto específico – como “livro de marketing”. Para que isso aconteça, é preciso otimizar os elementos das suas páginas: título, cadastro de produtos, imagens, URL, descrição da página, estrutura das informações, etc.

Aposte na produção de conteúdos

Além de otimizar as suas páginas da loja virtual, você também pode criar um blog empresarial para publicar conteúdos relevantes para o seu público – aumentando as chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ainda utilizando como exemplo a empresa que vende livros para empreendedores, seria possível publicar análises de livros, dicas de gestão ou notícias sobre lançamentos de novas obras.

Faça link building

O link building é uma prática de SEO para loja virtual muito valorizada pelos mecanismos de busca. Essa técnica consiste em conseguir links que levam para a sua loja virtual – e que podem ser utilizados tanto de forma interna quanto externa.

Ou seja, é importante que você explore essa técnica criando links internos entre as suas páginas. Entretanto, mais importante ainda é conseguir links de outros sites, que levem para o seu e-commerce. Para isso, procure criar conteúdos relevantes que são naturalmente compartilhados ou inicie parcerias com outros sites e influenciadores digitais.

Mantenha as URL amigáveis

A ideia por trás das URL amigáveis é bem simples: você deve dar preferência para URL claras e diretas, deixando de lado aqueles links repletos de códigos que não fazem sentido algum para os mecanismos de busca. Em vez de usar “http://www.sualoja.com.br/produtos.php?categoria=3”, use URLs como “http://www.sualoja.com.br/produtos/livros/marketing-digital”.

Acerte no uso das imagens

As imagens são um importante elemento para o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca, e são ainda mais fundamentais para as lojas virtuais por conta das fotos dos produtos vendidos. É bem possível que vários dos seus potenciais clientes encontrem a sua página a partir de uma busca por imagens no Google.

Portanto, você deve acertar na escolha das imagens e otimizá-las para que sejam ainda mais fáceis de ser encontradas nas buscas. Procure diminuir o tamanho dos arquivos de imagem para acelerar o seu carregamento, dê um bom nome ao arquivo e crie uma descrição para a imagem.

Escolha uma plataforma adequada

Para colocar todas essas práticas de SEO para loja virtual em prática, é fundamental que a sua loja utilize uma plataforma que reúna os recursos necessários, não é? As melhores plataformas já permitem a criação de um e-commerce totalmente otimizado para que os buscadores indexem seus produtos rapidamente.

Você já conhecia as melhores práticas de SEO para loja virtual? Se você busca por uma plataforma que reúne todos os recursos que você necessita para se destacar no mercado, conheça a Boxloja!

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta