Como montar uma loja virtual de bijuterias?

Vendendo bijuterias em uma loja virtual

A venda de bijuterias na internet tornou-se oportunidade de negócio para muitas empreendedoras. Quem atua neste segmento trabalha diretamente com a vaidade feminina.

A bijuteria é um acessório comprado frequentemente, pois combina com determinado número de peças do guarda-roupas.

A cada nova roupa ou combinação feita, algumas bijuterias novas serão necessárias para compor o visual. Dessa forma, as mulheres têm a necessidade frequente de renovar o look e sempre buscar por acessórios que estejam em dia com a moda.

Ficou interessada em investir neste negócio? Confira o passo a passo a seguir de como montar loja virtual de bijuterias:

1. Estude o segmento em que deseja atuar

Este é o primeiro passo para entrar neste segmento com o pé direito. Nesta etapa, você deve estudar como se comportam as lojas virtuais que vendem bijuteria na internet.

  • Que tipo de produtos elas oferecem?
  • Qual é o preço médio dos produtos?
  • Elas fazem promoção com frequência?
  • E os fornecedores, onde vai encontrá-los?
  • Quais são os modelos de negócios que eles têm?

Muitas perguntas, não é verdade? O fato é que elas são essenciais para que você conheça bem o terreno onde está pisando. Com base nas respostas, você terá clara em sua mente uma estratégia de negócios para investir em sua loja virtual e se destacar das concorrentes.

2. Escolha um nicho para se destacar

Entenda o segmento de bijuterias como um todo. O nicho seria uma parte mais específica deste segmento, por exemplo, “bijuterias finas para festas”.

Por que escolher um nicho? Imagine que você precisará montar uma carteira de clientes e, para isso, será necessário suprir suas necessidades.

O que fica mais fácil? Suprir uma necessidade genérica ou uma específica? Aposte em um nicho para se destacar no mercado.

3. Encontre uma plataforma de loja virtual completa e fácil de usar

A escolha da plataforma de loja virtual é fundamental para que sua loja possa ir para o ar. A Boxloja, por exemplo, é um site que oferece modelos de loja online para quem deseja ter o próprio negócio.

Profissionais liberais, micro e pequenas empresas encontram um conjunto de ferramentas que auxiliam na gestão da loja. Confira os principais benefícios:

  • Gestão dos pedidos;
  • Ferramentas de marketing;
  • Gestão de produtos;
  • Configurações gerais como formas de pagamento e entrega;
  • Design e aparência de sua loja;
  • Relatórios e estatísticas para melhor tomada de decisão.

4. Trabalhe com o aspecto visual

Tendo em vista que o segmento de bijuterias lida diretamente com a vaidade feminina, você precisa entender que isso exige um investimento no aspecto visual de sua loja online.

Para suas compradoras, o básico é que elas enxerguem bem o produto que você está vendendo. Além de apresentar imagens em alta qualidade, é preciso mostrar os produtos em ângulos diferentes. Recursos de zoom são muito úteis em lojas virtuais de bijuterias.

Outra maneira de apresentar os produtos se dá por meio de pescoços de manequins, pulsos e bonecas. Os brincos, por exemplo, devem ter apresentadas tanto a parte frontal quanto a lateral, para que as consumidoras enxerguem bem a forma de engate da peça.

Você também pode apostar na humanização das fotos, utilizando uma modelo de mão e rosto para vestir as peças e ser fotografada.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

5. Invista em descrições completas

As descrições dos produtos devem ser feitas de maneira objetiva e funcional, pois é por meio delas que as consumidoras terão acesso aos detalhes como o tipo de material, o tamanho das peças, o tipo de fecho, as dicas para combinar, entre outros.

As descrições devem ser completas, oferecendo o máximo de informações para que as clientes não tenham a necessidade de buscá-las fora de sua loja virtual.

6. Pense em acessórios que casem com as bijuterias

Além de vender bijuterias, que tal trabalhar com acessórios que funcionem bem em conjunto com elas?

Você pode vender um organizador de bijuterias para viagens, gaveteiros, nécessaires, produtos de limpeza e outros mais que facilitem o armazenamento e o cuidado com os produtos.

7. Esteja presente nas redes sociais

Uma maneira de atrair novas clientes se dá por meio das redes sociais. Crie um perfil de sua loja em redes como Facebook e Instagram para deixá-la mais próxima das consumidoras em potencial.

Com dicas e fotos dos produtos, você vai atrair a atenção de mulheres que buscam pelas soluções que você possui. Não se esqueça de manter os perfis das redes sociais sempre atualizados e com novos conteúdos.

8. Abra os canais de comunicação

Não tenha medo de falar com as suas consumidoras. Abra os canais de comunicação para esclarecer dúvidas, incentivar a compra de novos produtos, comunicar ofertas e até dar dicas de como usar as peças.

A maneira como você dialoga com as clientes é fundamental para criar laços duradouros e novas oportunidades de negócio.

9. Facilite o pagamento de suas clientes

Não limite os meios de pagamento de suas clientes a apenas uma ou duas formas. Ofereça o máximo possível de formas de pagamento para incentivar todas as consumidoras a comprar com você — das que usam somente cartão de crédito para acumular milhas até as que preferem realizar o pagamento por meio de boleto bancário.

Para que você consiga oferecer maior quantidade de formas de pagamento, conte com soluções como Paypal, Moip, PagSeguro, BCash e Mercado Pago. Estas soluções oferecem todos os meios de pagamento e estão disponíveis na plataforma de e-commerce da Boxloja.

10. Priorize a logística e o frete

Por fim, chegamos à nossa última etapa. Olhe com carinho para a logística e o frete de sua loja virtual. Este é o momento em que sua loja e suas consumidoras têm o primeiro contato real, ou seja, é quando a expectativa é atendida ou não.

Organize os processos para que os itens sejam enviados sempre dentro do prazo e trabalhe com mais de um fornecedor de entrega — pode ser os Correios e outra empresa privada. Ao oferecer mais de uma opção de frete e prazo, as consumidoras terão a liberdade de escolher a solução mais adequada às suas necessidades.

Agora que você aprendeu como montar loja virtual, está preparada para investir na criação de sua própria loja virtual de bijuterias? Deixe seu comentário no post com suas dúvidas, anseios e expectativas!

Este post tem um comentário

  1. Bom dia,Gostaria de maiores informações!
    Tenho uma conta de biju no Instagram e gostaria de fazer um site/loja virtual para vender mais pela internet!meu tel 21981458840
    Obrigada

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.