Como aumentar as vendas online

Como aumentar as vendas online com 6 dicas imperdíveis

Pensando em abrir um negócio na internet para alcançar a sua tão sonhada independência financeira? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui explicaremos de que forma você poderá aumentar as vendas online.

Não importa se você já sabe ou não em que nicho atuará, de qualquer modo, é preciso ter em mente que o ambiente do comércio eletrônico possui suas próprias particularidades e é necessário compreendê-las para que suas chances de sucesso aumentem.

Além disso, vale ressaltar que dois pontos importantes são: compromisso e dedicação ao trabalho. Sem esses dois fatores, prosperar em um e-commerce não será uma tarefa fácil.

Dito isso, vamos agora ao que importa. Veja 6 dicas imperdíveis para aumentar as vendas online:

1. Tenha um site atrativo, funcional e seguro

Ter um site que atraia mais clientes, que atenda às necessidades deles e que garanta segurança para atender às suas demandas é essencial. No que diz respeito a atrair, não se esqueça de que o aspecto visual é o coeficiente-chave para fazer com que os visitantes tenham ao menos o interesse em lhe conhecer.

Pense bem: você compraria em um site em que a aparência seja “suja” e “desleixada”? Provavelmente não.

O mesmo ocorre em relação à funcionalidade. Nesse caso, estamos nos referindo a problemas como:

  • falhas de carregamento;
  • links que não funcionam;
  • imagens que demoram muito para abrir;
  • anúncios que atrapalham a navegação.

De uma forma geral, qualquer incômodo que prejudique a navegação no site poderá ser um motivo para que os consumidores apertem o “botão ejetar”.

E, no que se refere à segurança, garanta que as informações dos clientes estejam protegidas: deixe isso claro para que eles tenham a certeza de que seus dados estão seguros.

2. Seja honesto e transparente

Outro ponto que contribui para o aumento das vendas é a honestidade e a transparência. Em outras palavras, não prometa o que não poderá cumprir e nem esconda ou invente informações, em hipótese alguma.

Para ser mais exato, fale apenas a verdade, simples assim. Evite “enrolar” os compradores quando problemas vierem a ocorrer. Eles, de fato, virão.

Prezar por essas qualidades em seu negócio o tornará um ambiente confiável e é isso que você deve buscar. Entenda que a sua reputação online será um fator indispensável para a continuidade das operações no longo prazo: você não quer abrir um e-commerce hoje e fechá-lo amanhã, certo?

3. Ofereça multicanais ao cliente

Uma dica que fará você vender mais é estar presente em diversos canais. Aqui, considere o fato de que, antes de adquirir um produto, muitos consumidores entram em contato com o suporte para sanar possíveis dúvidas.

Em vista disso, ofereça o maior número de possibilidades para ser contatado. E-mail, telefone, chat online, redes sociais e Whatsapp são as opções mais comuns.

Essa presença multicanal também inclui a participação nos marketplaces, que nada mais são do que uma espécie de shopping para os varejistas online. O Mercado Livre é certamente o mais conhecido de todos.

Ainda é interessante avaliar a cooperação de um blog como uma ferramenta influenciadora nas decisões de compra. Embora muitos empreendedores não o vejam dessa forma, pense diferente.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

4. Capriche na logística

Isso mesmo, pense na questão na logística, tendo em mente que o tempo de espera para o recebimento de um pedido costuma gerar grandes expectativas. Uma vez que a compra foi realizada, não há a menor dúvida de que a maioria dos clientes aguardarão ansiosamente a mercadoria chegar.

Portanto, o primeiro cuidado é não permitir que as entregas atrasem: o prazo não pode ultrapassar o anunciado no site.

Agora, se você conseguir ter uma logística rápida e que mantenha os produtos bem embalados, os compradores ficarão muito felizes. Aliás, dê uma atenção especial à embalagem também.

Um serviço de entrega satisfatório e que surpreenda potencializará suas vendas, disso não há o que discutir.

5. Divulgue o seu negócio

Para aparecer e se tornar conhecido perante aos consumidores, é mais do que necessário que você divulgue o seu negócio. Isso é ainda mais relevante no começo das atividades, momento no qual dificilmente eles o encontrarão de forma orgânica.

Assim sendo, comece pelos modos mais tradicionais, como Google Adwords e Facebook Ads. Tanto um quanto outro não exigem altos valores, sem contar que, em termos de eficiência e retorno sobre investimento (ROI), essas ferramentas são as melhores opções.

Aqui não existe “fórmula mágica” e nem “receita de bolo”, é preciso testar, testar e testar e analisar os resultados obtidos para potencializar futuras ações de divulgação.

6. Mensure os resultados

Por último, mas não menos importante, está a mensuração dos resultados. Compreenda que só será possível saber o que funciona ou não se você estiver acompanhando os números de perto.

Na verdade, essa é uma das principais vantagens do comércio eletrônico se comparado ao meios de venda físico. Esse acompanhamento é fundamental para todo e qualquer negócio online que deseja crescer, pois é a partir dos insights obtidos que os empreendedores digitais direcionam suas estratégias.

A quantidade de acessos ao site, as páginas mais visitadas, as localidades dos visitantes e os links mais clicados são apenas algumas das informações que você terá acesso e que, quando analisadas em conjunto, lhe ajudarão e entender o desempenho dos anúncios e criar novos, por exemplo.

Em resumo, a mensuração dos resultados é o que permite tomar decisões construtivas e mais acertadas, lembre-se disso!

Para concluir, vamos tornar a frisar que o compromisso e a dedicação ao trabalho são os motores que você deve ligar se realmente deseja prosperar em suas vendas online.

Além disso, considere estar sempre em busca de novos conhecimentos: capacitar-se é essencial, não concorda? Um dica é participar de eventos e feiras do setor.

Agora que você já sabe de tudo isso é hora de botar a mão na massa e montar a sua loja virtual!

Esperamos que essas dicas para aumentar as vendas online lhe ajudem na sua empreitada. Se quiser saber mais sobre e-commerce, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.