Hospedagem: a casa da sua loja virtual

Principalmente em tempos de crise, uma loja virtual é uma ótima alternativa para melhorar a sua renda financeira. Roupas, acessórios, cosméticos — hoje, tudo pode ser vendido online, e para qualquer pessoa do mundo!

Mas, para isso, é preciso ter um conhecimento básico sobre loja na internet. E, nesse sentido, o serviço de hospedagem é um dos temas que você precisa ter um pouco de noção para começar a empreender nessa área.

Então, se você não faz ideia do que seja isso, nem da sua importância para o seu e-commerce, este post foi feito para você! Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Antes de começar: como funciona a internet?

Antes de entender o que é um serviço de hospedagem, você precisa saber como funciona a internet. Sempre que você digita o endereço de um site no navegador, ou clica em um link no Google, é direcionada à página desejada, certo?

Na verdade, nessa hora você está digitando uma sequência numérica que leva até o computador em que aquela página está armazenada. Esse computador é o servidor que armazena todas as páginas — no seu caso, as páginas da sua loja na internet.

Bom, agora que você já entendeu como funciona, fica mais fácil saber o que é a hospedagem de uma loja virtual. Trata-se, basicamente, de um espaço virtual dentro de um servidor, que abriga todos os elementos da sua loja, como layout, sistemas e módulos.

Por que o serviço de hospedagem é importante?

Há quem pense que a única forma de um serviço de hospedagem impactar negativamente o seu negócio é ficando offline, impedindo que os usuários façam as compras. Porém, os prejuízos podem acontecer de diversas maneiras — mesmo com a sua loja sempre online.

Por outro lado, um servidor eficiente pode ser um dos responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Para se ter uma ideia, uma boa loja na internet é bem-vista pelo Google, o que te ajuda a ficar entre os primeiros resultados da busca.

Isso porque os buscadores sempre tentam entregar a melhor experiência ao usuário. Então, se a sua página carregar com velocidade, por exemplo, fará com que menos pessoas “desistam” de acessá-la — algo que o Google vê de forma positiva.

Se, por sua vez, o seu site demorar demais para carregar, pode ter um aumento na taxa de rejeição. Dessa forma, o Google entende que, se os usuários não querem permanecer muito tempo em uma página, ela não é boa o suficiente e não a prioriza no ranqueamento.

E é por isso que é tão importante ter atenção à qualidade do seu servidor de hospedagem. Diante disso, vejamos algumas das vantagens que um bom serviço pode trazer para a sua loja na hora de fazer essa escolha:

1. Quantidade de visitantes

Se um lugar tiver mais pessoas que o permitido, vai ficar difícil se movimentar lá dentro, certo? Pois, assim como as lojas físicas, as lojas online também possuem uma lotação máxima.

Como a sua loja na internet poderá ser acessada por muitas pessoas ao mesmo tempo, é importante que o servidor tenha uma memória e poder de processamento de sobra. Por isso, invista em um serviço de hospedagem que tenha capacidade para receber muitas visitas.

2. Estabilidade

Um exemplo clássico da falta de estabilidade em um servidor acontece em épocas de Black Friday. Com a quantidade maior de pessoas acessando sites por conta dos descontos, o servidor não pode apresentar instabilidade. Do contrário, gerará problemas e prejuízo.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Para evitar isso, contrate um serviço de hospedagem pensando sempre nas ocasiões em que o número de visitas poderá ser maior, como em promoções ou datas sazonais.

3. Velocidade de acesso

Ninguém gosta de esperar muito tempo até que uma página carregue — tanto que a média que os usuários aguardam pelo carregamento é de dois segundos. Depois disso, é provável que eles desistam e partam para outra loja.

Sabendo disso, fique ligado a esse detalhe na hora de escolher um servidor para sua loja virtual.

4. Localização

Você sabia que ter um serviço de hospedagem de loja virtual funcionando perto de onde seus clientes estão também pode ajudar nas vendas? Isso acontece porque, quando o servidor está fisicamente mais próximo dos usuários, é preciso fazer menos conexões para que o acesso daquela pessoa chegue até a sua página.

Quanto custa um servidor?

O serviço de hospedagem é administrado por empresas especializadas nessa área, que cuidam para manter a estrutura da sua loja sempre atualizada. Assim, da mesma forma que você pagaria pelo aluguel e os custos de um espaço fixo, a sua loja na internet precisará pagar pelo serviço de hospedagem.

De fato, é comum um empreendedor se surpreender quando o desenvolvedor entrega a loja virtual e afirma que é preciso hospedá-la, e que isso terá custos. Portanto, esteja preparado e inclua isso no seu orçamento. Existem muitas empresas que realizam esse serviço, e os valores são variados.

No geral, para hospedar uma loja virtual você deverá investir, no mínimo 30 reais mensais — mas esse valor pode ultrapassar os mil reais, dependendo do tamanho da sua loja e da empresa que estiver contratando. Há hoje soluções muito mais baratas, mas que não são tão recomendadas para e-commerces, e sim para websites mais simples.

Qual é o melhor serviço de hospedagem?

Como dissemos, existem vários tipos de serviços de hospedagem. O Servidor In-house, por exemplo, tem características únicas e é desenvolvido e moldado de acordo com as suas necessidades. Por conta dessa personalização, ele costuma ser mais caro.

Já o Servidor Dedicado é considerado o melhor. Afinal, você não precisará se preocupar com, praticamente, nada, e a experiência de navegação será satisfatória ao usuário, já que não será dividida com outras lojas. Ainda assim, seu custo também tende a ser um pouco mais elevado.

Por fim, há o Servidor Compartilhado, que oferece um bom custo-benefício. Nesse caso, a sua loja virtual estará em um servidor que será compartilhado com outras lojas, o que possibilita a divisão dos cursos.

Um dos contratempos que podem surgir, contudo, é justamente a sobrecarga do servidor por conta de um dos sites. Por isso, independentemente da escolha, sempre procure uma boa empresa de hospedagem!

E aí, gostou do post? Precisa de ajuda com a sua loja virtual e com o serviço de hospedagem? Acesse o site da Boxloja e veja como é fácil montar a sua própria loja na internet e começar a lucrar! Aproveite e faça um teste grátis por 15 dias!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.