Como criar uma loja virtual do zero?

Você deseja criar uma loja virtual e não sabe por onde começar? Essa é a realidade de muitos empreendedores brasileiros, que têm uma ideia de negócio, mas não conseguem colocá-la em prática.

As lojas virtuais estão cada vez mais populares entre os consumidores e, também, entre os empreendedores. Isso acontece porque esse formato de negócio oferece diversos benefícios: custos iniciais e operacionais baixos, não é necessário ter um ponto comercial ou funcionários (em um primeiro momento), facilidade na divulgação dos produtos, alta procura dos consumidores, entre outros.

Para criar uma loja virtual de sucesso, podemos dividir o processo em duas partes: o planejamento e a prática. Veremos, neste artigo, todos os passos para que você consiga tirar o seu projeto do papel e crie uma loja virtual do zero. Confira.

Planejamento para criar uma loja virtual

Todas as atividades que realizamos podem ter resultados mais positivos com um bom planejamento. Isso vale tanto para as mais simples (como fazer compras no mercado) como até para as mais complexas (como abrir uma empresa de sucesso). A seguir, veremos como você pode planejar a sua loja virtual.

Avaliação do mercado

O primeiro passo para criar uma loja virtual é fazer uma boa avaliação sobre o mercado em que você pretende entrar. Quantas outras lojas virtuais atendem os clientes desse nicho? Existe um bom volume de consumidores interessados no que você deseja oferecer?

Uma análise de oferta versus demanda é fundamental nessa etapa. De nada adianta descobrir que existem poucas empresas vendendo casacos de pele na região nordeste, quando esse é um produto com baixíssima procura em locais onde faz pouco frio, não é mesmo?

Proposta de valor

Atualmente, é quase impossível entrar em um mercado que esteja completamente inexplorado. Por essa razão, você deve começar a pensar, desde o princípio, como pode fazer para se diferenciar dos concorrentes. Qual é a sua proposta de valor? Por que os consumidores optariam por comprar da sua loja virtual ao invés de buscar a concorrência?

Estrutura necessária

Criar uma loja virtual atrai muitos empreendedores pela baixa complexidade, quando comparamos esse modelo de negócio com lojas físicas. Você não precisa de um ponto comercial central com espaço para atendimento., entretanto, ainda deve se preocupar com o restante da estrutura: local para armazenamento de estoque, equipamentos e móveis.

Necessidade de pessoal

Outro fator positivo em criar uma loja virtual é a baixa necessidade de pessoal. Avalie qual é a complexidade das operações para verificar se é necessário contratar funcionários para iniciar as atividades ou não. Você planeja começar com pequenas vendas locais ou comercializar centenas de produtos para todo o país?

Definição do mix de produtos

Uma das principais etapas do planejamento de uma loja virtual é a definição do mix de produtos que será vendido. Lembre-se de pensar do ponto de vista do seu cliente para encontrar os produtos que sejam mais atrativos e possam gerar bons resultados de vendas.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

Logística de entrega

Você já desistiu de fazer uma compra online por conta do alto valor de frete ou do prazo de entrega? A logística de entrega é fundamental para o sucesso de uma empresa que atua nesse segmento. Comece a verificar quais são as opções que você pode oferecer ao consumidor o quanto antes.

Plano de marketing

Ao criar uma loja virtual, você começará as atividades sem ter cliente algum. Portanto, elaborar um bom plano de marketing é fundamental para fechar as suas primeiras vendas. Para isso, você pode explorar a criação de conteúdos, redes sociais, mídias pagas, e-mail marketing, entre outras ações no mundo digital.

Escolha da plataforma e a loja na prática

Depois de feito todo o planejamento da sua empresa, como você pode fazer para colocar as atividades em prática? Qual é o primeiro passo para efetivamente criar uma loja virtual?

Tudo começa com a escolha da plataforma utilizada – que reúne os recursos e funcionalidades que você precisa para criar um site preparado para receber visitas dos seus clientes e possibilitar a compra de produtos.

Essa definição é essencial para o sucesso da sua empresa. Por isso, é preciso que você avalie com cuidado todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma escolhida. Confira quais são as mais comuns delas:

  • Design. Inclui a escolha de temas prontos e personalização com a cara da sua empresa. Além disso, também é preciso buscar por temas responsivos, que se adaptam ao acesso através de dispositivos móveis.
  • Gestão dos produtos. Refere-se ao cadastro dos produtos vendidos dentro da plataforma, informando os seus preços, modelos, tamanhos e outras características.
  • Alternativas de entrega. As plataformas voltadas para as lojas virtuais possibilitam que você personalize os métodos de entrega disponíveis e os valores cobrados por esse serviço.
  • Formas de pagamento. Oferecer diversas formas de pagamento ao consumidor pode ser muito importante no momento de fechar vendas, certo? Por isso, é importante encontrar plataformas que permitam a inserção de várias opções.
  • Gestão de pedidos. Você sabe como funciona o processo desde o momento em que um pedido é finalizado até a entrega do produto ao cliente? As melhores plataformas têm funcionalidades que automatizam esse processo e facilitam o seu acompanhamento.
  • Ferramentas de divulgação. Lembra que falamos sobre a importância de um plano de marketing? A escolha da sua plataforma deve considerar quais são as ferramentas que contribuem para a divulgação da sua loja virtual – como banners, cupons de desconto, pop-up anti-saída, integração com redes sociais, otimização para os mecanismos de busca ou disposição de produtos relacionados.
  • Suporte oferecido. Principalmente para empreendedores de primeira viagem, o suporte oferecido pela plataforma de loja virtual é muito importante para evitar imprevistos que poderiam afetar os resultados das vendas.

Unindo o planejamento estratégico da empresa com uma plataforma confiável, fica fácil tirar a sua ideia do papel e começar as vendas, não é mesmo? Criar uma loja virtual pode exigir um esforço inicial, mas os resultados tendem a ser fantásticos.

Você gostou das dicas para criar uma loja virtual do zero? Já conhecia a relevância da plataforma nesse processo? Venha conhecer todas as funcionalidades que a Boxloja oferece e até a próxima.  

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta