Como divulgar uma loja virtual em um mercado competitivo?

Como divulgar uma loja virtual em meio a tantos concorrentes atuando no mercado? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão iniciando um negócio na internet e em busca de conquistar os primeiros clientes.

A internet possibilita que as empresas vendam para clientes localizados em qualquer parte do Brasil, certo? Entretanto, isso também significa que os concorrentes não estão limitados à sua região – e, sim, podem estar espalhados pelo território brasileiro. 

Em um mercado tão competitivo, a divulgação se torna fundamental para alcançar bons resultados. Só são lembradas as empresas que são vistas, portanto, o seu objetivo deve ser ampliar a visibilidade e identificar as pessoas que têm interesse no seu produto.

Veremos, neste artigo, a resposta para a grande pergunta: como divulgar uma loja virtual em um mercado tão competitivo? Confira.

Divulgação: uma grande necessidade

Os empreendedores buscam por informações sobre as melhores formas de divulgar sua loja virtual porque conseguem enxergar que essa é uma necessidade do mercado. Não se trata apenas de uma estratégia para aumentar o número de vendas, mas, sim, uma questão de sobrevivência.

Uma empresa é movida pelo lucro que gera, certo? Para isso, é necessário alcançar um bom público consumidor com interesse nos seus produtos. É a partir daí que as organizações conseguem obter bons resultados financeiros e promover o seu crescimento no mercado.

Além disso, a divulgação também contribui para construir a credibilidade da marca entre o público. Trata-se de uma relação em que uma coisa puxa a outra: você atrai mais clientes, ganha autoridade no mercado e consegue atrair ainda mais clientes. Esse é o caminho para alcançar o sucesso.

Como divulgar uma loja virtual?

Mas, e então, como divulgar uma loja virtual para se destacar no mercado e atrair novos clientes? Para ajudá-lo nesse processo, preparamos algumas dicas que podem fazer a diferença nos resultados obtidos. 

Mantenha um blog atualizado

Muitos empreendedores que buscam responder à questão “como divulgar uma loja virtual?” pensam em ações expressivas visualmente – como banners, impulsionamento de publicações ou o envio de promoções para os clientes. Entretanto, é nas estratégias mais sutis que podem estar os bons resultados.

Manter um blog atualizado pode não parecer a melhor forma de divulgação em um primeiro momento, mas pense por um instante: quantas vezes você já procurou por uma informação e encontrou o blog de uma empresa? E quantas vezes criou uma boa percepção em relação a uma empresa por conta dos conteúdos publicados?

Além de ajudar a nutrir o público, os conteúdos publicados no blog empresarial são fundamentais para atrair busca orgânica. Ou seja, você amplia as chances de ser encontrado em uma pesquisa no Google quando possui postagens frequentes e trabalha adequadamente as palavras-chave.

Aposte no poder das mídias sociais

As mídias sociais têm um potencial incrível a ser explorado para a divulgação de uma loja virtual. Esses ambientes concentram inúmeras pessoas que podem ter interesse no seu produto e ferramentas que facilitam a interação com todas elas.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

É possível explorar a publicação de conteúdos, criação de eventos, interação através de enquetes, promover ações de compartilhamento, estimular a marcação de amigos nos comentários, entre outras possibilidades. Tudo isso pode atrair a atenção de um grande público para a sua empresa.

Você também pode investir no patrocínio de posts para aumentar o alcance das suas publicações – com opções que permitem segmentar a comunicação e alcançar diretamente um público com o perfil dos seus clientes. Entre as alternativas para isso estão o Google Adwords, Facebook Ads e o Instagram Ads.

Busque parceria com digital influencers

Qual é a relação das personalidades da internet com a ação de divulgar uma loja virtual? Será que é possível utilizar a fama dos youtubers e bloggers ao seu favor? Essa é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas e pode gerar ótimos resultados.

Imagine que você tenha um comércio de roupas para jovens e adolescentes. Se uma celebridade do mundo teen, com milhares de seguidores, falar sobre a sua loja em um dos seus vídeos, é muito provável que boa parte desse público realmente visite o seu site, certo? 

Além de uma grande audiência, os digital influencers também têm credibilidade com os seus seguidores. Receber uma indicação do seu ídolo passa mais confiança do que simplesmente ver uma publicação impulsionada na sua timeline do Facebook, não é?

Crie uma estratégia de e-mail marketing

Você já recebeu um e-mail marketing com promoções atrativas e resolveu comprar um produto? Essa é uma situação que acontece com grande frequência entre os consumidores no Brasil, mas será que o e-mail marketing realmente pode ajudar a divulgar uma loja virtual?

A reposta depende da forma como você explora essa ferramenta. Quando você consegue enviar informações pertinentes e acertar nas ofertas para cada cliente, os resultados podem ser incríveis – afinal, a comunicação por e-mail tem um tom mais pessoal e dificilmente é ignorada.

Explore as ferramentas online

Além de todas essas ações, você ainda pode explorar algumas ferramentas online que contribuem para a divulgação da sua loja virtual. Confira as principais delas:

  • Marketplaces: os marketplaces são sites que reúnem, em um só lugar, produtos de diversos vendedores. Eles estão cada vez mais populares e podem ajudar a fechar mais vendas e tornar a sua marca conhecida entre o público.

  • Comparadores de preço: as ferramentas que permitem a comparação de preços de um produto são muito populares entre os consumidores, certo? Levar os seus produtos para esses sites também contribui para que os consumidores tenham mais contato com a sua marca.

  • Whatsapp Business: essa é uma nova ferramenta do WhatsApp, voltada para empresas, oferecendo diversas funcionalidades para melhorar a interação com o público.

  • Google: o Google oferece uma série de ferramentas muito úteis na divulgação de uma empresa. Procure conhecer melhor o funcionamento do Google Adwords, Google Shopping e Google Meu Negócio para ampliar a sua presença digital.

E então, ficou mais fácil responder à questão sobre como divulgar uma loja virtual? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Este post tem 2 comentários

  1. Quero Vender

    1. Muito Bom

Deixe uma resposta