loja virtual

O que NÃO fazer em uma loja virtual se quiser ter sucesso nas vendas online

É mais comum do que se pensa: muita gente decide montar uma loja virtual e colocá-la em funcionamento; porém, depois de alguns meses de operação, começa a reclamar de vendas baixas e outras que não chegam a se concretizar. Em geral, o motivo da baixa procura está na falta de planejamento. E esse trabalho não se encerra depois que o e-commerce começa a operar. É contínuo e demanda muita atenção.

Veja algumas atitudes que podem prejudicar a imagem, e por consequência, as vendas do seu e-commerce.

Não se preocupar com o design

O design da loja virtual é de extrema importância; afinal, sem uma boa aparência, ela não terá audiência. Um website é algo fortemente visual, e os usuários são conhecidos por julgar produtos e serviços pela estética. Lojas com design pobre podem causar má impressão — e isso, é claro, se refletirá nas vendas de seu produto. Letras e cores adequadas, logomarca criativa, fotografias bem produzidas, navegabilidade e facilidade de acesso aos produtos e suas descrições são apenas alguns dos itens que precisam de atenção redobrada. Por isso, capriche na profissionalização e, se julgar necessário, contrate um profissional de design.

Montar uma loja virtual de nichos variados

Muitos se preocupam em diversificar o mix de produtos por pensar que terão mais clientes, o que é um erro. Esta pode ser uma das fontes de fracasso, pois é preciso fornecer uma razão para as pessoas comprarem somente de você. Assim, é necessário colocar à venda produtos que atendam a necessidades específicas dos clientes que você deseja atingir, e que um concorrente seu não consegue atender. Saia na frente!

Ignorar a concorrência

É preciso pesquisar com frequência o seu mercado. Caso seu produto não seja mais atrativo do que os oferecidos por seus concorrentes, você corre o risco de perder clientes para eles. O preço também é um diferencial: pesquisas mostram que 90% dos usuários procuram os menores valores antes de efetuar uma compra. Por isso, fique de olho em quanto a concorrência está cobrando!

Não investir no relacionamento com o cliente

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Focar apenas na venda dos produtos e não investir no desenvolvimento de um vínculo com os consumidores é um grande erro. No e-commerce, assim como em todas as empresas, é preciso ter um relacionamento e cativar o cliente — muito mais do que querer “empurrar” produtos para eles. Criar ações para fixar o nome de sua marca na mente deles, de forma simpática e convidativa, é a chave para conquistar mais vendas e, consequentemente, fazer sua loja crescer.

Deixar de investir no atendimento

Seja virtual ou por telefone, o serviço de atendimento ao consumidor precisa ser primoroso, solucionando todas as dúvidas do cliente no pré e no pós-venda. Por isso, tenha uma equipe altamente treinada para resolver esses problemas e fazer com que o cliente não apenas volte a consumir em sua loja, mas a indique para outras pessoas por conta do tratamento recebido. Episódios de atritos com clientes, dependendo de sua dimensão, podem chegar à imprensa ou às mídias sociais, prejudicar as vendas e até mesmo manchar para sempre a reputação de sua marca.

Não inovar

Inovação é importante em qualquer segmento. No e-commerce, ela é essencial. É através de novos processos e ações, ou mesmo da criação de produtos e serviços que possam resolver questões do cotidiano dos clientes, que você despertará maior interesse de atuais e potenciais consumidores. Invista em novidades! O sucesso delas poderá refletir em altos lucros para sua marca — que poderá, inclusive, passar a ser reconhecida e tornar-se referência no mercado.

Tem outras dicas de atitudes que podem prejudicar uma loja virtual? Compartilhe conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...