Confira 8 dicas práticas para montar sua loja virtual no ramo de presentes infantis

É inegável o papel que a internet assumiu na vida das pessoas! Afinal, ela empoderou o consumidor final, o qual está cada vez mais bem informado e tem condições de pesquisar o que quer que busque conhecer.

Além disso, fazer compras por esse canal tornou-se rápido, fácil e cômodo. Afinal, tem maneira mais prática que pesquisar um produto, encontrá-lo em algum site, fazer a compra por ali mesmo e receber seu produto em casa?

Por isso, muitos mercados estão, cada vez mais, entrando nesse universo das vendas online, com o objetivo de atingir, de forma mais efetiva, esse público. As lojas de presentes infantis são um desses negócios.

Fornecemos 8 dicas sobre a montagem de uma loja virtual de presentes nesse segmento. Confira!

1. Levante os custos

O primeiro passo para abrir uma loja virtual de presentes é o levantamento de todos os custos que serão incorridos para o início das operações. Será preciso calcular os custos que envolvem tanto a parte online quanto à administrativa.

Na operação online, os custos são, basicamente, referentes à construção e manutenção do site. Já os custos administrativos envolvem o gerenciamento de estoque, compra de produtos e contratação de serviços terceirizados, tal como o de um contador.

Junto a isso, não esqueça de levantar a necessidade de ter um capital de giro para manter a operação da empresa por um tempo, enquanto ela ainda não atingir o lucro esperado!

2. Estude o seu público-alvo

No caso do segmento já ser voltado para o setor infantil, já há a vantagem de ter um público-alvo predefinido. Porém, é preciso entender que o público infantil não será, necessariamente, o decisor final, apesar de ser o maior impactado com a compra.

Nesse sentido, é preciso direcionar suas ações para atrair dois tipos de públicos: os adultos, que serão os decisores da compra; e as crianças, as grandes influenciadoras. Entendendo desses dois perfis, será possível encontrar maneiras mais efetivas de suas divulgações e ações cheguem até eles.

3. Crie um domínio

Entrando na parte prática da criação da loja virtual, é preciso que você registre um domínio para que ela apareça na web.

O domínio nada mais é que o endereço para acessar a loja. Um exemplo de domínio é www.sualojavirtualdepresentes.com.br

É possível registrar o domínio escolhido em sites como o https://registro.br/, por exemplo. Por fim, atente para confirmar se ele realmente encontra-se disponível!

4. Escolha uma plataforma

Essa é uma das etapas mais importantes nesse processo, pois a plataforma será a base para toda a infraestrutura da sua loja virtual. Será por meio dessa ferramenta que ela será criada e gerenciada.

A importância dessa escolha se dá pelo fato de que a qualidade da plataforma, no que diz respeito a sua personalização, irá definir o quanto a loja virtual será segura e com acesso flexível. Obviamente, existem plataformas gratuitas, porém não espere que elas atendam as suas expectativas com relação a essas questões.

Portanto, é aconselhável optar pela contratação de uma ferramenta paga. Caso o empreendimento não disponha de orçamento para isso, sugere-se que opte por uma plataforma que tenha preços flexíveis e baixos para iniciar as operações e, a medida que seu negócio for evoluindo, seja possível ir fazendo upgrades para planos mais completos e que se adequem às novas necessidades do seu negócio ao longo do tempo.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

5. Escolha os produtos

Agora vamos falar do principal ativo de uma loja virtual de presentes: os produtos.

Um dos pontos importantes é a escolha de seus fornecedores. Procure por parceiros que trabalhem próximos a você e que sejam de confiança.

Existe a possibilidade de manter um estoque ou solicitar os produtos sob demanda ao fornecedor. Caso opte pela opção de não manter um estoque, não esqueça de acrescentar, no prazo de entrega, o tempo de deslocamento do produto do fornecedor até você.

6. Utilize marketing de conteúdo

No início deste post, falamos sobre o papel da internet na vida das pessoas. Pois bem, tendo essa realidade em vista, é preciso que você se diferencie de seus concorrentes!

Para utilizar a internet a seu favor, é preciso produzir conteúdo para atrair mais clientes, estreitar o relacionamento com eles, além de mostrar que é uma autoridade no assunto. Trata-se de um passo importante para a construção da sua reputação nesse canal. Por isso, é importante dedicar um tempo para as ações em prol do marketing de conteúdo da sua loja virtual.

Essas ações podem acontecer de diversas maneiras, desde a publicação de posts em um blog até a criação de vídeos que, de alguma forma, ajudem a utilizar os produtos comercializados.

7. Pense no relacionamento com seus clientes

Principalmente no segmento de presentes infantis, não basta montar a loja virtual, colocar os produtos à venda e atrair clientes. É preciso fazer mais!

A loja precisa passar confiança às pessoas a fim de serem futuros clientes. Elas podem ter dúvidas a serem esclarecidas antes de se decidirem por concretizar a compra, por exemplo. Por isso, é importante a disponibilização de canais de atendimento aos clientes.

Esses canais podem ser criados por meio de um telefone fixo, chat online ou um e-mail de SAC. O importante é que ele se sinta acolhido pela loja e tenha a certeza de receberá retorno em qualquer situação.

8. Utilize as redes sociais

Não esqueça das redes sociais! Elas são ótimas ferramentas para encontrar o seu público-alvo, pois é bem provável que a maioria dele esteja navegando por lá.

Portanto, crie perfis de negócio para a sua loja virtual de presentes e busque interagir com o público. Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde publicações sobre as novidades da loja até a promoção de condições especiais de compra.

Uma dica para engajar o seu público é o estímulo à interação social por meio das postagens da loja. Por exemplo, você poderia divulgar um brinquedo para crianças de até 1 ano de idade, da seguinte forma: “Marque aqui a sua amiga que tem um bebê que adoraria esse brinquedo!”. É uma das maneiras de mais pessoas conhecerem a sua loja e se interessarem pelos seus produtos.

Que tal colocar essas dicas em prática e conquistar sua independência financeira iniciando seu próprio negócio online? Conheça a plataforma Boxloja e os recursos que você precisa para lançar sua loja virtual de forma rápida, com visual elegante, gestão totalmente descomplicada e totalmente integrada com as principais ferramentas de produtividade online.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.