branding para loja virtual

Branding para loja virtual: Como construir sua imagem corretamente?

Atualmente, muitas pessoas apostam em criar loja virtual na hora de investir em um negócio. Além de mais prático, o custo envolvido numa loja virtual é menor comparado com a loja física. Mas um dos pontos que exige atenção é em relação à grande variedade de concorrentes. E a solução para isso é investir no branding.

Branding é a gestão da marca, ou seja, é um trabalho que une e desenvolve tudo relacionado à sua marca. Estratégias são criadas para fazer a sua empresa ser mais reconhecida no mercado e estabelecer um diferencial diante dos clientes.

Por que investir em branding?

Investir em branding só traz benefícios para a sua empresa. Para começar, o custo no branding é menor, uma vez que pontos fortes do negócio são usados de forma a agregar valor ao cliente. Outro benefício é que pode ser usado em todo negócio, seja qual for o segmento ao qual pertença.

Também podemos observar um aumento do ROI, uma maior LTV e até mesmo a diminuição do CAC. Tudo isso investindo no branding. Afinal de contas, as pessoas não compram apenas os seus produtos. Quando um cliente conclui uma compra com você é uma prova da identificação do mesmo com a marca. A pessoa acredita e confia que você pode solucionar o problema dele. Em troca, você deve proporcionar uma experiência incrível em todos os momentos.

Será que é muito difícil fazer branding?

Agora você deve estar pensando: “É muito difícil ser perfeito o tempo todo e cada cliente é único”. Em partes, essa citação é verdade, mas você não deve se basear apenas nisso. Antes de tudo, investir em branding não é um bicho de sete cabeças. Basta investir em ações que gerem valor para a sua marca.

Outro ponto que você deve observar é em relação ao cliente. Cada pessoa é única, mas há um perfil de cliente que se identifica com a sua empresa. Quanto melhor você compreender isso, mais fácil será de estabelecer estratégias e encontrar oportunidades.

Agora que você sabe os benefícios de investir em branding para loja virtual, chegou a hora de descobrir como fazer isso na sua loja. Essas dicas são simples e você pode começar hoje com o que tem hoje. Confira abaixo o passo a passo.

Conheça bem a sua marca

Esse é um dos principais pontos que devemos destacar quando investimos no branding. Ainda que pareça óbvio, mas entender tudo o que envolve a sua marca é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

Identifique conceitos, valores, missão e tudo mais que representa a sua empresa. Com esse conhecimento, você pode enxergar oportunidades e investir em ações que realmente rendam algum tipo de resultado.

Encontre o seu diferencial

Após você conhecer bem a sua marca, chegou o momento de estabelecer o seu diferencial. Isso é importante para praticar bem o branding, pois essa é a forma de definir o que a sua marca realmente é e como quer ser vista.

Se a sua empresa já é consolidada no mercado ou então é uma loja física que investiu em uma loja virtual, a sua preocupação deve ser maior. Afinal de contas, como você está acostumado com a marca no dia a dia, pode não compreender, ao certo, alguns pontos importantes. Por isso é fundamental sempre investir nisso.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Pense fora da caixa

Compreendendo o seu diferencial, você pode apostar em iniciativas para encantar o seu cliente. Por exemplo, uma das estratégias de uma loja virtual é investir em embalagens com algum diferencial. Pode ser um “cheirinho” da loja ou um brinde como balas. Mas sempre algo a mais que proporcione uma experiência melhor com aquela compra.

Quando investimos em encontrar o diferencial, podemos observar o que poderia ser usado para melhorar a compra. Por exemplo, se a sua marca tem um foco no meio ambiente, que tal apostar numa mensagem personalizada em um papel que pode ser cultivado e gerar uma planta? Isso melhora a experiência e reafirma o seu branding.

Invista na comunicação

Agora que você já conhece bem a sua marca, chegou momento de investir em comunicação. Existem diversos meios e formas de expor a sua marca. Por isso é importante compreender bem a mesma e bem o seu cliente. Assim você saberá como impactá-lo com a sua mensagem e estará nos locais realmente relevantes para ele.

É um trabalho constante, que exige sempre analisar e observar o seu cliente e as inovações tecnológicas. Além disso, seja criativo, pois isso não só chamará atenção do seu público-alvo como também vai estabelecer um diferencial na sua mensagem.

Use uma plataforma adequada

Você deve estar pensando: “mas a plataforma é fundamental para a existência da sua loja virtual, como pode ser uma dica de branding?”. Para começar, você deve saber que a plataforma não é apenas um item essencial, mas sim estratégico.

Isso porque a escolha certa permite que a loja virtual funcione da melhor forma. Isso significa que uma plataforma boa atende a todas as exigências do cliente na hora da compra e ainda cria um diferencial. Podemos ainda ver como é importante e significativo para lidar com o fluxo das demandas.

O objetivo é ser encontrado

Sempre lembre de uma coisa: o segredo do sucesso de uma loja virtual está no fato do cliente encontrar a loja e conseguir concluir de forma positiva. Então mais do que fechar uma venda, essa experiência deve ser maravilhosa. As informações devem carregar rapidamente, os processos devem ser claros assim como a comunicação. Tudo isso gera valor para sua loja virtual.

Conclusão

Não existe mistério quando falamos de branding, muito menos o voltado para loja virtual. Das dicas que apresentamos, antes de tudo, você deve compreender a marca. Após isso, planeje cada etapa. Organização é o principal ponto para ter constância nessa estratégia tão importante para o seu negócio.

Se já investe em branding, analise novamente se as suas ações estão direcionadas para a imagem que deseja passar para o cliente e o mercado. Essa é a oportunidade de você alavancar sua loja virtual sem precisar gastar muito. Afinal de contas, mesmo que tenha a necessidade de algum investimento, como é planejado, o mesmo trará resultados para o seu negócio.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...