10 livros sobre empreendedorismo para ter mais segurança em seus projetos

Muitas vezes, o empreendedor fica completamente envolvido com o crescimento do seu negócio e se esquece que é importante investir em boas leituras e aprendizado para atingir esse objetivo. Para ajudá-lo a ter mais segurança em seus projetos, listamos 10 livros sobre empreendedorismo importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Acompanhe as dicas em nosso post de hoje e boa leitura!

‘Lean Startup’ (A startup enxuta), de Eric Ries

O livro explica para o empreendedor — por meio de uma abordagem inovadora — como escalar seus projetos focado no aprendizado. Para chegar ao sucesso, Eric Ries explica que o caminho correto é “construir-medir-aprender”.

A obra mostra, ainda, a importância dos early adopters (os primeiros consumidores do seu produto) no processo de desenvolvimento de um projeto.

Essa leitura é fundamental não só para aqueles que querem criar uma startup, como para aqueles que já tem uma empresa e precisam de uma metodologia moderna.

‘Dobre seus lucros’, de Bob Fifer

O livro destaca a necessidade de dar o melhor de si em seus negócios. E isso não significa “trabalhar horas extras”, mas otimizar o seu tempo. O autor mostra a importância de criar uma cultura de busca constante pela excelência em sua empresa, direcionando-a para se tornar a melhor em sua área de negócios.

Bob Fifer mostra, usando análises muito pertinentes, como reduzir os desperdícios e motivar seus colaboradores.

Esse é o livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da AMBEV, e também deve ser o seu, se você deseja o sucesso!

‘O Empreendedor Viável — Uma mentoria para empresas na era da cultura startup’, de André Telles e Carlos Matos

O jornalista Carlos Mattos e o publicitário André Teles mostram as variáveis que levam algumas empresas a terem sucesso e outras a fracassarem. Entre os fatores, eles apontam que é importante oferecer segurança ao investidor e ter um modelo de negócio sustentável, com perspectiva de retorno financeiro.

Os autores falam também sobre o papel de destaque das equipes e sobre a mentoria adequada para garantir a saúde de sua empresa. Entretanto, a lição principal do livro é salientar como a paixão do empreendedor pelo negócio pode ser determinante para o seu sucesso.

Se o seu objetivo é seguir pelo caminho das startups que tem uma vida longa, essa leitura é imprescindível para você!

‘Faça como Steve Jobs: Realize apresentações incríveis em qualquer situação’, de Carmine Gallo

A obra revela as técnicas usadas pelo ex-CEO da Apple para criar apresentações e discursos que encantavam seus ouvintes.

O método de Steve Jobs incluía:

  • Criar histórias cativantes;
  • Oferecer soluções;
  • Fazer demonstrações;
  • Incluir recursos atrativos aos espectadores visuais, auditivos e sinestésicos.

Além disso, há uma série de abordagens que o palestrante executava com perfeição e que também podem ser dominadas por você, que pretende fazer apresentações incríveis para sua empresa!

‘O jeito Disney de encantar clientes’, do Disney Institute

Walt Disney se baseava em três fundamentos para o sucesso:

  • Desenvolver o melhor produto possível;
  • Dar treinamento eficaz para um atendimento excepcional;
  • Aprender constantemente com as suas experiências.

A Disney possui uma cultura que enxerga seus clientes como convidados, portanto o foco é criar a melhor experiência para cada um deles. Essa visão é importantíssima para o empreendedor que lida diretamente com clientes e busca excelência no atendimento. Se esse é o seu perfil, não deixe de ler essa obra!

‘O Poder do hábito’, de Charles Duhigg

Charles Duhhig — repórter do The New York Times — mostra, nessa obra, que a chave para mudar aquelas coisas que incomodam na vida é entender como os hábitos funcionam, transformando-os.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

O livro nos leva à reflexão sobre diversos hábitos:

  • De alimentação;
  • De produtividade;
  • Para perder peso, entre tantos outros.

De acordo com o autor, o problema está em nossa rotina e no “loop do hábito”. A leitura ensina, ao empreendedor, como prever a interação com seu público, além de conduzi-lo a fazer uma mudança em seus hábitos.

Se você quer desenvolver um novo método que pode levar ao sucesso de seus empreendimentos, essa é uma leitura recomendada para você!

‘#VQD: Vai que dá’, de Joaquim Castanheira

A obra apresenta 10 cases de empreendedores brasileiros e os seus desafios para chegar ao sucesso. Os capítulos contam a história de suas empresas e a visão do mentor sobre os pontos que transformaram sonhos grandes em negócios de alto impacto.

Essa é uma leitura indicada para empreendedores que gostam de se inspirar em histórias de sucesso. Se você busca motivação por meio de cases, temos aqui uma leitura empolgante para você!

‘The founder’s mentality’ (A Mentalidade do Fundador), de Chris Zook e James Allen

Esse livro define a principal característica que torna uma empresa grande e com perspectiva de sucesso: a mentalidade do seu fundador.

A obra explora alguns elementos, como:

  • A importância de a empresa ter clareza sobre sua missão;
  • O fundador com cabeça de dono — e não de funcionário;
  • A necessidade de o gestor ter enorme obsessão por liderar.

Essa é uma leitura indispensável para fundadores, líderes e gestores que querem ter uma mentalidade alinhada ao crescimento rentável e duradouro.

‘O segredo de Luísa’, de Fernando Dolabela

Nessa obra, o autor incentiva os empreendedores a tirarem suas ideias do papel e abrirem seu próprio negócio. O livro narra todas as etapas de crescimento de Luiza, até a realização de seu sonho — que é ter a sua própria empresa e seus primeiros clientes.

A abordagem didática do livro o leva a ser considerado, por muitos empreendedores, o ponto de partida para quem deseja abrir o seu próprio negócio.

Apesar de não trazer muitas novidades para o empreendedor que já está em fase de execução de seus projetos, essa é uma leitura fundamental para aqueles que estão no estágio inicial do empreendedorismo e não sabem por onde começar a agir, para abrir seu próprio negócio.

‘A estratégia do Oceano Azul’, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A obra ensina como investir em mercados inexplorados e se posicionar de forma inovadora, apontando algumas estratégias relevantes a serem aplicadas no seu modelo de negócios, tomadas de exemplos de grande sucesso em todo mundo, como o Circo Du Soleil e a Starbucks.

É uma leitura indicada para os administradores de empresas que buscam agregar valor ao seu produto ou serviço e um posicionamento de marca no mercado que gere lucros!

Use todos esses livros para reciclar seus conhecimentos e ter mais segurança sem seus projetos!

Gostou dessas dicas de livros sobre empreendedorismo? Então, comente aqui, no post, quais você já leu ou pretende ler e o que aprendeu com cada um deles!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.