Como expandir meu negócio e aumentar as vendas?

Como expandir meu negócio e aumentar as vendas?

Expandir o negócio e aumentar as vendas são os maiores desafios do empreendedor. O comportamento do consumidor e o mercado têm mudado muito ao longo dos anos e isso torna o desafio ainda maior. Para um negócio sobreviver e se manter competitivo no mercado, é preciso se adaptar às mudanças e se reinventar.

Portanto, aumentar as vendas de sua empresa pode ser tornar um pesadelo se não houver planejamento. É preciso pensar muito em como crescer sem prejudicar a saúde do negócio, pois um passo em falso pode ser uma catástrofe.

Expandir sem analisar a capacidade do negócio em atender a nova demanda pode fazer com que seu empreendimento perca credibilidade e clientes – e recuperar sua credibilidade no mercado não será uma tarefa fácil.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para você aprender a expandir o seu negócio com segurança e aumentar suas vendas para conquistar a tão desejada independência financeira. Continue a leitura e confira!

1. Defina um objetivo

Antes de colocar a mão na massa, tenha em mente qual o objetivo a ser alcançado, pois desta forma as chances de sucesso serão maiores. Defina uma meta de crescimento mensal ou anual, meta de vendas e o público-alvo. Atirar para todos os lados não é uma boa estratégia – o trabalho focado em determinado público traz melhores resultados.

Somente com um objetivo bem claro e um bom planejamento, será possível expandir o negócio e aumentar as vendas.

2. Forme uma parceria

Se você tem um pequeno negócio e conhece alguém que também o tenha, vocês podem firmar uma parceria para dividir o espaço de trabalho. Mas isso só tem possibilidade de funcionar se vocês trabalharem com produtos do mesmo segmento e direcionados ao mesmo público-alvo.

Por exemplo: seu negócio é uma loja de roupas femininas e você conhece alguém que vende sapatos e acessórios, como bolsas e cintos. Vocês podem se tornar parceiros e trabalhar juntos. Nesse tipo de parceria, todos saem ganhando: os parceiros, que terão redução nas despesas fixas como aluguel e energia e aumento no faturamento, e os clientes, que terão acesso a produtos diversificados em um único local.

Mas não se esqueça de fazer um plano de negócios para que ambos dividam as despesas e os lucros. Um contrato também deve ser feito para que não haja mal entendidos.

3. Aumente a diversidade do mix de produtos

Apostar na diversificação e ampliação do mix de produtos é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e, consequentemente, crescer. Além disso, novos produtos permitem que seu negócio explore novos mercados e atraia outros clientes, além de vender mais para os atuais.

Mas a estratégia de diversificação de produtos deve ser analisada com cuidado para que não traga prejuízos para seu negócio. Os novos produtos devem estar alinhados com as marcas já comercializadas e com o perfil de seu público-alvo.

Optar por diversificar produtos do mesmo segmento também é uma boa saída, visto que as chances de sucesso podem ser maiores. Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer um mix de produtos com opções de moda evangélica e tamanhos extragrande.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

4. Monte uma loja virtual

Comodidade é tudo que as pessoas querem atualmente! Com o crescimento de usuários conectados à internet, as vendas online crescem a cada ano. Segundo dados Agência Brasil, somente em 2015, o setor cresceu 15%, movimentando R$ 41,3 bilhões na economia nacional.

Este aumento significativo das compras online é resultado do novo comportamento do consumidor, que busca comodidade na hora das compras. Portanto, investir em uma loja virtual se torna uma excelente opção para expandir seu negócio e aumentar as vendas.

Com uma pesquisa bem-feita, você será capaz de contratar serviços de qualidade para criação da plataforma de e-commerce e com as estratégias de marketing corretas, seu negócio online trará retorno e aumentará consideravelmente suas vendas.

5. Inove seus produtos

Se você oferece sempre a mesma coisa, com o tempo seus clientes poderão perder o interesse na sua empresa, pois a concorrência pode estar oferecendo algo melhor para ele. Por isso, você deve investir na inovação de seus produtos. É claro que não é necessário reinventar a roda, apenas acrescentar benefícios ou mudar algo em sua composição, algo que o torne exclusivo.

Quer ver um exemplo? Um casal de empreendedores da cidade de São Paulo, donos de uma sorveteria, resolveram inovar seu produto e criaram sabores inusitados de sorvete, como morango com vinagre balsâmico. Em 3 meses, o faturamento da empresa, que até então tinha 3 anos de existência, triplicou. Foi uma estratégia criativa, que deu ao produto uma cara nova e fez o negócio crescer.

Que tal praticar a inovação em seu negócio? Estude seus produtos e analise o que pode ser feito. Fazer uma pesquisa com os clientes pedindo sugestões de inovação, oferecendo uma premiação para a melhor ideia pode te render umas boas sugestões.

6. Invista em marketing

Não pense que, porque sua empresa está prosperando, você não precisa investir em campanhas de marketing. Isso é um erro! Veja a Coca-Cola: ela é líder de mercado e está sempre na mídia, seja online ou offline e a empresa só cresce. O marketing traz visibilidade para seu negócio, trazendo novos clientes e mantendo os atuais.

Com o crescimento da internet no país, o marketing online tem sido a melhor forma de divulgação, por ter uma audiência maior e menor custo. Por isso, tenha presença nas principais redes sociais e crie campanhas de links patrocinados em buscadores online.

Investir em conteúdo de qualidade através de blogs também pode aumentar as vendas, pois o marketing de conteúdo gera engajamento da empresa com o cliente, tornando-os fiéis propagadores de sua marca, divulgado seus conteúdos e produtos em seu círculo social. Ter clientes que indiquem sua empresa em seu círculo de amigos faz sua marca ficar conhecida e seu empreendimento crescer.

Gostou do artigo? Você está pronto para aumentar as vendas e expandir o seu negócio com segurança? Conta para a gente nos comentários quais dessas dicas você vai usar para atingir esses objetivos!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.