Descubra o que é SEO e como fazer sua loja virtual aparecer nas primeiras páginas do Google

Uma das formas de você aumentar o número de acessos em seu site e conquistar mais vendas é ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google. Estar nas primeiras páginas é ideal para o seu e-commerce. Por isso, muitos profissionais e empreendedores utilizam o SEO como estratégia para divulgar os seus produtos na internet.

Se você não sabe o que é SEO e como utilizá-lo em seu negócio, nós vamos te ajudar!

Descubra o que é SEO

O termo SEO vem da sigla em inglês “Search Engine Optimization”, que reúne um conjunto de técnicas a serem implementadas em seu site ou loja virtual, para que os motores de busca o encontrem e o posicionem em um bom lugar entre os resultados orgânicos. É mais comum que as pessoas acessem sites que estão nas primeiras páginas de pesquisa e, por isso, é essencial estabelecer uma estratégia de SEO para o seu negócio.

Os resultados de pesquisa são exibidos a partir de uma seleção automática baseada em algoritmos dos motores de busca. Você precisa saber quais são os itens considerados importantes por esses algoritmos, para que seu endereço seja exibido nas primeiras páginas.

Entre as técnicas essenciais para ganhar mais visibilidade, é preciso trabalhar títulos, URL, palavras-chave, link building, além de ter um site responsivo. Abaixo você vai conferir quais são as técnicas essenciais para construir um bom SEO e aplicá-lo em sua loja virtual.

Conheça algumas técnicas essenciais para construir um bom SEO

1. Tenha um site responsivo

Uma das principais práticas para atrair e aumentar o tempo de permanência dos visitantes em seu site, é ter um layout que se adapta a qualquer tamanho de tela. Isso é um site responsivo, que terá uma visualização agradável e uma boa usabilidade no computador, tablet ou celular.

Com isso, você aumenta as suas chances de conversão em vendas, uma vez que o usuário terá experiências agradáveis navegando por sua loja, efetuando compras ou tirando dúvidas de qualquer dispositivo eletrônico.

Logo, é preciso adaptar menus, botões, imagens e todo o conteúdo aos diferentes formatos de tela. Peça orientações ao seu designer, desenvolvedor. A plataforma Boxloja oferece o recurso de site responsivo para todos os clientes sem a necessidade de realizar qualquer programação adicional ou contratar profissionais especializados.

2. Otimize os seus títulos

É por meio dos títulos que você vai atrair os seus clientes. Por isso, é preciso pensar em um título que seja relevante para os usuários e para os sites de busca. O primeiro passo para construir frases atraentes é pesquisar as palavras-chave. Você deve adicioná-las à tag title de forma natural e não repetitiva.

Títulos interessantes possuem até 70 caracteres, então, tente não ultrapassar esse limite para que assim, o usuário se mantenha atraído. Outra dica essencial é criar títulos originais e diferentes para cada página, produto ou post. Lembre-se de que ele é o primeiro item pelo qual você atrairá visitantes, por isso, pense em uma construção clara, objetiva e que esteja de acordo com o conteúdo.

3. Pesquise palavras-chave

Antes de preencher as páginas de seu site ou produzir conteúdo, você deve pesquisar quais palavras-chave são interessantes para atrair a sua persona. Esta é uma das técnicas mais importantes para construir um bom SEO. Anote as características do seu negócio e de seus produtos, a essência da sua empresa e a cultura de seu público-alvo. A partir daí você pode definir quais são os termos mais importantes para colocar em seu site.

Para que o Google encontre o seu conteúdo e o classifique entre as primeiras páginas, o termo que você escolheu como título e tema de seu conteúdo deve estar entre os mais pesquisados na internet. E você sabe como descobrir isso?

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Para te ajudar, existem ferramentas especializadas em pesquisa de palavras-chave relevantes, como o Google Keyword Planner, Google Analytics, Keywordtool e o SemRush. A partir delas você saberá quais são as palavras mais importantes para adicionar no título, descrição de seus produtos e conteúdos.

4. Descreva seus produtos

Por mais que as características de seus produtos estejam claras nas imagens, é muito importante descrevê-los em forma de texto. Você poderá informar ao seu cliente sobre o material, cores e estampas disponíveis, peso, tamanho, além de pontos positivos de seu produto. Essa é uma das formas de promovê-lo.

Além disso, é possível adicionar informações técnicas, extras e contatos de “Serviço de Atendimento ao Cliente”, para que o usuário tenham confiança em sua loja e possa tirar suas dúvidas no momento em que esteja analisando o produto. Não se esqueça de adicionar as palavras-chave à descrição!

5. Produza conteúdos originais

Conteúdos replicados não são bem-vistos pelo Google. Por isso, procure sempre produzir e preencher o seu site com materiais originais e de qualidade, sem copiar as descrições do fabricante. Além dos títulos e descrições, as imagens são muito importantes para trazer credibilidade para a sua loja. Procure tirar fotos variadas dos produtos, mostrando detalhes importantes, mas sempre com qualidade.

Para otimizar ainda mais o seu conteúdo, procure investir em vídeos explicativos sobre o seu negócio e mostrando mais os seus produtos. Eles são as grandes tendências do marketing digital, uma vez que são fáceis de consumir e garantem uma proximidade com os clientes, transmitindo uma mensagem mais real.

6. Invista em um blog

Os blogs são ótimos recursos para você implementar o SEO e garantir que o Google o posicione entre as primeiras páginas de pesquisa. Crie um blog para a sua loja e mantenha uma frequência de postagens para que ele sempre esteja atualizado. Você pode dar dicas sobre seus produtos, sobre como escolhê-los, além de artigos com informações que possam interessar a sua persona no dia a dia.

Lembre-se de que para criar conteúdos para o seu blog, é fundamental pesquisar as palavras-chave antes e colocá-las de forma estratégica nos posts. É preciso também pensar em títulos e subtítulos, conhecidos como heading tags, e colocar palavras-chave de forma moderada entre eles.

Além disso, procure investir em link building, inserindo links internos em seus posts. Este é um ótimo recurso para ser encontrado pelo Google, já que os direcionamentos são importantes para os algoritmos.

Essas são algumas práticas para você construir um bom SEO para a sua loja virtual. Além de melhorar o seu posicionamento nas páginas de busca, essas técnicas contribuem para aumentar a sua confiabilidade e relevância na internet, tornando-o atrativo e uma referência para o seu nicho de mercado.

Agora que você já sabe o que é SEO e como implementá-lo, é só colocar as técnicas em prática. Se ainda tiver alguma dúvida, comente aqui no post para que possamos te ajudar a conquistar mais vendas por meio de técnicas como essas!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.