Aprenda como fazer um plano de marketing

Faça um plano de marketing antes de abrir sua loja virtual

O mercado digital não para de crescer e, por isso mesmo, muitos empreendedores estão pensando em migrar os seus negócios para a web.

Como o público na internet já é imenso e cada vez mais as pessoas estão se sentindo seguras e confiantes para realizar transações digitais, a decisão de abrir loja virtual pode ser uma jogada de mestre. Mas, para que isso ocorra da melhor maneira possível, é fundamental fazer um bom plano de marketing.

Esboçar, esquematizar e planejar a atuação da empresa pode ajudar bastante, especialmente nos momentos iniciais. Com um planejamento adequado, você consegue evitar prejuízos e pode investir em ações mais eficientes, ampliando as chances de bons resultados em qualquer segmento do mercado.

Quer aprender como fazer isso? Então, confira estas 6 dicas preciosas que preparamos para você!

1. Conheça o seu público-alvo

Não se deve nem conceber a ideia de colocar na rede uma loja virtual enquanto não tiver muito bem definido o público ao qual você vai direcionar suas vendas e seus produtos.

Afinal, são essas pessoas que farão com que seu negócio prospere e, para que isso ocorra, você deve atender às demandas, aos anseios e às expectativas desses clientes. Isso é útil tanto para o desenvolvimento do produto ou serviço quanto também para melhorar a experiência de compra e para traçar estratégias eficazes de marketing digital.

Caso já tenha uma base de consumidores montada, ela pode ser bastante útil neste momento. Desse registro, você pode colher dados como idade, gênero, renda, estado civil, compras anteriores, desistências, reclamações, entre outros detalhes. Pesquisas informativas também podem contribuir sensivelmente.

Feito isso, você pode investir na criação de uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal. Dessa forma, pode entender o comportamento e adequar o conteúdo produzido ou até mesmo a linguagem para agradar esse indivíduo personificado.

2. Determine os seus objetivos

O segundo passo para abrir loja virtual com sucesso é determinar claramente os seus objetivos, em curto, médio e longo prazos. Ao fazer isso, você deve especificar com clareza o que deseja nas suas estratégias de marketing digital e quais são os resultados que pretende obter com cada ação.

Nas fases iniciais, o foco deve ser na atração de clientes. Conteúdos relacionados à sua área, artigos interessantes e links patrocinados podem ser uma excelente estratégia.

Com o passar do tempo, porém, você precisará investir em outras alternativas. Para fidelizar os compradores, por exemplo, ebooks, cupons de desconto e newsletters podem ser uma boa opção. Já para esvaziar o estoque, se for o caso, o ideal é contar com promoções e abatimentos consideráveis no preço.

Estabelecer prazos de execução também é fundamental, já que, em razão do grande volume de trabalho envolvido em qualquer campanha, a questão do tempo pode, com facilidade, fugir do controle dos colaboradores.

3. Analise os seus concorrentes

Analisar os concorrentes também é muito importante. Ao contrário do que possa parecer, isso não é feito para imitar os líderes do mercado, nem para roubar ideias. O foco é compreender como as organizações se comportam no seu segmento e adaptar a atuação de acordo com os pontos positivos e negativos do que o outro negócio está oferecendo para o seu público.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

A partir do momento que você compreende o seu adversário, pode agregar diferenciais aos seus produtos ou serviços, aumentando as chances de conquistar um número maior de compradores.

Também é indispensável observar o que não deu certo, de modo a evitar frustrações e investimentos mal realizados. Se algo deu certo, pegue, aperfeiçoe e aplique no seu plano. Acompanhe a evolução do seu setor.

4. Defina os canais a serem utilizados

O próximo passo é definir quais são os canais mais apropriados para que você possa atingir o seu público da maneira certa. Vale mais a pena utilizar algumas ações da forma certa do que ter uma variedade incrível, mas perder em qualidade e eficácia. No marketing digital, as alternativas são imensas.

Os blogs, por exemplo, estão em alta e permitem que você se comunique rapidamente com o cliente com artigos relevantes, desde os que estão conhecendo a sua empresa até aqueles que já possuem um relacionamento com a marca.

A boa comunicação depende do princípio da afinidade de interesses e por isso é preciso investir em conteúdos que criem um ponto de contato entre a empresa e o comprador que ela quer impactar.

As mídias sociais não podem ficar de fora e os links patrocinados e perfis oficiais possuem um custo-benefício bem interessante. Newsletters, podcasts, e-books também são opções viáveis. E não podemos nos esquecer também das estratégias de SEO, que posicionam melhor o seu site nos buscadores virtuais por meio do uso de palavras-chave.

5. Capacite os seus colaboradores

Capacitar os seus colaboradores também é importante para quem vai abrir loja virtual e deseja ganhar espaço no mercado com estratégias de marketing digital. Qualquer ferramenta e ação online, por mais simples que seja, requer treinamento adequado para que os objetivos traçados sejam atingidos.

Existem diversos cursos específicos na área, que podem aprimorar a capacidade de gerar o conteúdo certo. Também é importante saber como explorar todas as possibilidades da internet e também como elaborar um planejamento adequado, para que as campanhas tenham eficácia do início ao fim.

6. Mensure e monitore

Por fim, você não pode abrir mão de uma das grandes vantagens da internet, pois praticamente tudo no universo virtual pode ser monitorado. Os dados obtidos podem fornecer um subsídio valioso para a empresa e para a equipe de marketing, mostrando o que está funcionando melhor para o cliente e o que precisa ser mudado ou lapidado.

É possível, por exemplo, observar quantas pessoas chegaram até o seu site por meio de determinada campanha, quantas conversões um produto teve, a taxa de abertura de e-mail marketing e diversas outras coisas. Você pode utilizar uma ferramenta de monitoramento como o Google Analytics ou outras específicas para as mídias sociais. O essencial, no entanto, é sempre monitorar.

Bom, agora é sua vez. Coloque estas dicas em prática e monte um bom plano de marketing para abrir loja virtual.

Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários. Teremos prazer em conversar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...