Entenda como a psicologia das cores pode aumentar as suas vendas

Entenda como a psicologia das cores pode aumentar as suas vendas online

As cores sempre tiveram o poder de influenciar a decisão de compra nas empresas físicas. Nas lojas virtuais, o impacto é o mesmo: o cérebro humano cria associações e provoca determinadas sensações, de acordo com o que diz a psicologia das cores.

Os primeiros estudos sobre essa teoria tiveram início no ano de 1666, quando o físico Isaac Newton descobriu que a luz branca se transformava em inúmeras cores ao passar por um prisma.

A partir de então, outros estudiosos se dedicaram a compreender a influência delas na nossa cultura e como somos invadidos por sentimentos de pureza, luto, paixão e esperança (entre tantos outros!) quando somos impactados pelas cores.

Rapidamente, esse potencial foi adaptado para as estratégias de marketing. Continue a leitura e perceba como a psicologia das cores pode estar relacionada às vendas do seu e-commerce:

Entenda a influência das cores no marketing

Segundo pesquisas recentes, as cores aumentam o reconhecimento da marca em até 80%. Os anúncios coloridos são 26% mais atrativos do que a versão em preto e branco. A preferência do público feminino é pelas cores azul, verde e roxo. Já os homens gostam de preto, azul e verde.

Esses números parecem pequenos diante da quantidade de consumidores que afirmaram avaliar as cores de um produto antes de decidir comprá-lo: 93%, ou seja: é quase unanimidade. Isso demonstra que as pessoas se identificam com determinadas cores e esse é um fator decisivo para elas.

Diante disso, você deve estar pensando em como utilizar a psicologia das cores para estimular as vendas na sua loja virtual, não é mesmo? Então vamos lá!

Como usar a psicologia das cores no layout do seu site

O layout da sua loja virtual não deve ser um mero detalhe, até porque esse é um recurso essencial para que o usuário continue navegando e, claro, comprando! Por isso, é importante que você saiba utilizar as cores para agradar e influenciar a decisão de compra do seu cliente.

O vermelho, por exemplo, é percebido como alerta ou urgência. Essa é uma cor que chama muito a atenção e deve ser usada com moderação. Já o verde transmite a ideia de natureza, generosidade, juventude e calma, enquanto o azul causa sentimento de paz, tranquilidade, segurança e harmonia.

Na hora de montar o layout da sua loja, leve em consideração também as cores que serão utilizadas nos botões de chamadas para ação. Os especialistas em marketing costumam fazer inúmeros testes para identificar qual o tom mais eficiente (aquele que mais atrai cliques).

Geralmente, o botão “comprar” é colorido de laranja, vermelho ou amarelo. Essas tonalidades são muito utilizadas para chamar a atenção do consumidor, pois despertam o senso de pressa e impulsividade.

Para facilitar a escolha na hora de montar a sua loja virtual, confira o significado das principais cores:

Vermelha

É uma cor quente, que emociona, apaixona e estimula a energia. Incentiva ações e gera confiança. Causa impressões de desejo, paixão, fúria, urgência, excitação, agilidade, força, liderança, amor, violência, sinal de perigo, sangue e guerra. Use com moderação.

Rosa

Rosa suave é delicado e romântico. Inspira inocência, amor, felicidade e tudo o que está conectado com o universo feminino.

As tonalidades mais escuras estão relacionadas à modernidade e são ótimas para despertar a atenção das pessoas.

Amarela

Essa cor é ótima para estimular a concentração e o intelecto. É estimulante, alegre e faz com que as pessoas se expressem mais facilmente.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Inspira sabedoria, conhecimento, otimismo, idealismo, imaginação e esperança. No entanto, também pode ser sinalização de desonestidade, traição, inveja, cobiça ou perigo.

Laranja

É uma cor vibrante, jovial, enérgica. Transmite ideia de humor, equilíbrio, entusiasmo, expansão, modernidade, extravagância ou criatividade. Ideal para uso em anúncios, botões de chamada, banners, etc. Podemos dizer que é uma das queridinhas dos designers.

Verde

Uma opção que emite a sensação de tranquilidade, natureza e segurança é a cor verde. Assim como perseverança, saúde, tenacidade, renovação, juventude, vigor, generosidade, inexperiência, ciúme ou fertilidade. No mundo corporativo, essa cor traz a sensação de coerência.

Azul

As tonalidades mais escuras são símbolo de sucesso e poder. Já as mais claras estão relacionadas ao frescor e à higiene. Essa cor transmite, ainda, a ideia de fé, espiritualidade, paz, tranquilidade, lealdade, calma, estabilidade, harmonia, confiança, verdade e tecnologia.

Roxa 

Essa cor estimula uma área mais criativa do cérebro, por isso ajuda na intuição e na resolução de problemas. É percebida como erótica, nobre, misteriosa, iluminada, transformadora, arrogante ou cruel. Se você quer passar uma impressão de personalidade forte, adote essa cor.

Marrom

O marrom sugere materialismo, conservadorismo, sensualidade, terra, casa, confiança, conforto, simplicidade e resistência. Tem, ainda, uma leve ligação com o sentimento de pesar e melancolia.

Preta

É uma cor misteriosa, superior, nobre e distinta. Inspira poder, sexualidade, formalidade, elegância, riqueza, sofisticação, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, remorso, tristeza ou raiva. Assim como a vermelha, a cor preta deve ser usada com discrição.

Branca

Branco é símbolo de luz, proteção, luminosidade, amor, pureza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento e inverno. Não é considerada uma cor, mas a ausência dela.

Em layouts de sites, é usada com estratégia nas entrelinhas dos artigos para facilitar a leitura e em espaços vagos para destacar anúncios ou botões.

Como saber a cor ideal para montar um banner

Cada tipo de personalidade reage de forma diferente à determinada cor. Por esse motivo, é fundamental que você conheça bem o perfil do seu público. Informações como faixa etária, sexo e estilo de vida são quesitos básicos para saber como agradar seu cliente.

O consumidor com perfil tradicional é mais atraído por azul, rosa claro e escuro. Os mais agitados reagem bem a cores como preto, laranja e azul. Aqueles que estão procurando por ofertas são influenciados por azul escuro e verde.

Se você quer usar a psicologia das cores para vender mais, o ideal é fazer testes para saber quais delas convertem melhor: basta publicar e disseminar duas páginas iguais, mas com diferentes tons e acompanhar os resultados.

Lembre-se de escolher tonalidades que combinem e, ao mesmo tempo, contrastem com o layout do site, assim como as letras sobrepostas. Dessa forma, a comunicação do enunciado ficará mais compreensível.

Percebeu como é importante conhecer a psicologia das cores para estimular as vendas? Se você aplicar essa teoria em seu site, vai ver que os usuários vão passar mais tempo navegando e interagindo melhor com links, botões e anúncios.

Gostou das dicas? Aproveite e veja 4 motivos para ter uma loja virtual personalizada!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.