5 filmes sobre empreendedorismo para inspirar você na busca pelo sucesso

Empreender é um ato que requer muita disciplina e foco. Exatamente por isso, muitas vezes, o empreendedor acaba deixando os seus momentos de lazer de lado para se dedicar completamente aos seus projetos.

Para te ajudar a conciliar o trabalho e as horas de descanso, separamos 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo que vão te motivar na busca pelo sucesso. E o melhor: você pode assistir sem culpa!

Acompanhe as 5 dicas em nosso post de hoje e já prepare a pipoca!

1. ‘O Diabo Veste Prada’ (2006)

O filme conta a história de Andrea Sachs (conhecida pelo apelido “Andy”), uma jornalista comum que consegue emprego em uma das maiores revistas de moda de Nova York: a Runway Magazine.

Sua chefe é completamente ditadora e não fica feliz se todos ao seu comando não estiverem em pânico durante o trabalho. Para se encaixar dentro do sistema, ela começa a mudar seu visual e a investir em roupas de marca, já que todos desdenhavam de suas roupas anteriores. E passa a se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Andy começa a ser respeitada e bem vista dentro da empresa e vai para Semana de Moda de Paris – objetivo de todas as outras funcionários.

Mas, no final, ela percebe que não é isso que a faz feliz e que outras áreas de sua vida estão ficando defasadas, culminando na perda do namorado e amigos.

A protagonista queria sua vida de volta, então pede demissão num momento crucial de sua carreira. Desempregada e com uma ótima carta de recomendação em mãos, ela cogita retomar a profissão por meio de trabalhos que ela sempre sonhou: escrever sobre assuntos relevantes para veículos influentes. Nesse momento, ela se questiona se isso vale a pena, já que o exemplo de vida de sua chefe anterior mostra-se ineficiente e sem propósitos, apesar de ser um grande nome da indústria da moda.

O filme ensina às jovens empreendedoras a importância de mensurar todas as consequências de seus sonhos. E a avaliar a importância de saber conciliar sua dedicação ao trabalho com sua vida pessoal. Se você é uma empreendedora em busca de realizações, esse filme pode ser fundamental para definir o rumo de sua vida e carreira!

2. ‘A Teoria de Tudo’ (2015)

O filme, inspirado na biografia “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, de Jane Wide, mostra os primeiros anos de Stephen Hawking na faculdade.

O longa-metragem mostra os seus estudos e teorias que deixavam professores perplexos, os primeiros sinais e a evolução de sua doença degenerativa, ELA (esclerose lateral amiotrófica), o relacionamento com a aluna de Cambridge, Jane Wide — marcado por um final conturbado —, e toda a determinação e garra do astrofísico para contrariar a medicina e superar os poucos anos de vida que lhe restavam, de acordo com os médicos.

O exemplo de determinação e superação de Stephen Hawking pode servir de inspiração para empreendedores que querem construir algo que cause impacto na sociedade. Se esse é o seu objetivo, não deixe de assistir a essa essa obra!

3. ‘O Jogo da Imitação’ (2015)

O filme conta a história de Alan Turing, um matemático muito dedicado à sua profissão, mas que tem uma grande dificuldade em se relacionar com as pessoas.

Esse cenário começa a ganhar uma nova perspectiva quando o governo britânico decide formar uma equipe com o objetivo de quebrar o Enigma, que era um código que os alemães usavam para se comunicar durante a Segunda Guerra Mundial.

Alan Turing, então, assume o papel de protagonista e começa a liderar a equipe por meio do projeto para construir uma máquina que permitiria decifrar todas as possibilidades do Enigma em apenas 18 horas.

Considerado como o pioneiro na Ciência da Computação, Alan Turing precisou superar a sua dificuldade para trabalhar em equipe.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Isso faz dessa obra um material extremamente inspirador para empreendedores que precisam melhorar o seu relacionamento com líderes, mentores, investidores, colegas e liderados.

4. ‘Chef’ (2014)

A obra narra a história de Carl Casper, chef de um famoso restaurante de Los Angeles. O grande desafio de Casper é convencer o dono do restaurante a permitir que ele use toda a sua criatividade para inovar no cardápio.

Mas o grande dilema era que o patrão ordenava sempre que fossem feitos os mesmos pratos mais solicitados pelos clientes.

A história começa a ganhar uma nova dinâmica quando um importante crítico gastronômico publica uma nota extremamente negativa sobre o restaurante, falando sobre como o cardápio era pouco atraente e criativo.

Após uma discussão por essa crítica, o proprietário do restaurante acaba por demitir Carl Casper, e a briga se estende pela internet e viraliza.

O Chef, então, precisa recorrer à sua ex-esposa para iniciar um negócio próprio: um trailer de comida. Essa nova empreitada é a base para que o protagonista aprenda que começar um empreendimento do zero pode ser o caminho para a autonomia, a inovação e o sucesso pessoal.

Aqueles que querem empreender mas estão presos ao emprego atual podem usar esse filme como fonte de motivação para tomar um novo rumo em sua vida profissional!

5. ‘A Rede Social’ (2010)

A trama narra a história de Mark Zuckerberg e a criação do Facebook, a maior rede social do mundo.

Em 2003, o analista de sistemas, formado pela Universidade de Harvard, havia acabado de levar um fora de uma garota e decidiu trabalhar em um novo projeto: hackear fotos de alunos de outras universidades e começar a vender essas imagens. Assim, surgiu, também, a ideia de criar uma rede social para a Universidade de Harvard.

O projeto começa a ganhar escala e invadir outras instituições de ensino superior por meio dos alunos que começam a se inscrever. Seis anos mais tarde, o Facebook já contava com 500 milhões de usuários e Mark Zuckerberg se tornava o mais jovem bilionário da história.

No trajeto até a ascensão, Zuckerberg chegou a sofrer processo do seu companheiro de início da jornada, o brasileiro Eduardo Saverin. E precisou negociar com Sean Parker, um empreendedor norte-americano cofundador do Napster.

O filme mostra vários pontos fundamentais para o empreendedor iniciante, como a importância de identificar oportunidades de mercado baseadas nas necessidades das pessoas, os aspectos envolvidos na criação e expansão de um negócio, a negociação com investidores e a aceleração do empreendimento.

Se você quer saber um pouco mais sobre esses pontos e se inspirar com um ótimo case de sucesso, não deixe de assistir a esse filme!

Gostou deste post com ótimas dicas de filmes sobre empreendedorismo? Então, leia também a nossa lista de 10 livros sobre empreendedorismo para ter mais segurança em seus projetos e ainda mais inspiração!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.