Fluxo de caixa: 6 perguntas e respostas sobre o assunto

Fluxo de caixa: 6 perguntas e respostas sobre o assunto

Você já pensou em montar o seu próprio negócio? Será que você sabe o que um empreendedor precisa fazer para ter sucesso no seu projeto?

Neste post você vai compreender um dos aspectos mais importantes de um negócio: as finanças. Além disso, também conhecerá 6 perguntas e respostas sobre o fluxo de caixa e entenderá como esta ferramenta pode ajudá-lo a alcançar este sonho, especialmente se você estiver interessado em vender online!

1. O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta amplamente utilizada dentro da organização financeira das empresas. Ele é bastante versátil e pode ser utilizado em qualquer tipo de organização independentemente do ramo em que atua.

Além do dinheiro que a empresa possui, ou seja, o seu caixa, devem ser relacionados os valores disponíveis nas contas bancárias e nas aplicações de curto prazo. Estes valores deverão ser utilizados porque são facilmente conversíveis em dinheiro, caso a empresa precise.

O fluxo de caixa representa as disponibilidades que a empresa possui em determinando momento. Estes valores podem e devem ser utilizados conforme a necessidade da organização, reinvestidos no negócio ou retirados pelos sócios.

2. Como demonstrar o fluxo de caixa?

Este processo é bastante simples. Com o auxílio de soluções integradas e informatizadas, o seu fluxo de caixa deverá contar, além dos valores de caixa e equivalentes, com aqueles relacionados às entradas e saídas.

As entradas são provenientes, principalmente, de vendas e recebimentos de clientes. Já as saídas estão ligadas ao pagamento de impostos, taxas, salários e outros que são necessários para a manutenção das atividades gerais do seu negócio.

Confrontando-se todos estes valores será obtido o fluxo de caixa do período. Esta informação, em um primeiro momento, é um auxílio do ponto de vista financeiro e depois também poderá ajudar a sua empresa do ponto de vista gerencial.

3. De onde vêm as informações do fluxo de caixa?

As informações vêm da movimentação da sua empresa como um todo. Extratos bancários e confirmações de recebimentos serão utilizados para atualizar o valor das entradas de recursos em sua organização.

Já as saídas estão relacionadas com as compras de mercadorias, geração de impostos a pagar ou de salários, ou seja, com contas de resultado. Duas fontes bastante úteis de informações para esta ferramenta são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Toda vez que houver alguma movimentação em dinheiro na sua empresa, será gerada uma movimentação no fluxo de caixa e ela precisa ser devidamente reconhecida como um lançamento do período em questão.

4. Quais são os cuidados necessários com o seu fluxo de caixa?

Para que o fluxo de caixa reflita a realidade da sua empresa é preciso que estes lançamentos sejam diários, mostrando de forma bastante atualizada como andam as finanças de sua empresa. Também é necessário que, independentemente do valor, toda a movimentação seja registrada.

Outro ponto essencial é que estes lançamentos sejam bastante detalhados para que não existam dúvidas na hora de consultar o que ocorreu. Este detalhamento também será utilizado para fins gerenciais, permitindo uma tomada de decisão mais objetiva e confiável. Os lançamentos sempre devem estar acompanhados de documentos que comprovem o que está sendo contabilizado.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Empresas que possuem muitos recebimentos e pagamentos com cheques pré-datados devem ter um cuidado especial em seu registro, que só deve ocorrer no momento de compensação do cheque. O mesmo vale para os parcelamentos, já que cada parcela deve ser contabilizada somente no momento de sua ocorrência e não de uma só vez.

5. Que tipo de informações são fornecidas pelo fluxo de caixa?

Além da informação financeira, o fluxo de caixa permite uma análise gerencial. Com um nível grande de detalhamento é possível criar categorias de entradas e saídas. Com isso é possível, por exemplo, cortar gastos ou ainda substituir algumas despesas, melhorando o seu resultado.

Também é possível conhecer, de forma bastante detalhada, quem são os principais clientes, criando diferentes estratégias com descontos, promoções e preços diferenciados. Além disso, é possível buscar outros mercados ou incrementar algum produto ou serviço em específico.

Com o uso do fluxo de caixa uma empresa também pode deixar de pagar multas e juros, já que a organização das finanças evita que os títulos fiquem em atraso, evitando saídas desnecessárias de fundos da empresa.

Outro uso do fluxo é no auxílio à cobrança de clientes inadimplentes já no início do processo, tornando a recuperação do crédito mais fácil e rápida.

6. O fluxo de caixa pode ser utilizado para o planejamento futuro?

O fluxo de caixa não se limita à organização do dia a dia, pois também se destaca como uma ferramenta de planejamento futuro. Na forma projetada ele pode ajudar na criação de uma reserva para aquelas empresas que enfrentam sazonalidades e períodos com baixa nas vendas.

Caso a empresa esteja em crescimento, o mecanismo pode ser utilizado para saber quanto capital será necessário e como a empresa fará para obtê-lo. Com isso será possível fazer uma programação, buscar fontes de financiamento ou pensar em diferentes alternativas para alcançar os resultados.

Outra possibilidade é a utilização do fluxo de caixa no monitoramento e planejamento dos estoques. Com o uso das informações fornecidas por ele será possível agilizar compras, ganhar mais prazos e descontos e ainda evitar que mercadorias fiquem paradas por muito tempo.

Neste post você pôde perceber que esta é uma ferramenta tanto financeira quanto gerencial. Foi possível compreender que o mecanismo pode fazer a diferença em sua empresa, pois não só permite uma melhor organização de suas finanças, mas também uma gestão mais eficiente dos seus recursos, o que é primordial para aqueles que querem ter o seu próprio negócio.

Também foi possível compreender que o fluxo de caixa possui uma relação com diversos outros elementos, como os seus fornecedores, seus clientes e estoques e que, com este controle em dia, você terá impactos positivos nestas áreas tão importantes dentro da sua empresa.

Você tem utilizado o fluxo de caixa na gestão financeira da sua empresa? Deixe o seu comentário nos contando quais são as suas experiências e dúvidas!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.