Você já pensou em montar o seu próprio negócio? Será que você sabe o que um empreendedor precisa fazer para ter sucesso no seu projeto?
Neste post você vai compreender um dos aspectos mais importantes de um negócio: as finanças. Além disso, também conhecerá 6 perguntas e respostas sobre o fluxo de caixa e entenderá como esta ferramenta pode ajudá-lo a alcançar este sonho, especialmente se você estiver interessado em vender online!
1. O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta amplamente utilizada dentro da organização financeira das empresas. Ele é bastante versátil e pode ser utilizado em qualquer tipo de organização independentemente do ramo em que atua.
Além do dinheiro que a empresa possui, ou seja, o seu caixa, devem ser relacionados os valores disponíveis nas contas bancárias e nas aplicações de curto prazo. Estes valores deverão ser utilizados porque são facilmente conversíveis em dinheiro, caso a empresa precise.
O fluxo de caixa representa as disponibilidades que a empresa possui em determinando momento. Estes valores podem e devem ser utilizados conforme a necessidade da organização, reinvestidos no negócio ou retirados pelos sócios.
2. Como demonstrar o fluxo de caixa?
Este processo é bastante simples. Com o auxílio de soluções integradas e informatizadas, o seu fluxo de caixa deverá contar, além dos valores de caixa e equivalentes, com aqueles relacionados às entradas e saídas.
As entradas são provenientes, principalmente, de vendas e recebimentos de clientes. Já as saídas estão ligadas ao pagamento de impostos, taxas, salários e outros que são necessários para a manutenção das atividades gerais do seu negócio.
Confrontando-se todos estes valores será obtido o fluxo de caixa do período. Esta informação, em um primeiro momento, é um auxílio do ponto de vista financeiro e depois também poderá ajudar a sua empresa do ponto de vista gerencial.
3. De onde vêm as informações do fluxo de caixa?
As informações vêm da movimentação da sua empresa como um todo. Extratos bancários e confirmações de recebimentos serão utilizados para atualizar o valor das entradas de recursos em sua organização.
Já as saídas estão relacionadas com as compras de mercadorias, geração de impostos a pagar ou de salários, ou seja, com contas de resultado. Duas fontes bastante úteis de informações para esta ferramenta são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Toda vez que houver alguma movimentação em dinheiro na sua empresa, será gerada uma movimentação no fluxo de caixa e ela precisa ser devidamente reconhecida como um lançamento do período em questão.
4. Quais são os cuidados necessários com o seu fluxo de caixa?
Para que o fluxo de caixa reflita a realidade da sua empresa é preciso que estes lançamentos sejam diários, mostrando de forma bastante atualizada como andam as finanças de sua empresa. Também é necessário que, independentemente do valor, toda a movimentação seja registrada.
Outro ponto essencial é que estes lançamentos sejam bastante detalhados para que não existam dúvidas na hora de consultar o que ocorreu. Este detalhamento também será utilizado para fins gerenciais, permitindo uma tomada de decisão mais objetiva e confiável. Os lançamentos sempre devem estar acompanhados de documentos que comprovem o que está sendo contabilizado.
Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?
Empresas que possuem muitos recebimentos e pagamentos com cheques pré-datados devem ter um cuidado especial em seu registro, que só deve ocorrer no momento de compensação do cheque. O mesmo vale para os parcelamentos, já que cada parcela deve ser contabilizada somente no momento de sua ocorrência e não de uma só vez.
5. Que tipo de informações são fornecidas pelo fluxo de caixa?
Além da informação financeira, o fluxo de caixa permite uma análise gerencial. Com um nível grande de detalhamento é possível criar categorias de entradas e saídas. Com isso é possível, por exemplo, cortar gastos ou ainda substituir algumas despesas, melhorando o seu resultado.
Também é possível conhecer, de forma bastante detalhada, quem são os principais clientes, criando diferentes estratégias com descontos, promoções e preços diferenciados. Além disso, é possível buscar outros mercados ou incrementar algum produto ou serviço em específico.
Com o uso do fluxo de caixa uma empresa também pode deixar de pagar multas e juros, já que a organização das finanças evita que os títulos fiquem em atraso, evitando saídas desnecessárias de fundos da empresa.
Outro uso do fluxo é no auxílio à cobrança de clientes inadimplentes já no início do processo, tornando a recuperação do crédito mais fácil e rápida.
6. O fluxo de caixa pode ser utilizado para o planejamento futuro?
O fluxo de caixa não se limita à organização do dia a dia, pois também se destaca como uma ferramenta de planejamento futuro. Na forma projetada ele pode ajudar na criação de uma reserva para aquelas empresas que enfrentam sazonalidades e períodos com baixa nas vendas.
Caso a empresa esteja em crescimento, o mecanismo pode ser utilizado para saber quanto capital será necessário e como a empresa fará para obtê-lo. Com isso será possível fazer uma programação, buscar fontes de financiamento ou pensar em diferentes alternativas para alcançar os resultados.
Outra possibilidade é a utilização do fluxo de caixa no monitoramento e planejamento dos estoques. Com o uso das informações fornecidas por ele será possível agilizar compras, ganhar mais prazos e descontos e ainda evitar que mercadorias fiquem paradas por muito tempo.
Neste post você pôde perceber que esta é uma ferramenta tanto financeira quanto gerencial. Foi possível compreender que o mecanismo pode fazer a diferença em sua empresa, pois não só permite uma melhor organização de suas finanças, mas também uma gestão mais eficiente dos seus recursos, o que é primordial para aqueles que querem ter o seu próprio negócio.
Também foi possível compreender que o fluxo de caixa possui uma relação com diversos outros elementos, como os seus fornecedores, seus clientes e estoques e que, com este controle em dia, você terá impactos positivos nestas áreas tão importantes dentro da sua empresa.
Você tem utilizado o fluxo de caixa na gestão financeira da sua empresa? Deixe o seu comentário nos contando quais são as suas experiências e dúvidas!