Como ganhar dinheiro com loja virtual?

Uma grande parte do mercado foi simplesmente dominada pelo comércio digital, e possuir uma loja virtual passou a ser a via de acesso à independência financeira de muitas pessoas.

Devido ao aumento da concorrência em todos os setores, os ambientes de negócios estão cada vez mais duros, e os empreendedores precisam encontrar maneiras criativas e inovadoras para se destacar e manter a rentabilidade de suas empresas.

Por que é tão importante aplicar as melhores práticas ao implantar sua loja virtual? Os visitantes estão condicionados a formar uma opinião de um site nos primeiros milissegundos! Isso significa que, se a sua loja virtual não for capaz de impressionar “logo de cara”, seus clientes vão escolher sua concorrente na velocidade de um clique.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, confira e aplique as excelentes dicas que selecionamos para você.

Garanta que sua loja virtual tenha um bom design

Você provavelmente sabe que o design está mais relacionado à apresentação visual do que às informações que realmente transmite. Você pode oferecer os melhores produtos e um extraordinário serviço ao cliente, contudo, se o seu website não for visualmente atraente, o seu posicionamento no mercado será arruinado.

Para criar uma loja online rentável, você deve procurar por uma plataforma que una dois elementos fundamentais, sobretudo para empreendedores iniciantes no e-commerce: simplicidade e bom preço.

Alternativamente, você pode tomar a tarefa para si mesmo e criar uma loja virtual “do zero”. Além de ter que aprender a codificar (no caso de não ser exatamente um especialista em tecnologia da informação), você gastará significantes quantidades de tempo e energia que seriam mais bem aproveitadas em seu core business.

Nossa recomendação é que você opte por contratar uma empresa especializada na criação de lojas virtuais. Existem boas opções no mercado a preços mais acessíveis do que você imagina. Ademais, esse baixo investimento inicial será facilmente compensado quando você tiver em mãos um website com design moderno, imagens planejadas para atingir seu público-alvo e textos curtos, limpos e diretos.

Tenha uma página “Sobre Nós” com informações claras e objetivas

Na página “Sobre Nós” do seu site, você precisa dizer claramente quem é, o que sua loja faz e, o mais importante, o que oferece aos clientes. Todos os depoimentos, realizações e qualquer outro tipo de prova social são bem-vindos nessa área da sua loja virtual.

Se um visitante acessa sua página “Sobre Nós”, quer dizer que está interessado em sua empresa e está lhe dando uma chance de provar a ele que o seu produto é o melhor do mercado. Não perca esta oportunidade de ganhar um cliente!

Suas informações de contato devem ser claras e fáceis de encontrar tanto nessa página específica quanto em todo o ambiente virtual. Não se esqueça de mencionar seu e-mail, endereço e canais de mídia social.

Ofereça suporte online que realmente solucione problemas

O suporte online é, de fato, extremamente importante para uma loja virtual. Idealmente, ele deveria funcionar 24 horas por dia. No entanto, se você não dispõe de recursos suficientes para oferecer essas condições de suporte (ou talvez, devido às especificidades do seu negócio, isso não seja necessário), ainda precisa ter um serviço de apoio que ajude as pessoas durante o horário comercial.

Seus clientes precisam saber que não serão abandonados depois de realizarem uma compra. Devem ter certeza de que serão auxiliados, se necessário. Se você garante a solução de problemas depois da compra e fornece consultoria apropriada antes, é muito provável que consiga fidelizar os clientes em sua loja virtual.

Além disso, ter um convite em pop-up no seu site incentivando os clientes a entrarem em contato com o suporte fará com que suas taxas de conversão aumentem sensivelmente.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Flexibilize ao máximo os métodos de pagamentos da sua loja virtual

Nenhuma loja virtual pode existir sem pagamentos. Escolha os métodos mais adequados para a sua empresa a partir de cartões de crédito, PayPal, carteiras digitais, etc.

É indispensável que se considere oferecer garantias de reembolso. Você precisa dar a seus clientes uma opção para o caso de eles não gostarem ou se arrependerem da compra de um produto. Isso não significa que eles vão necessariamente pedir reembolsos. Claro, alguns irão. Todavia, a maioria dos compradores só precisa saber que podem voltar atrás sem sofrerem prejuízos.

As pessoas, por natureza, não gostam de correr riscos. Sendo assim, a aplicação de um sistema de pagamento flexível será atraente para elas. Como resultado, você conseguirá mais clientes do que teria se não garantisse o reembolso.

Esteja presente nas mídias sociais

As mídias sociais podem trazer benefícios em todos os níveis: aumentar a exposição da sua loja virtual, manter os visitantes e transformá-los em clientes, permitir que seus clientes falem sobre os produtos que sua empresa oferece e tornar sua marca mais pessoal para outros consumidores.

As referências orgânicas e espontâneas que ocorrem nas diferentes plataformas de mídias sociais podem ser extremamente vantajosas para expandir o seu negócio e atingir o sucesso em sua loja virtual.

Dependendo da sua estratégia e do tipo de seus produtos, você também pode aproveitar as oportunidades de publicidade disponíveis no Facebook, mostrar seus produtos no Instagram, apresentar seus artigos no LinkedIn, manter clientes e prospects atualizados via Twitter, aumentar sua exposição através do Pinterest, etc.

O que você faz quando ouve falar a respeito de alguma marca pela primeira vez? Talvez você pesquise informações no Google e descubra o que as pessoas têm dito sobre o assunto nas mídias sociais. Dito de outra forma, trata-se de uma das ferramentas mais poderosas para aumentar as vendas de sua loja virtual e, portanto, não deve ser negligenciada.

Mantenha seu blog atualizado com conteúdos relevantes

O conteúdo oferecido em seu blog deve ser de alta qualidade. Isso só será possível se você conhecer o seu público-alvo e, dessa forma, ter condições de garantir que o conteúdo postado corresponde aos anseios e necessidades de seus clientes e prospects.

Lembre-se de que a utilização correta de palavras-chave melhora a posição da sua loja virtual no ranking de pesquisas e quanto mais recente forem as atualizações, maiores serão suas chances de aparecer como um dos primeiros resultados de pesquisas no Google.

Você pode, também, direcionar o blog para impulsionar diferentes táticas: distribuir brindes, sugerir conjuntos de ferramentas ou criar tutoriais relacionados ao seu negócio. Uma boa ideia é colaborar com outras empresas, trocando links e mencionando uns aos outros em seus respectivos blogs.

Em suma, sua loja virtual só tem a ganhar com um blog bem apresentado, relevante e constantemente atualizado.

Gostou do nosso post? Quais ações você tem realizado para aumentar as vendas de sua loja virtual? Deixe um comentário e divida sua experiência conosco.

Este post tem 4 comentários

  1. Amei o site, estão de parabens!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...