Loja virtual x loja física: descubra o melhor para você

Começar um novo negócio sempre traz à tona algumas dúvidas para o empreendedor. Uma das mais recorrentes é saber qual o formato de negócio ideal para investir: montar uma loja virtual ou investir em uma loja física?

No artigo de hoje, faremos algumas comparações, falando sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas, montando um passo a passo para que você descubra qual a melhor opção para o seu negócio.

Calcule o investimento inicial

O primeiro passo a fim de descobrir qual o tipo de loja ideal para você é identificar os custos do investimento inicial.

No caso da loja física, os custos iniciais envolvem o aluguel ou a compra de um imóvel, os móveis para infra-estrutura do local, contratação de funcionários, entre outros custos.

Por outro lado, a loja virtual não possui esse tipo de custo, já que você pode, inicialmente, realizar o trabalho em um ambiente home-office. Desta forma, os custos com a criação da loja virtual são bem menores do que a abertura de uma loja física.

Calcule os custos de manutenção da loja física x loja virtual

No caso da loja física, entra como custo de manutenção as despesas com a limpeza e organização do espaço, eventuais custos com segurança, controle de estoque, pagamento de condomínio (se a loja ficar dentro de um shopping ou centro comercial, por exemplo), contas de água, luz e telefone, entre outros custos.

Na loja virtual, elimina-se a maioria dos custos informados anteriormente. Neste caso, a loja online vai gerar, basicamente, custos de manutenção do site e controle de estoque.

Eventualmente, será necessário investir em computadores e equipamentos de informática, mas geralmente aqueles que você já tem em casa são suficientes para atender às necessidades de sua loja virtual, em um primeiro momento.

Além disso, é possível reduzir os custos da sua loja virtual. Um exemplo é por meio da negociação dos valores de entrega dos produtos com os Correios. Você pode assinar um contrato com eles e reduzir o valor pago em cada envio de produto. É possível, ainda, solicitar a coleta dos pedidos na empresa, eliminando o custo do transporte até uma agência.

Verifique o horário de funcionamento de cada modalidade

A loja virtual possui grande vantagem quanto ao horário de funcionamento. De maneira geral, a loja física possui limitações na disponibilidade, tanto por questões de segurança, já que a loja sofre o risco de assaltos se permanecer aberta em horário noturno, quanto pelos horários estabelecidos para funcionamento pelos centros comerciais.

O comércio online não possui este tipo de limitação. Fica disponível 24 horas, todos os dias, na internet, atingindo um público que muitas vezes trabalha em horário comercial e não consegue fazer compras neste período.

Estude o potencial de vendas de cada uma das lojas

As lojas físicas possuem a vantagem de disponibilizar o produto na hora que o cliente deseja. O consumidor pode passar em frente a loja, sem a intenção de compra, e ser atraído por um produto que esteja na vitrine, comprar e levar.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

As lojas online, embora não possam mostrar o produto real para o cliente e este deve aguardar alguns dias para a chegada do pedido, podem utilizar técnicas de marketing para atrair os consumidores e mostrar seus produtos de forma clara e detalhada.

Além disso, enquanto a loja física possui um alcance local – geralmente por frequentadores do bairro e adjacências – a loja virtual pode atingir compradores de todo o país e, em alguns casos, fazer vendas para o exterior. Ou seja, o potencial de vendas da loja virtual é muito maior do que o da loja física.

Verifique a facilidade de acesso aos produtos pelos clientes

Embora o cliente possa ter acesso ao produto na loja física, muitas vezes o contato dos vendedores podem não render explicações satisfatórias, ou até mesmo ocorrer um certo desconforto, já que muito frequentemente o vendedor força a venda e não passa as informações corretas sobre o produto.

Sabendo detalhar as características dos itens pela internet, a tendência é que o poder de convencimento de compra seja maior do que nas lojas físicas. Sua loja virtual poderá usar recursos de textos, imagens e até mesmo vídeos explicativos sobre o uso do produto e convencer o consumidor a fechar o negócio.

Observe a comodidade para o cliente

Encontrar um produto com as especificações desejadas, muitas vezes exigem horas de pesquisa, andando por diversas lojas até encontrar (ou não) aquilo que se deseja fazer a compra.

Mais uma vez a loja virtual possui uma vantagem em relação às lojas físicas: por meio de uma ferramenta de busca ou mesmo entrando em contato pelos canais online, o cliente encontra rapidamente o produto desejado, sem perder tempo ou sair de sua casa.

A entrega é realizada por meio dos Correios ou da empresa contratada para este fim, oferecendo maior comodidade e economia de tempo para o consumidor.

Identifique a possibilidade do melhor atendimento

A loja virtual gera uma oportunidade de um atendimento de melhor qualidade em relação à loja física. Isso porque os clientes podem ficar mais a vontade para fazer compras sem a pressão dos vendedores, que muitas vezes ficam ansiosos em fechar um venda e acabam afastando o cliente por insistirem demais em itens que, em muitos casos, não são do interesse do consumidor.

Na loja virtual, o comprador entrará em contato somente quando realmente tiver interesse, seja para tirar dúvidas sobre o processo de compra, solicitar mais informações sobre algum produto oferecido ou perguntar sobre a disponibilidade de algum produto que não esteja disponível no site.

A decisão de abrir uma loja física ou uma loja virtual é bem comum. Deve-se avaliar cada ponto aqui colocado, verificando qual modalidade atende melhor a sua necessidade. A loja virtual apresenta diversas vantagens na comparação. Tais como menor investimento, menor custo de manutenção, maior disponibilidade e comodidade ao cliente, com um atendimento mais eficiente, sem contar que apresenta um potencial de vendas maior.

O que achou do nosso post? Sabe de alguma outra vantagem da loja virtual em comparação às lojas físicas? Conte-nos, deixando seu comentário em nosso post!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.