facebook marketplace - o guia completo

Facebook Marketplace: o guia completo para vender mais

Facebook Marketplace é uma ferramenta da rede social voltada para a compra e venda de produtos e serviços.

Além disso, do mesmo modo como os populares grupos de vendas, o Facebook Marketplace é inteiramente gratuito e nós vamos te mostrar como tirar proveito dele em sua loja virtual.

O que é o Facebook Marketplace?

O hábito de utilizar os grupos do Facebook para comprar e anunciar produtos/serviços é bastante comum.

Certamente você já se deparou com os populares grupos de “desapegos” e de lojas. Apesar da sua praticidade e, sobretudo, gratuidade, os grupos da rede social não são a única forma de vender produtos e serviços. 

Chegou ao Brasil

O Facebook Marketplace está em funcionamento na versão americana da plataforma desde 2016, porém só chegou ao Brasil em 2018, como uma alternativa de vendas entre os usuários.

No Facebook Marketplace é possível encontrar desde roupas a imóveis. É isso mesmo! Se você tem um negócio e deseja aumentar suas vendas, aposte nesta ferramenta.

Diferenciais

Um dos principal diferenciais do Facebook Marketplace é a permitir que o usuário faça buscas personalizadas, de acordo com sua localidade, categoria e preços.

Também, outra importante característica é a forma de comunicação e negociação entre vendedor e comprador, que ocorre via Messenger.

Adicionalmente, o consumidor pode avaliar a experiência com o vendedor ou até mesmo denunciá-lo, ajudando os demais usuários.

Pagamentos por fora

Um ponto que para alguns pode ser considerado vantajoso, é o fato de os pagamentos não serem efetuados dentro da rede social.

O Facebook Marketplace funciona apenas como uma “vitrine”, portanto a transação deve ser acordada entre vendedor e comprador.

Como o Facebook Marketplace funciona?

O uso do Marketplace é bem simples, tanto para os compradores quanto para os anunciantes.

Para os vendedores, basta tirar uma ou mais fotos do produto, adicionar a descrição e o valor.

Visto que se trata de um recurso simples, os clientes não precisam migrar para outras páginas, tampouco baixar outro aplicativo.

Apesar da praticidade da ferramenta e da grande variedade de produtos que podem ser encontrados, é importante ressaltar que o Facebook Marketplace conta com algumas restrições.

Restrições

Abaixo, confira os produtos e serviços cuja venda é proibida:

  • Animais de estimação ou domésticos;
  • Armas, explosivos e munições;
  • Bebidas alcoólicas e qualquer tipo de droga;
  • Produtos que contenham tabaco e substâncias relacionadas;
  • Produtos adultos ou que contenham propagandas sexualizadas ou sugestivas;
  • Produtos que tragam em sua propaganda imagens com resultados de “antes e depois”;
  • Ingressos e bilhetes para eventos;
  • Moedas (reais e virtuais);
  • Suplementos para musculação ou qualquer outro que proporcione algum dano à saúde;
  • Conteúdos digitais que requerem assinatura ou download.
  • Jogos de azar, loterias ou apostas virtuais.

Como vender bem no Facebook Marketplace?

Se você nunca vendeu no Facebook Marketplace, fique tranquila (o), pois a plataforma é bem simples e intuitiva.

Enquanto nos dispositivos móveis a ferramenta está localizada no menu superior do aplicativo, na versão desktop da rede social ela está localizada no canto superior esquerdo.

facebook marketplace - versão desktop e versão mobile
Facebook Marketplace na versão Desktop (esquerda) e Mobile (direita).

Você pode acessar versão desktop do Facebook Marketplace clicando neste link.

Agora que você já sabe onde encontrar o Marketplace, basta clicar em “Vender um item”.

facebook marketplace - botão vender um item

A partir daí, é necessário preencher os campos do anúncio, com a categoria do produto/serviço, preço, localização e imagens.

facebook marketplace - formulário de cadastro de anúncio
Formulário para criação de um novo anúncio

Finalizada a criação do anúncio, você poderá escolher se o anúncio será postado apenas no Marketplace ou também em sua linha do tempo. Depois, a oferta irá para análise.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Dicas importantes para vender no Facebook Marketplace

Até aí, nada garante que suas vendas irão deslanchar, não é mesmo? Para que você consiga se destacar e lucrar ainda mais com o Facebook Marketplace, é importante se atentar às seguintes dicas:

1. A descrição deve conter todos os detalhes do produto

Tenha em mente que quanto mais descrito um produto, menores serão as dúvidas por parte dos consumidores, acelerando o processo de venda e evitando que eles comprem na concorrência.

Portanto, todos os produtos anunciados no Facebook Marketplace devem ser descritos, com o máximo de informação possível.

Vale destacar que as descrições devem ser mais comerciais do que técnicas, para facilitar o entendimento por parte do seu público-alvo.

2. Use imagens de alta qualidade

No Facebook Marketplace, é fundamental fazer uso de imagens de alta resolução.

Além de uma imagem que mostre o produto por completo, não deixe de adicionar fotos em ângulos distintos e imagens em zoom, para que o potencial consumidor possa visualizar melhor os detalhes e efetuar a compra.

Fotos do produto em opções de cores diferentes também são indispensáveis.

3. Se diferencie da concorrência

Não basta adentrar ao Facebook Marketplace e esperar que as vendas se façam sozinhas.

Para conseguir se destacar e conseguir fechar negócios como em sua loja virtual, é necessário ter planejamento e monitorar os seus concorrentes.

Não se esqueça que no Marketplace, qualquer um pode comercializar produtos, o que significa que dependendo do produto ou segmento, a concorrência pode ser maior do que nos seus outros canais.

4. Ofereça condições especiais

É natural que diversas lojas comercializem os mesmos produtos, por preços semelhantes, não é mesmo?

Para driblar esta situação e vender mais, ofereça condições diferenciadas! Você pode, por exemplo, disponibilizar frete grátis para determinados itens e regiões específicas.

Outra possibilidade é oferecer brindes aos clientes. Avalie com calma o que pode ser adicionado na sua oferta para torna-la mais atraente.

Vale a pena investir no Facebook Marketplace?

Definitivamente, sim! Temos recebido relatos de vários lojistas que utilizam o Facebook Maketplace como mais um canal de vendas e estão bem satisfeitos com os resultados alcançados.

Novo canal de vendas

É preciso ter em mente que o Facebook Marketplace é apenas um aliado nas suas vendas. Portanto, se você já tem uma loja virtual, por exemplo, o ideal é continuar investindo na página do Facebook e dos anúncios pagos.

O Facebook Marketplace é um recurso que facilita nas compras segmentadas e principalmente nas localizadas, das pessoas que moram perto da sua região.

Perfil pessoal, apenas

Vale destacar que o Facebook Marketplace é direcionado aos perfis pessoais. Ou seja, páginas de lojas não conseguem criar anúncios.

Comece pelo Marketplace

Já as pessoas que ainda não possuem loja virtual e nem uma página na rede social, a recomendação é que elas iniciem seu negócio no Marketplace, para adquirir experiência, até seu negócio expandir e decidirem criar sua loja virtual.

Conclusão

Certamente o Facebook Marketplace é um grande aliado para realizar vendas pela internet sem gastar muito e nós da Boxloja recomendamos fortemente que você crie um anúncio de testes para avaliar essa importante ferramenta do Facebook.

O que achou desse artigo? Nós achamos bem interessante o Facebook Marketplace e queremos saber se ele pode funcionar para você. Compartilhe suas impressões aqui nos comentários, estamos curiosos pra saber.

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.