Mitos e verdades sobre vendas pela internet

Ainda há um grande bloqueio por parte de alguns empreendedores quando o assunto é vendas pela internet. Há muitos mitos que circulam por aí, e as pessoas acabam os aceitando como verdades universais, sem ao menos pararem para refletir sobre o assunto, e ainda passando para outros indivíduos uma imagem errada sobre determinados assuntos.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial contando os principais mitos e verdades sobre o assunto. Vamos lá?

Só as grandes empresas conseguem vender

Mito. É claro que, quando o assunto é vendas online, empresas de nome ocupam uma grande fatia desse mercado. Isso porque, além de muito conhecidas, investem pesado em marketing digital.

Mesmo assim, é exagero dizer que elas dominam completamente as vendas. Muitas lojas pequenas conseguem se sair bem em vendas online, tornando-se referência no assunto.

Não precisarei trabalhar

Mito. Vender pela internet é um trabalho como outro qualquer. Você precisará se dedicar e se esforçar todos os dias.

Mudam as ferramentas, o ambiente e mesmo assim você deverá ficar de olho no estoque. Outras tarefas também são comuns, como responder clientes, fazer pedidos, verificar páginas visitadas e enviar e-mails.

Enfim, trabalho é o que não vai faltar! Mas garantimos que valerá a pena!

Preciso investir muito para realizar vendas pela internet

Mito. Graças às muitas ferramentas online, é possível criar lojas virtuais com recursos avançados por um preço acessível.

Então, não é necessário gastar uma fortuna, mas deve-se levar em conta a empresa que será contratada e se ela atenderá às necessidades do seu e-commerce, por exemplo.

É um mercado confuso e complexo

Mito. Quem possui certo conhecimento em gestão de lojas físicas e tem conhecimentos em técnicas de vendas, mesmo que básicas, pode adaptar-se facilmente à internet. Basta um pouco de pesquisa e paciência.

Com o tempo, você aprenderá tudo o que for necessário para realizar suas vendas online.

Não há necessidade de vender pela internet, pois meu negócio é local

Mito. Pode ser local e ir muito bem, mas não é uma desculpa muito boa para não investir em vendas pela internet. Afinal de contas, a web está aí para ajudar — e, se pode ajudar você a realizar mais vendas, por que não investir?

Minha empresa não está na internet, logo não preciso estar

Mito. Se você possui uma loja física, é bem provável que alguém já tenha feito uma pesquisa sobre ela ou tenha te perguntado qual o site da sua loja.

Esse é um dos indicativos de que você deve investir em vendas online. Há grandes oportunidades para conquistar novos clientes.

Posso ganhar dinheiro rapidamente

Verdade ou mito? Essa não é tão simples de responder. Quer dizer, claro, que há aqueles que têm conhecimento suficiente para fazer um negócio crescer rápido e, consequentemente, ganhar muito dinheiro.

Mas fazer um adendo é necessário: é preciso um sólido conhecimento na área para conseguir isso. Pesquisa e planejamento são os pontos bases para realizar vendas. Então, vamos ficar com “verdade”!

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Há muita concorrência, logo não conseguirei vender

Mito. Há maravilhosas oportunidades na internet. Se o mundo seguisse essa lógica, só teríamos uma marca para cada produto. Imagine quão sem graça seria o planeta se só existisse um único modelo de computador, um de celular, geladeira, caneta e assim por diante.

A concorrência faz com que as empresas saiam da zona de conforto, inovem e criem novos produtos e formas de vender, pois é uma necessidade estar sempre em movimento. Então, antes de desistir, ao menos tente!

Não preciso investir dinheiro, afinal é tudo de graça

Mito. Realmente, quem resolver vender online terá acesso a milhares de ferramentas gratuitas — criação de blogs e divulgação nas redes sociais, por exemplo. Isso existe e deve ser usado, mas o que fará uma real diferença será o investimento em divulgação.

Há mercado para todos

Verdade. Embora possa parecer otimista até demais, o mercado é vasto. É verdade que grande parte deles tem uma concorrência enorme com empresas bem consolidadas.

Ainda assim, sabendo inovar em técnicas de vendas e sendo atencioso com os clientes, entre outras estratégias, nem mesmo a concorrência impedirá o seu sucesso.

Há guerra de preços frequente

Verdade. A concorrência é grande, portanto o primeiro fator decisivo para realizar a venda será o preço — que a todo momento poderá sofrer variações. Claro que isso não é o único fator.

Lojas que oferecem um serviço diferenciado conseguem vender por um ticket maior, por exemplo. Embora, para quem esteja começando, seja de extrema importância ter preços competitivos.

Investir em marketing digital é um caminho seguro para vender mais

Verdade. Isso se você fizer da maneira certa. Para tanto, é preciso saber pesquisar, planejar, executar e analisar dados.

Além disso, é fundamental ter motivação para realizar testes e fazer o mesmo ciclo diversas vezes, para continuar gerando resultados.

Os seus concorrentes estão de olho em você

Verdade. E você também estará de olho neles! Na internet, existe a facilidade de saber quantos visitantes um concorrente recebe, quais palavras-chave ele usa e de onde vêm seus clientes.

Não é nada difícil obter essas informações; portanto, você também pode pegar os mesmos dados deles e usar a seu favor. Faz parte do mundo dos negócios.

Você conhecerá melhor seu cliente, já que (quase) tudo é mensurável

Verdade. Essa é uma das grandes vantagens de estar na internet. Você poderá saber a fundo quem é o seu público, qual a idade e em que região mora, por exemplo.

Fora os dados demográficos, também existe a possibilidade de saber informações mais específicas, como quantas visitas você teve em determinada página de produto, quantas pessoas abriram seu e-mail de uma lista de contatos e quantas clicaram em um link enviado. E poderá saber, com precisão, o que funciona e o que não funciona — e o que não funcionar, poderá ser alterado.

Como você pôde ver, realizar vendas pela internet envolve muitos mitos e verdades. Nem sempre essas verdades são fáceis de aceitar, e os mitos geralmente giram em torno do preconceito que algo que é relativamente novo pode causar. Esperamos que as dúvidas estejam esclarecidas e que você possa tomar a decisão certa sobre vender ou não online. Boa sorte nos negócios!

Você também conhece algum mito ou verdade sobre vendas online? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...

Consultoria grátis?

Receba semanalmente as dicas dos nossos experts em comércio eletrônico.

Prometemos nunca enviar SPAM.