Como (e por que) criar campanha de e-mail marketing

Uma campanha de e-mail marketing pode aumentar suas vendas

O e-mail é um excelente canal para disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com seus contatos. Os relacionamentos podem ser estabelecidos por meio de disparos simples para a base de clientes cadastrados ou de forma automática. Por ser uma ferramenta rápida e que tem um baixo custo, o e-mail torna-se útil para diversos tipos de negócio — principalmente os comércios eletrônicos. Os disparos se dão por meio do e-mail marketing.

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como uma ferramenta a serviço do marketing direto. Essa ferramenta respeita normas e procedimentos pré-definidos por boas práticas, analisando qual foi o retorno gerado por meio de relatórios e análises em gráficos com o objetivo de criar campanhas que estejam cada vez mais eficazes.

Deseja aprender a criar uma campanha de e-mail marketing? Confira o passo a passo a seguir:

1. Não compre listas de e-mail

Quando você decidir aprofundar seus conhecimentos em torno do e-mail marketing e estiver pesquisando mais sobre o assunto na internet, vai se deparar com inúmeras ofertas que oferecem listas de e-mail. Não caia em tentação!

É o pior investimento que você fará em sua vida! Além de gastar dinheiro à toa, pois você já tem uma lista de e-mail em sua base de clientes, você alimentará uma prática desonesta e pode queimar sua marca com pessoas que jamais ouviram falar dela — e em momento algum autorizaram o recebimento de e-mails marketing. Faça sempre da qualidade a sua marca!

2. Segmente sua base

Segmentar sua base significa separar as pessoas que estão na sua lista de e-mails. Essa separação pode se dá por meio do tipo de produto que elas compram, idade, gênero ou região do país. Quando você tem uma lista de e-mails que é grande ou está crescendo rapidamente, é importante que você segmente as pessoas para conseguir falar diretamente com cada uma delas.

3. Pense em um título impactante

O título do e-mail marketing é fundamental para o sucesso de sua campanha. Imagine que, assim como você, outros lojistas virtuais e empresas vão se aproveitar desse canal barato de comunicação para tentar fisgar a atenção do consumidor. Se o título não chamar a atenção do consumidor, é bem provável que ele nem abra o e-mail.

No título, procure apresentar os benefícios que o seu produto ou serviço estão oferecendo. Apresente primeiro o benefício para depois citar como. Veja um exemplo:

Resgate panetones com seus pontos do Sempre Presente.

O “benefício” é o de resgatar panetones. O “como” se deu por meio do programa de pontos Sempre Presente. Percebeu como esse título foi organizado?

4. Use um tom pessoal

Do outro lado do computador existe uma pessoa, um ser humano. Ele tem nome, portanto busque uma relação próxima com ele. Cite o nome da pessoa no e-mail. Basta puxar de sua lista os nomes para poder relacioná-los ao e-mail marketing.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

5. Faça um contrabalanço entre texto e imagem

O e-mail marketing que tem apenas texto ou apenas imagem não funciona. É necessário um contrabalanceamento entre esses dois tipos de conteúdo. Alguns serviços de e-mail têm como ferramenta o bloqueio do pré-carregamento de imagens, sendo este possível somente com autorização do usuário. Caso você mande um e-mail marketing lindo, todo construído em imagens (inclusive o texto), pode ser que seu consumidor nem leia.

6. Quando puder, automatize

Quanto maior for sua lista de e-mails ou mais complexa for a campanha de e-mail marketing, você pode contar com a ajuda de empresas que automatizam o disparo e a gestão como um todo. Um desses exemplos é o MailChimp.

7. Cuidado com as palavras que flertam com o spam

O spam ocorre quando o usuário recebe e-mails com ofertas que não foram autorizados por ele. Os serviços de e-mail já estão ficando inteligentes a ponto de filtrar essas ofertas. Estas, por sua vez, vêm com algumas características típicas. Saiba quais são:

  • Termos como “ganhe dinheiro fácil” e “sem custos”;
  • Excesso de pontos de exclamação;
  • E-mail todo escrito com caixa alta.

8. Capriche na call to action

A call to action é a principal chamada do seu e-mail marketing convidando o leitor para ir a algum lugar: a página de sua oferta, seu site, um produto e coisas do tipo. É o botão-chave que fará com que seu consumidor clique e dê prosseguimento ao sucesso de sua campanha. A call to action precisa ser sedutora o suficiente para motivar o clique. Capriche na mensagem e instigue a vontade do consumidor em continuar.

9. Antes de enviar, é sempre bom testar

Será que está tudo certo? Antes de enviar, é sempre bom testar. Muitas vezes produzimos e-mails marketing e enviamos sem ler ou testar se as imagens e links estão funcionando. Para evitar isso, envie antes o e-mail para um grupo restrito de amigos ou funcionários e verifique com eles se tudo está funcionando corretamente. É melhor que eles vejam e apontem o erro do que repassar isso diretamente para o consumidor, correndo o risco de queimar sua marca com eles. Imagine a tragédia de enviar um e-mail com uma oferta imperdível e o link não funcionar? Por isso é sempre bom testar!

10. Menos é sempre mais

Evite a tentação de colocar tudo em um único e-mail. Você tem paciência para ler longos e-mails? Provavelmente não, assim como a maioria da população. Então aplique o máximo de objetividade em seus e-mails marketing para evitar que o consumidor se perca no caminho, enjoe ou seja distraído por uma fonte externa. Entenda que menos é sempre mais!

Preparada para dar início a sua primeira campanha de e-mail marketing? Com as dicas que fornecemos acima, você tem já o básico para começar a divulgar sua loja virtual através do e-mail. Aproveite esse canal de comunicação barato e eficaz para aumentar suas vendas!

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de deixar seu comentário no final do post com suas considerações e dúvidas. Relate sua experiência com campanhas de e-mail marketing e aproveite para nos contar como você está se preparando para as vendas na Black Friday. Que tal usar o e-mail para atrair novos consumidores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...