O que considerar ao escolher uma plataforma de loja virtual?

A escolha da plataforma de loja virtual utilizada para abrir o seu comércio online pode ser um fator determinante para o sucesso no mercado. Esse é um assunto que desperta muitas dúvidas em empreendedores que desejam abrir uma loja virtual, profissionais liberais que querem marcar presença na internet ou em microempresários que buscam ampliar os seus negócios na internet.

Imagine um e-commerce que apresenta uma navegação lerda ou, então, uma grande dificuldade para finalizar uma compra. Seria grande o número de usuários que desistiria de uma compra por conta desse ponto, não é?

Já uma loja virtual que tem um layout limpo e oferece uma boa experiência de navegação consegue manter os seus visitantes online por mais tempo – aumentando as chances de fechar novas vendas. Muito mais do que um produto de qualidade, uma loja virtual deve se preocupar com o funcionamento do seu site.

Veremos, neste artigo, o que você deve considerar ao escolher uma plataforma de loja virtual para potencializar os resultados obtidos. Confira.

Funcionalidades da plataforma de loja virtual

As plataformas de loja virtual podem oferecer funcionalidades bastante diferentes para os seus clientes. Esse deve ser o primeiro aspecto analisado, pois são elas que interferem na qualidade que será entregue ao visitante do seu site. Veja quais são as principais funcionalidades que podem ser oferecidas:

Gestão de produtos

A gestão de produtos de uma plataforma de loja virtual está relacionada a todas as funcionalidades que envolvem a disposição dos produtos comercializados no seu e-commerce. Entre esses aspectos estão:

  • Facilidade no cadastro de produtos, com possibilidade de personalização de opções de cores, tamanhos, valores e outras características
  • Controle de estoque para facilitar a indicação de produtos esgotados
  • Otimização para os mecanismos de busca
  • Organização dos produtos em categorias
  • Tabela de medidas para orientar os clientes de vestuário e calçados
  • Informação sobre o número de produtos em estoque para criar um sentimento de urgência da compra

Personalização da aparência

Outro aspecto que deve ser considerado na escolha de uma plataforma de loja virtual é a possibilidade de personalizar o layout da página. Você consegue definir o estilo, cores e utilizar o logotipo da sua empresa? Todos esses fatores ajudam a criar um ambiente com a cara do seu negócio.

Opções de entrega

As opções de entrega são um aspecto muito valorizado pelos consumidores de lojas virtuais. A possibilidade de personalizar os seus métodos de entrega e valores cobrados pode ser muito importante.

Forma de pagamento

Informar os dados de pagamento sem necessitar sair da loja facilita a vida dos consumidores e aumenta as chances de fechar mais vendas. Por isso, conhecer a possibilidade de personalização das formas de pagamento da plataforma de loja virtual é fundamental.

Domínio personalizado e certificado SSL

Será que você pode ter um domínio personalizado da sua loja? Essa possibilidade aumenta a credibilidade transmitida ao consumidor, não é? Além disso, o certificado SSL também aumenta a segurança das operações.

Gestão de pedidos

A gestão de pedidos está entre as principais funcionalidades de uma plataforma de loja virtual. Conheça quais são as ferramentas disponibilizadas para que você faça isso – considerando as seguintes funcionalidades:

  • Atualização automática da situação do pedido
  • Envio do código de rastreio ao cliente
  • Histórico completo de todas alterações no pedido
  • Definição de um valor mínimo do pedido
  • Gestão dos clientes

Ferramentas de marketing

As ferramentas de marketing contribuem para o aumento do número de vendas de uma loja virtual. As mais comuns são:

Que tal colocar essas dicas em prática na sua própria loja virtual?

Ao criar sua loja, você declara aceitar nossos termos de uso e políticas de privacidade.

  • Cupons de desconto
  • Campanhas de e-mail marketing
  • Banners
  • Poupup anti-saída
  • Integração com redes sociais
  • Avaliação de produtos e depoimentos de clientes
  • Otimização para os mecanismos de busca (SEO)
  • Produtos relacionados
  • Exportação do catálogo para os comparadores de preço
  • URL amigável

Suporte oferecido

Verifique como funciona o suporte oferecido pela plataforma de loja virtual escolhida. Nos momentos de dificuldade, é importante que você tenha um suporte ágil e efetivo. Afinal, cada minuto com a página fora do ar pode significar vendas perdidas, não é mesmo?

Casos de sucesso

Procure conhecer a reputação da plataforma escolhida. Consulte quem são os clientes atendidos por essa empresa e visite os seus websites para verificar a qualidade da navegação. Essa é uma etapa de avaliação muito importante para evitar cair em falsas promessas.

Integração com outras ferramentas

Muitas plataformas de loja virtual oferecem integração com outras ferramentas externas, e que influenciam positivamente no seu negócio. Entre as possibilidades de integração estão empresas de entrega, pagamento, certificação SSL, atendimento online e publicidade.

Facilidade na utilização

Grande parte dos empreendedores que deseja abrir uma loja virtual não possui conhecimentos sobre programação ou criação de um layout para a sua página. Pensando nisso, quanto mais fácil for a utilização da plataforma de loja virtual, melhores podem ser os resultados obtidos pelo empreendedor.

Custos da plataforma

É possível encontrar plataformas de loja virtual com custos variados – desde empresas que oferecem um serviço gratuito até as que cobram um valor bastante alto. Nesse momento, é fundamental fazer uma boa análise financeira para encontrar a melhor alternativa para o seu negócio.

Lembre-se de que o custo da plataforma pode ter um grande impacto no orçamento de uma empresa, principalmente daquelas que estão iniciando as suas atividades no mercado. Uma ótima forma de contornar essa situação é optar por uma plataforma que apresenta um custo variável de acordo com o número de produtos comercializados – o que possibilita o pagamento de um valor proporcional ao tamanho do seu negócio.

Eventuais limitações

A plataforma possui limitação no número de visitantes mensais? De acessos simultâneos? Ou de produtos vendidos? Conhecer quais são as limitações impostas no plano escolhido também é essencial. Já imaginou fazer uma promoção, gerar um grande engajamento do público e ver a sua página fora do ar por conta do alto número de acessos?

Procure conhecer de antemão todas as limitações impostas pela plataforma de loja virtual e evite situações como essa. Se for possível utilizar uma alternativa sem limitações, você tem uma preocupação a menos para lidar na gestão da empresa.

Você já sabia os principais aspectos para considerar ao escolher uma plataforma de loja virtual? A Boxloja oferece diversas funcionalidades que contribuem para a sua empresa conquiste os melhores resultados. Venha conhecer a nossa plataforma e até a próxima. 

Receba mais conteúdos como esse gratuitamente!

Nós já ajudamos centenas de lojistas a terem sucesso online e prometemos te enviar somente dicas interessantes para fazer seu negócio online decolar.

Invalid email address

Deixe uma resposta