Saiba como evitar que sua loja virtual caia na lista negra do Google.

Ao abrir uma loja virtual, é muito comum aquela empolgação com o novo negócio, a vontade de divulgar, de conseguir novas vendas e de ver o negócio realmente prosperando. Mas acontece que toda essa empolgação deve ser controlada. Não para que você trabalhe menos, é claro, mas sim para que você não acabe tentando recorrer a meios ilícitos para “bombar” a sua loja virtual.

Mais uma vez, não confunda os termos. Esse meio ilícito que falamos nada tem a ver com a ilegalidade, mas sim com práticas consideradas equivocadas na divulgação dos comércios eletrônicos. Embora esses recursos pareçam bons a princípio, a verdade é que eles podem ser uma furada, por levarem a sérias medidas de repreensão do Google.

Mas, calma. Nada do que falamos aqui é irremediável. E nenhum problema com a lista negra do Google vai ser tão ruim que não seja possível se virar. Mas para isso, é bom entender como o maior buscador do mundo funciona.

A lógica de trabalho do Google

Para um bom buscador, a coisa mais interessante que um site pode ter para alguém é a relevância. Não por menos, o uso de palavras-chave é uma das melhores formas de direcionar usuários para determinados sites. Portanto, para ser um site considerado relevante para o Google, a primeira coisa necessária é relevância. Como você consegue isso? Tendo conteúdo de qualidade, que elucida as necessidades do cliente e ainda ajuda ele a solucionar um problema.

A forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet

Cresça seu negócio sem depender de programador ou ser especialista em tecnologia.

Crie sua loja virtual

Como isso é feito por quem abre uma loja virtual? Simples: tendo os produtos expostos e com informações relevantes, organizando os segmentos de produtos oferecidos, dando dicas do que um cliente pode comprar além daqueles produtos estipulados e assim por diante. Na verdade, o que estamos dizendo é que para um buscador, se você é capaz de atrair um cliente para seu site e mantê-lo nele durante um bom tempo, você é um bom parceiro. Portanto, seja relevante, organizado e prestativo e muito provavelmente seu conteúdo estará sempre em alta.

Conhecendo o outro lado da moeda.

Mas, não pense que tudo é um mar de rosas. Lembra quando falamos lá em cima sobre as tentativas erradas de conseguir destaque? Isso acontece, por exemplo, quando você usa as palavras-chave de um site de buscas de maneira errada, enchendo a página com ela e não dando informação nenhuma, por exemplo. Com isso, o usuário entra no site, vê que não tem nada de bom pra ele e sai logo em seguida. Desse modo, você pode criar uma taxa de rejeição muito alta, o que é ruim para o Google, que vai te punir colocando seu site nas páginas 3, 4 ou 5 dos resultados.

Outra coisa importante é não utilizar mailing de e-mails comprados. Se uma pessoa não autoriza o lançamento do e-mail e mesmo assim você se comunica com ela, o seu site será considerado spam, o que vai significar, mais uma vez, uma punição do Google nas pesquisas e até no Gmail daqueles que aceitaram receber suas mensagens. Notícia ruim, não?

Espero que você fique sempre bem posicionado no google a partir de agora, que tal compartilhar esta informação com um amigo? Deixe seu comentário se preferir. Sucesso e boas vendas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie este artigo para um amigo...

WhatsApp
Facebook
Email
Twitter
Pinterest

Achamos que você vai se interessar também...