10 ações práticas para aumentar as vendas da loja virtual

Início/Marketing/10 ações práticas para aumentar as vendas da loja virtual

Quando falamos sobre aumentar as vendas da loja virtual, muitos empreendedores logo pensam em grandes transformações: alterar o mix de produtos, recriar a identidade visual da loja, focar em um novo público de consumidores, entre outras. Entretanto, a solução para potencializar as vendas pode estar nas pequenas mudanças.

Imagine que você entra em uma loja virtual que tem um processo de checkout repleto de burocracias. Ou, então, em outro e-commerce que oferece apenas uma opção de pagamento. Talvez esses detalhes já sejam o suficiente para que você desista da compra e procure por outra loja, não é?

É preciso criar essa visão sobre os hábitos dos seus clientes para oferecer a eles a melhor experiência possível em seu e-commerce. Esse é o passo inicial para que você consiga aumentar as vendas da loja virtual sem a necessidade de promover grandes transformações.

Para ajudá-lo a maximizar os resultados, listamos 10 mudanças no e-commerce para aumentar as vendas da loja. Confira logo a seguir.

O que mudar para aumentar as vendas da loja virtual?

Você já parou para refletir sobre quais são os motivos que o levam a consumir de um e-commerce e não dos seus concorrentes? Muitos consumidores são atraídos por detalhes que podem passar despercebidos: a responsividade do site, as avaliações dos clientes, uma ferramenta de busca interna de qualidade, entre outros.

Foi pensando em todos esses fatores que interferem na experiência entregue ao cliente que criamos uma lista com 10 mudanças que você pode promover para aumentar as vendas da loja virtual.

1. Facilite o processo de checkout

Uma simples mudança que pode fazer toda a diferença é facilitar o processo de checkout para o seu cliente. Quanto mais simples for finalizar a compra dos produtos, menores são as chances de desistência antes do fim do processo.

Imagine que você tenha que passar por diversas telas de cadastro e inserir vários dados desnecessários para fechar uma compra. Uma outra empresa que concentra todos os formulários em uma só tela e permite a conclusão em poucos minutos se torna mais atrativa, concorda?

2. Crie mais conteúdos para o seu público

A criação de conteúdos para o seu público é uma ação muito simples, efetiva e de baixo custo. Crie um blog que funcione anexo ao seu e-commerce e publique informações que são do interesse do seu cliente. Isso contribui para ampliar a visibilidade da sua loja, construir autoridade no mercado, tirar dúvidas sobre os produtos e aumentar as chances de fechar vendas.

3. Permita a retirada em loja

Os consumidores estão cada vez mais ansiosos para receber os produtos adquiridos em mãos. Para saciar essa necessidade, você pode criar a opção de retirar o produto comprado na sua loja física, ou seja, reduzindo o tempo de espera do cliente pela sua compra.

4. Tenha uma página responsiva

Você já entrou em uma loja virtual com imagens pixeladas, textos difíceis de enxergar e links desconfigurados? A mensagem que isso transmite ao cliente não poderia ser mais negativa, não é?

Principalmente em um momento em que grande parte das pessoas acessa as lojas virtual por dispositivos móveis, ter um site responsivo é fundamental. É preciso que a sua página se ajuste automaticamente aos diversos dispositivos e sistemas operacionais – entregando sempre uma boa experiência aos visitantes.

5. Convide os clientes para avaliarem os produtos

Outra pequena mudança que pode ser implementada para aumentar as vendas da loja virtual é inserir avaliações dos clientes nas páginas dos produtos. Afinal, essa é uma informação que muitos clientes costumam observar antes de tomar a sua decisão de compra.

Uma ótima forma de colocar essa estratégia em prática é configurando o envio de e-mails automáticos, solicitando a avaliação do produto algumas semanas depois de feita a compra. Após reunir várias avaliações sobre um produto, a percepção dos novos visitantes será muito melhor.

6. Aprimore a busca interna e os filtros de pesquisa

Quanto mais fácil for para os seus clientes encontrarem os produtos que buscam, maiores as chances de fechar vendas, não é? Por essa razão, é muito importante aprimorar o mecanismo de busca interna e otimizar os filtros de pesquisa para encontrar os produtos desejados.

7. Não desative os produtos fora de estoque

Em vez de desativar os produtos que estão fora de estoque, apenas sinalize que eles se encontram indisponíveis. Isso permite que a página continue sendo mostrada nas buscas do Google e ainda pode levar um usuário a se cadastrar em um sistema para ser informado quando o produto voltar aos estoques.

8. Mude o visual da loja para promover campanhas de marketing

As campanhas de marketing são grandes aliadas dos empreendedores que buscam aumentar as vendas da loja virtual, não é? Porém, é preciso saber como colocá-las em prática para que os resultados realmente apareçam.

Uma forma de potencializar os resultados dessas ações de marketing é modificar o visual do e-commerce – criando novos esquemas de cores e artes que chamem a atenção para as promoções. Dessa forma, todos os visitantes conseguem identificar facilmente as páginas que levam às ofertas.

9. Indique produtos relacionados

Aumentar o ticket médio dos seus clientes é uma ótima forma de aumentar as vendas da loja. Para isso, não há nada melhor do que configurar indicações de produtos relacionados àqueles que são acessados pelos clientes – despertando o seu interesse e contribuindo para que eles optem por levar mais de um produto nas suas compra.

10. Ofereça várias formas de pagamento

A falta de diversidade nas formas de pagamento acaba afastando potenciais clientes. Um usuário que não tem cartão de crédito pode desistir da compra quando essa é a única maneira de pagar pelos produtos, e a simples possibilidade de pagar no boleto poderia ter garantido uma venda a mais para a sua empresa.

O que você achou dessas mudanças no e-commerce para aumentar as vendas da loja? Quais delas chamaram mais a sua atenção? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

Receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente!

Deixar Um Comentário